Últimas Notícias

02
abr

Alunos de Enfermagem colaboram com o município na vacinação contra a gripe

Os alunos do 4º e último ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria da Saúde de Catanduva, estão vacinando idosos acima de 60 anos contra a gripe. Além das 23 Unidades de Saúde foram estabelecidos mais seis pontos estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.   Para atender idosos que não têm condições físicas para saírem de casa, a vacinação também foi estendida ao domicilio. A primeira etapa de vacinação foi iniciada no dia 23 de março último e se estende até 15 de abril.    
31
mar

Em tempos de pandemia, docente da UNIFIPA dá dicas sobre dieta

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global e torna-se essencial a adoção das medidas preventivas e protetivas indicadas pelo Ministério da Saúde.   De acordo com a Profa. Me. Maria Angela Figueiredo Tuma, docente de Nutrição nos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem da UNIFIPA, não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações de dietas ou alimentos milagrosos. “Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças”, disse Maria Angela. Ela lembra que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim é preciso ter alimentação equilibrada e estilo de vida saudável!   De acordo com Profa. Maria Angela, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade e informa quais são, inclusive ressalta que devem fazer parte do nosso prato:   - Vitamina D: peixes e ovos;   - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;   - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;   - Vitamina C: a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias. São alimentos ricos o kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa. 100 ml de suco de laranja pera fornece 73,30 mg de ácido ascórbico, sendo que a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens.   - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;   - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;   - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;   - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;   - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.   Por fim, Profa. Maria Angela diz que também é fundamental a boa hidratação. “Não é o momento de dietas restritivas; utilize bons cereais integrais (raízes, legumes e frutas); evite alimentos industrializados; coma comida de DEUS”, recomenda, acrescentando que é importante ter bom sono, intestino saudável e atividade física regular!  Foto: Profa. Maria Angela Figueiredo Tuma
27
mar

52 anos de Fundação Padre Albino

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
24
mar

Como manter a saúde mental em meio a pandemia

Como manter a saúde mental em meio a pandemia Na última semana todos nós fomos, de alguma forma, afetados pela Pandemia: Compromissos cancelados, rotina de trabalho alterada, escolas fechadas, vida social e familiar restritas, hábitos de higiene pessoal reforçados, falta de produtos nas prateleiras, sem falar no medo da contaminação pelo vírus COVID-19. E todas essas entre tantas outras alterações do cotidiano de forma tão repentina fizeram com que experimentássemos a sensação de caos e, portanto, de vulnerabilidade total e indiscriminada. A necessidade de adaptação imediata como estratégia de sobrevivência somada ao medo da contaminação, elevaram significativamente os níveis de stress num curtíssimo espaço de tempo. E o stress, embora tenha uma função importantíssima para a nossa sobrevivência, ao permanecer sem regulação terá um impacto significativo no nosso sistema imune, debilitando sua capacidade de resposta e, portanto, nos deixando mais vulneráveis não só ao COVID-19, mas em relação a qualquer outro tipo contaminação quer seja por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.  Desta forma, é fundamental que estratégias para regulação do stress sejam adotadas o mais rápido possível.   Respiração e relaxamento. São estratégias que não demandam tempo e muito menos investimento. Sobre a respiração: a técnica recomenda que a inspiração seja sempre pelo nariz e a expiração pela boca. E isso deve ser feito muito lentamente. Para quem está com crianças em casa, é possível ensiná-las também: elas podem se imaginar cheirando uma flor bem profundamente e depois soprando uma velinha bem devagarzinho. Sobre o relaxamento: tente perceber os pontos em que está tenso e tente relaxar.   Atividade Física Para quem está habituado e tem orientação, procure encontrar formas de mantê-las sem se expor.   Alimentação De acordo com o Nutricionista Gabriel de Carvalho, ingerir frutas e verduras neste momento é fundamental. Não só pelos nutrientes que podem fornecer mas, principalmente, por terem um papel essencial na saúde intestinal. Um intestino saudável impacta de forma positiva nossa microbiota que tem papel importantíssimo na manutenção da nossa imunidade. Intestino saudável e microbiota saudável elevam nossa imunidade. Além disso, ele recomenda alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, açaí e goiaba podem ser alternativas interessantes.   Regulação de pensamentos tóxicos Em situações em que os níveis de stress estão elevados, é comum que os pensamentos fiquem catastróficos o tempo todo, ou seja, torna-se quase impossível enxergar pontos positivos numa situação. Desta forma, seguindo recomendação da Dra. Marilda Lipp, tente perceber seus pensamentos. Perceba se está mantendo pensamentos de medo e desespero ou adotando pensamentos encorajadores. O redirecionamento do pensamento negativo é fundamental. Você pode fazer isso se questionamento, por exemplo, se tem tomado as medidas de higiene recomendadas, se está num grupo de alto risco, se tem ficado exposto, enfim, que estratégias tem adotado para se proteger e elevar sua imunidade? Em geral suas ações já definirão que está tendo medidas de segurança e seus pensamentos serão mais racionais. Outra medida importante no redirecionamento é não permanecer o tempo todo acessando toda e qualquer notícia a respeito do vírus. O excesso dessa informação o tempo todo eleva muitíssimo também o nível de stress. Todos precisamos saber o que está acontecendo para tomarmos medidas de proteção, mas 24 horas por dia, pode ser prejudicial. E vale destacar que pensamentos tóxicos desencadeiam a liberação de hormônios do stress e estes têm altíssimo impacto sobre a microbiota intestinal. Sendo assim, ao regular seus pensamentos também estará colaborando para sua saúde intestinal e, por conseguinte, com a sua imunidade.   Sono O stress também pode impactar o sono o qual também é fundamental na manutenção da nossa imunidade. Com a rotina alterada, muitas pessoas também alteram o sono. Desta forma, a sugestão é tentar manter o padrão do sono. Tente não dormir durante o dia, se estiver em casa, por exemplo, para não desregular o ritmo circadiano. Embora as sugestões para a manutenção da imunidade e regulação do stress estejam sendo adotadas em caráter emergencial por muitos, seria interessante pensar em adotá-las como estilo de vida, pois em breve entraremos no inverno, por exemplo e elas seriam muito úteis. Além disso, por que não cuidarmos de hábitos que podem melhorar nossa saúde física e mental após passarmos por essa crise.   Autoria: Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental.   Lembramos que o Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) está a disposição dos colaboradores da FPA, por meio do ramal 3521.
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA