BASQUETEBOL É O TEMA DA LIVE 'EDUCA UNIFIPA'

No próximo dia 8 de julho (quarta-feira), a partir das 19h, o Prof. Me. Marcus Seixas (Curso de Educação Física/UNIFIPA) recebe a Prof. Palmira (atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino) que falarão sobre o cenário do Basquetebol. A live EDUCA é transmitida pelo @efunifipa, Instagram Oficial do Curso.
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 06/07/2020 por Alan Gazola

ACADEMIA DA UNIFIPA ABRE NOVAS TURMAS PARA AULAS ONLINE

A Academia da UNIFIPA está com vagas disponíveis para aulas de Treinamento Funcional às 12h, 16h e 17h de segunda, quarta e sexta-feiras, e aulas de Alongamento e Pilates, às 17h, às terças e quintas-feiras.   As aulas, abertas a todos os funcionários da Fundação Padre Albino que não tenham contra-indicação, acontecem pela plataforma ZOOM e para participar basta entrar em contato pelo WhatsApp 17 99155-1930.
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 06/07/2020 por Alan Gazola

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE É OFERECIDO PELA ENFERMAGEM/UNIFIPA

     A web aula inaugural aconteceu no dia 28 de abril, contando com professores de ampla experiência em Gestão no SUS.       Com o objetivo de qualificar o profissional, em sua área de formação, para identificar os principais problemas e cenários diversos que compreendem o campo da saúde, a coordenação de Pós-Graduação da Enfermagem da UNIFIPA iniciou o Curso de Especialização em Gestão em Saúde, com ênfase na Atenção Básica.     Dirigido para profissionais com formação de nível superior na área de saúde e afins, como Gestão Pública e Privada, o curso é coordenado pela Prof.ª Me. Aline Fiori dos Santos Feltrin e pela Coordenadora do curso de Enfermagem, Me. Luciana Braz de Oliveira Paes. Os estudos dos módulos estão acontecendo por método EaD, como explica a Prof.ª Me. Aline: “O curso conta com atividades online e presenciais. Como iniciamos durante a pandemia, adequamos o calendário para o desenvolvimento de aulas e conteúdo somente na modalidade à distância”.       Na última semana de junho encerrou-se o módulo 3, que tratava sobre Tecnologias de Informação em Saúde Coletiva e Epidemiologia e Bioestatística, ministrado pelo professora convidada Me. Liliane Cristina Nakata (foto), Bióloga (UNESP) e Administradora Pública (UFU), especialista em Avaliação em Saúde (FIOCRUZ), Saúde da Família (UNIFESP) e Processos Educacionais (Sírio Libanês), mestre em Genética e Evolução (UFSCAR) e doutoranda em Saúde Pública (USP).       Neste mês de julho começam as atividades do Módulo 5, com o tema ‘Direito e Economia em Saúde Coletiva (Novo financiamento da AB)’, ministrado pelo professor convidado Dr. José Alexandre Buso Weiller (foto), diretor-geral da Fundação Juquery (Franco da Rocha) e graduado em Biomedicina pela UNESP, especialista em Administração em Saúde pelo Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROHASA) do HCFMUSP e FGV-EAESP.
Enfermagem
Publicado em 06/07/2020 por Alan Gazola

MONITORIA DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA DA ENFERMAGEM/UNIFIPA REVISA SEUS CONTEÚDOS EM LIVE

        No último dia 27 de junho foi realizada a primeira live da Monitoria de Bioquímica e Biofísica do curso de Enfermagem – UNIFIPA, direcionada aos alunos do 1° ano do curso. A live teve o objetivo de revisar o conteúdo da disciplina neste primeiro semestre e a aconteceu via Instagram.            A transmissão foi feita pelos alunos monitores Rafaela Oliveira (3° ano) e Eduardo Citolino (2° ano), com apoio da docente da disciplina Profa. Dra. Giovana Ap. Gonçalves Vidotti. “Neste momento tão difícil, a tecnologia nos aproximou, resultando em melhor entendimento do conteúdo de Bioquímica e Biofísica com melhores notas, além da linguagem moderna e rápida, que faz a matéria ser mais interessante para nossos alunos!”, disse a docente do curso.           Reuniões - A Monitoria de Bioquímica e Biofísica do curso de Enfermagem iniciou suas atividades em 2019, de modo presencial, com reuniões quinzenais entre monitores e alunos.     
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 02/07/2020 por Alan Gazola

DESCOBRINDO JOVENS TALENTOS NO ESPORTE

Com o tema “Grupos de treinamento de jovens e seleção de talentos em clubes e escolas”, a live da Educa UNIFIPA transmitirá dia 2 de julho (quinta-feira), um encontro entre o Prof. Me. Fernando Varoto e o convidado, Prof. Esp. Celso Bernardes, que irão debater sobre os atuais meios de treinamentos e descoberta de novos talentos dentro das formações de base. A live acontece sempre das 19h às 19h45, pelo Instagram @efunifipa.
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 01/07/2020 por Alan Gazola

UNIFIPA INICIA REMATRÍCULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2020

As rematrículas para os alunos dos cursos semestrais de graduação da UNIFIPA (Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Educação Física, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia) deverão ser realizadas no período de 13 a 20 de julho de 2020. A modalidade on-line já está disponível no site da UNIFIPA e o aluno pode acessar o Edital através do link http://unifipa.com.br/documentos/edital_rematriculas_2semestre_2020.pdf Uma das cláusulas do edital é que “a rematrícula on-line somente estará disponível ao aluno que estiver devidamente adimplente com suas obrigações financeiras”. O aluno que possui débitos financeiros deverá entrar em contato e regularizar sua situação junto ao Departamento Jurídico, Central de Relacionamento ao Aluno (CRA) e/ou Tesouraria da UNIFIPA.   Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos fones (17) 3311-3328 (Atendimento UNIFIPA/Jurídico), (17) 3311-3223 / 3311-3373 (Secretaria Acadêmica) e (17) 3311-3938 (Central de Relacionamento ao Aluno – CRA), localizados no Campus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, Catanduva/SP.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/07/2020 por Alan Gazola

ENFERMAGEM/UNIFIPA ABORDA A ‘ÉTICA EM ENFERMAGEM’ EM LIVE ESPECIAL

Graduados em Enfermagem, docentes e público em geral refletiram sobre competências éticas do enfermeiro e as legislações que regem a profissão.   No último dia 25 de Junho, pelo Instagram do curso, live com o tema “Ética em Enfermagem” foi realizada por docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA, com o objetivo de desenvolver as competências éticas necessárias para atuação do enfermeiro, bem como a atualização sobre o Código de Ética dos profissionais de enfermagem e Comissões de Ética em Enfermagem.   Mediada pela coordenadora do curso, Prof.ª Luciana Braz de Oliveira Paes, o encontro recebeu as convidadas Prof.ª Márcia Maria Menin (Curso de Direito/UNIFIPA) e a Enfermeira Coordenadora do Setor de Hemodiálise do Hospital Padre Albino, Marina Ferreira Caiuby. Direcionada para alunos e graduados do curso de Enfermagem, docentes e público em geral, “a live indicou os comportamentos mais adequados e os que devem ser evitados para que a categoria profissional não seja socialmente comprometida”, disse Luciana Paes. Fotos: Prof.ª Luciana Braz de Oliveira Paes recebeu as convidadas Prof.ª Márcia Maria Menin (Curso de Direito/UNIFIPA) e a Enf.ª Coord. Setor de Hemodiálise do HPA, Marina Ferreira Caiuby.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 29/06/2020 por Alan Gazola

CURSO GRATUITO PARA MÉDICOS RESIDENTES

A Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) vai promover curso de capacitação em diagnóstico e tratamento de cefaleia, com certificação, dirigido para médicos residentes. O curso, gratuito, será totalmente online, com aulas gravadas e ao vivo. A primeira aula, online e ao vivo, será nesta segunda-feira (29/06), às 19h, com o Dr. Elder Sarmento,  atual presidente da SBCe, com o tema “Migrânea: Epidemiologia impacto e diagnóstico”. Para obter o certificado será necessário assistir 75% do curso. Os interessados devem matricular-se através do site cefaleia.tratedavida.com.br De acordo com informações da SBCe “até 16% de atendimentos em pronto-atendimento são cefaleias. E que cefaleias estão entre as três queixas álgicas mais comuns nos consultórios de clínica médica.”
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/06/2020 por Mauro Assi

O FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO

Dando continuidade em sua série de lives, o Educa UNIFIPA traz no próximo dia 30 (terça-feira), a presença do Silvinho (ex-São Paulo) e atacante do Albirex Niigata, do Japão, abordando o tema “Futebol de alto rendimento”. A live será transmitida a partir das 10 horas da manhã (por causa do fuso horário), com apresentação do o Prof. Ddo. Igor Braz, através do Instagram @efunifipa.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/06/2020 por Marcella Milani

ALUNAS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DE LIVRO SOBRE QUEIMADURAS

Capítulo “Cobertura de biocelulose utilizada no tratamento de queimaduras – um estudo de custo-efetividade” faz parte do livro digital lançado pela editora Epitya.              As alunas Ana Júlia Camargo, Jéssica Pagotto Manzano e Tatiane Veteri Coneglian, membros da Liga de Curativos do curso de graduação em Enfermagem/UNIFIPA, participaram da publicação de capítulo do livro digital “Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde”, da editora Epitaya, sob a orientação do Prof. Me. João Cesar Jacon, que ainda contou com a colaboração da Professora. Me. Tais Pagliuco Barbosa, da preceptora da UTQ Enf.ª Elisabete Banhos e do Enf. Cristiano Bispo dos Santos.             Segundo a Liga, a participação das alunas nesta publicação veio através da pesquisa sobre custo-efetividade de membranas de biocelulose no tratamento de queimaduras, realizada na UTQ do HPA, que também foi apresentada previamente no 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em 2018, na cidade de Curitiba/PR.             “Como uma grande conquista para a população acadêmica, nós gostaríamos de enfatizar a importante parceria com a Enf.ª Elisabete Banhos, preceptora do Ensino Clínico da Liga de Curativos da UTQ-HPA, neste trabalho”, ressaltaram as alunas.  
Enfermagem
Publicado em 25/06/2020 por Mauro Assi

PROJETO LIVE DA EDUCA UNIFIPA SEGUE COM CRONOGRAMA DE ENCONTROS

O curso de Educação Física da UNIFIPA continua com seu cronograma semanal de encontros do projeto ‘Live da Educa’ – UNIFIPA, com transmissão pelo Instagram do curso @efunifipa, das 19h às 19h45. Neste dia 25 de junho, a live debate o tema “Os aspectos fisiológicos do treinamento físico em tempos de pandemia”, com o Prof. Dr. Fernando Catanho e o docente do curso Prof. Dr. Américo Lourenço. No próximo dia 30 (terça-feira), o Prof. Ddo. Igor Braz, coordenador do curso, recebe Silvinho, atacante do Albirex Niigata, do Japão, que já jogou no São Paulo, abordando o tema “Futebol de alto rendimento”. No dia 02 de julho, o tema “Grupos de treinamento de jovens e seleção de talentos em clubes e escolas” será mediado pelo Prof. Me. Fernando Varoto e o convidado Prof. Esp. Celso Bernardes. E no dia 08 de julho o Prof. Me. Marcus Seixas recebe a Profa. Palmira, atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, abordando o tema ‘Basquetebol’.  Live Educa UNIFIPA - O projeto surgiu devido à impossibilidade da realização de eventos presenciais de extensão acadêmica. Os convidados são egressos do curso de Educação Física ou profissionais de Educação Física habilitados.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 25/06/2020 por Mauro Assi

ACADEMIA ONLINE

A Academia da Unifipa está com turmas abertas para aulas de Alongamento e Pilates Solo às terças e quintas-feiras, às 10h30, 11h30 e às 15h30, e Treinamento Funcional às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h30, 11h30 e 15h30.   As aulas, abertas à todos os funcionários da Fundação Padre Albino que não tenham contra indicação, acontecem pela plataforma ZOOM e para participar basta entrar em contato pelo whatsapp 17 99155-1930.   A academia já mantém duas turmas, às 17h e às 18h, com vagas disponíveis.   Atividade na quarentena Os benefícios das atividades são quase um clichê. Em quarentena manter o corpo são e a mente sã é mais que fundamental para o equilíbrio e bem estar. “Além de fortalecer o sistema imunológico previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, a qualidade do sono, reduz o estresse e é grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade”, ressaltou a profissional de educação física responsável pela Academia da UNIFIPA, Isabela de Lima.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/06/2020 por Marcella Milani

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO RESISTIDO

Em sua série de lives, o curso de Educação Física da UNIFIPA traz para debate sobre “Os aspectos fisiológicos do treinamento físico em tempos de pandemia” o Prof. Dr. Fernando Catanho e o docente do curso Prof. Dr. Américo Lourenço. A live será transmitida pelo instagram @efunifipa neste dia 25 de junho, a partir das 19h.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/06/2020 por Marcella Milani

BIOMEDICINA OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL

O curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Padre Albino/UNIFIPA está com inscrições abertas para curso de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização em Microbiologia e Imunologia Clínicas.                   Semipresencial, com aulas online aos sábados e práticas presenciais, o curso terá a duração de 18 meses (360 horas) e início neste mês de julho próximo, dirigido para egressos do curso, egressos de cursos de saúde da UNIFIPA  e de outras IES (biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos). Com o objetivo de promover a capacitação e atualização de profissionais de nível superior a exercer atividades na área de microbiologia e imunologia clínica, de forma crítica e ética, o conteúdo do curso terá no Módulo 1, Introdutório, disciplinas básicas; no Módulo 2, Específico, enfoque em Imunologia e Microbiologia, e no Módulo 3, também Específico, enfoque em doenças. Os documentos necessários para matrícula são foto 3x4;cópia do CPF; cópia do RG; cópia do diploma de ensino superior (na ausência deste documento, será aceito, em caráter provisório, cópia de comprovante de conclusão); cópia do histórico escolar do ensino superior e cópia do comprovante de residência.            Mais formações pelo fone 17-3311-3328.  
Centro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 20/06/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA REALIZA CURSO INTERNACIONAL DE EXTENSÃO ONLINE

        A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA realiza em julho e agosto o curso internacional de extensão online “Obesidade e reprodução: contribuição de estudos pré-clínicos” aos sábados, das 10h00 às 11h30, a partir de 04 de julho e até 08 de agosto. As inscrições gratuitas devem ser feitas até 25 de junho pelo site https://forms.gle/oAuFVvJF6QJTEAFF8             Dirigido para graduandos (a partir do terceiro ano), pós-graduandos, egressos, técnicos e docentes dos cursos de saúde da UNIFIPA, o curso tem por objetivo entender os principais fatores de obesidade, compreender as implicações da obesidade na função endócrina, com especial atenção para a qualidade dos gametas e do embrião, ilustrar os efeitos deletérios da obesidade na função reprodutora e promover a importância da proteção da saúde reprodutiva através de mudanças de estilo de vida, abordagens dietéticas ou farmacológicas.             O curso será ministrado pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Pereira, Professora Associada c/Agregação, do Departamento de Ciências Médicas & CICECO/Aveiro Institute of Materials, Universidade de Aveiro, Portugal; Dra. Sónia Oliveira, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Universidade de Aveiro e PhD School of Biomedical Sciences and Pharmacy, Universidade de Newcastle, Callaghan, Austrália & CICECO-Aveiro Institute of Materials, Universidade de Aveiro, Portugal, e Dra. Sílvia Moreira, Mestre em Biologia Celular e Molecular Universidade de Aveiro, Portugal.             O programa do curso, cujos slides e artigos serão disponibilizados em inglês, com aulas ministradas em português, inclui Obesidade e saúde pública. Causas atuais da obesidade; Agentes obesogênicos; Implicações na saúde reprodutiva (masculina, feminina e gerações vindouras); Resultados de Estudos laboratoriais in vivo e Avaliação.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/06/2020 por Mauro Assi

FAMECA PROMOVE LIVE REVERTIDA PARA FUNDAÇÃO

O curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA promove, no dia 21 de junho, a partir das 17h, a Live “FAMECA #emcasa” com 100% das arrecadações destinadas para a Fundação Padre Albino no combate ao Coronavírus.  As doações serão feitas por QRCode disponível durante a live. A animação da Live fica por conta de Cristtiano Garcia e Joab. A Live será transmitida pelo Facebook: https://www.facebook.com/churrascodobixo/ e YouTube https://www.youtube.com/user/seenrolanoedredom
Fundação Padre Albino
Publicado em 18/06/2020 por Marcella Milani

CURSO DE DIREITO DA UNIFIPA PUBLICA INSCRIÇÃO PARA VAGAS DE ESTÁGIO E PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA REMOTA

O Curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, por meio do Centro de Práticas Jurídicas (CEPRAJUR) torna publica a inscrição para vagas para estágio e prestação de assistência jurídica remota. Acesse o edital completo aqui.
Centro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 18/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

CRIADO O GRUPO DE ESTUDOS DE GENÉTICA CLÍNICA E REPRODUÇÃO HUMANA DA UNIFIPA

Webconferência realizada no dia 21 de maio último marcou a criação do Grupo de Estudos de Genética Clínica e Reprodução Humana da UNIFIPA.   De acordo com a Profa. Dra. Nilce Barril, “o grupo tem por finalidade proporcionar maior visibilidade e aprendizado à comunidade acadêmica acerca de temas em Genética e Reprodução Humana, com fins complementares à rotina na prática médica”. Profa. Nilce disse ainda que o grupo é formado por alunos do curso de Medicina com interesse nas áreas abordadas e dispostos a realizar reuniões temáticas. Os encontros serão quinzenais, às quartas-feiras, no período noturno, conduzidos pela Profa. Nilce e outros convidados.   “A Genética Médica é campo da Medicina que só vem crescendo nos últimos anos, sobretudo com as novas técnicas e avanços em Biologia Molecular, elucidando novas perspectivas acerca das doenças hereditárias e de etiologia genética”, explicou a Profa. Nilce, ressaltando que a pretensão é disseminar esses novos conhecimentos entre os estudantes do curso de Medicina da UNIFIPA “para que, quando se depararem, no futuro, com pacientes suspeitos de possuírem doença genética saibam como conduzir o desenrolar do tratamento, tal como encaminhar para assistência especializada”.   Ao final do ano, finalizou Profa. Nilce, o grupo de estudos será avaliado pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas e pela coordenação do curso de Medicina para que se transforme em Liga Acadêmica ligada à instituição.   Foto: A webconferência que marcou a criação o Grupo.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/06/2020 por Mauro Assi

NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INFORMA SOBRE SIMPÓSIO

           O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA está divulgando o I Simpósio Internacional em Bioengenharia de Tecidos, que será promovido pelo Hospital Sírio e Libanês nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho e 04 de agosto. O simpósio terá cinco módulos, com aulas 100% online, uma vez por semana. Haverá 25 bolsas de 100%. As inscrições podem ser feitas até a data do simpósio, que é dirigido para médicos ortopedistas, médicos do esporte, reumatologistas, fisiatras, cirurgiões plásticos, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos, engenheiros, gestores, farmacêuticos, biólogos e alunos de graduação das respectivas áreas. Mais informações acesse  https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/cursos/simposio/i-simposio-em-bioengenharia-de-tecidos ou entre em contato pelo e-mail do Núcleo de Internacionalização: international@unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/06/2020 por Mauro Assi

MINICURSO SOBRE BALANCED SCORECARD, ESTUDO DE CASO DA UBER

          A coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, informou que o Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela USP, convidou os discentes e docentes da UNIFIPA para participação do minicurso sobre Balanced Scorecard, Estudo de caso da Uber, oferecido com o apoio da Pearson College London. O curso ensina sobre a metodologia de medição e gestão de desempenho BSC, fundamental para planejar o futuro das empresas.   O Prof. Ricardo informa que neste minicurso os participantes terão contato com a teoria e também irão estudar como a Uber, empresa que teve prejuízo de mais de US$ 6 bilhões no 1º semestre de 2019 consegue se manter atrativa para investidores, equilibrando indicadores de desempenho financeiros e não financeiros, deixando os investidores otimistas com as perspectivas futuras da companhia.   O minicurso equivale a uma aula de três horas de duração, aberta a alunos de diferentes áreas do conhecimento e para se inscrever, gratuitamente, basta clicar no link https://bit.ly/uber-uni Além do certificado de participação, os melhores alunos ainda recebem bolsas de estudos para participar de programas de férias na Pearson College London.         
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/06/2020 por Mauro Assi

CÉSAR SAMPAIO PROTAGONIZA LIVE DA UNIFIPA

O auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol, ex-jogador do Palmeiras e da própria Seleção Brasileira, César Sampaio, será protagonista de live do curso de Educação Física da UNIFIPA, comandada pelo coordenador do curso, Prof. Ddo. Igor Augusto Braz, no dia 18 de junho, a partir das 19 horas. Entre os temas envolvendo o esporte estão as perspectivas para a área.    Assista no instagram @efunifipa
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/06/2020 por Marcella Milani

ENFERMAGEM PROMOVE LIVE SOBRE PROCESSO DE ENFERMAGEM

Nesta terça-feira (09), o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através do seu Instagram, promoveu live onde foram feitas discussões para aprimoramento e atualização quanto à sistematização da assistência de enfermagem. De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Braz de Oliveira Paes, além dela participaram da live os docentes Aline Fiori dos Santos Feltrin e João César Jacon, que receberam a convidada Paula Buck, enfermeira doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP/SP e integrante do Comitê Científico da revista FUNEC.             A Profa. Luciana disse também que participaram da live alunos do curso de Enfermagem, graduados, docentes e público externo, cujo objetivo foi “a atualização e construção de conhecimento sobre o processo de enfermagem, ferramenta indispensável para atuação do enfermeiro”.  
Enfermagem
Publicado em 10/06/2020 por Mauro Assi

COMUNICADO – COVID-19 - UNIFIPA

  O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), mantido pela Fundação Padre Albino - FPA, neste momento de transtornos culturais, sociais e econômicos, em virtude da Pandemia do Novo Corona Vírus – COVID 19, comunica aos alunos, professores e a quem possa interessar. Anexo        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/06/2020 por Willian

BIOMEDICINA PROMOVE LIVE SOBRE AUTOESTIMA

O curso de Biomedicina da UNIFIPA promoverá no dia 6 de junho live com o tema “Autoestima em época de isolamento”. A transmissão será feita às 10 horas pelo instagram @danhengon. O encontro será conduzido pelo coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, e terá como convidada a psicóloga e coaching Fernanda Oliveira. O objetivo do encontro é trazer à tona sentimentos e sinais que possam apontar para um quadro depressivo. “No entanto, o foco maior será o que fazer para melhorar a autoestima com técnicas e testes”, explicou o coordenador do curso.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 05/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DIREITO UNIFIPA PUBLICA EDITAL INSCRIÇÃO EM PROJETOS DE PESQUISA DE 2020

O curso de Direito UNIFIPA, através de publicação de edital, divulgou as inscrições para projetos de pesquisas de 2020. As inscrições acontecem de 8 a 16 de junho, através de  preenchimento de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/FgD3QSTT4eq5MTm99. No dia 18 de junho será publicado edital de processo de seleção para os ingressantes de 2020 nos mencionados projetos e será realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2020. O processo de seleção fica à critério do docente pesquisador. Projetos de Pesquisa - PROJETO: Novas perspectivas do processo de execução de quantia certa nos Tribunais: as medidas atípicas e a mitigação do rol dos bens impenhoráveis (PESQDIR2020785) - 8 vagas Pesquisador/docente: Alexandre Fontana Berto Objetivo: abordagem da superlotação do poder judiciário, notadamente dos processos de execução e das novas disposições acerca dos atos executivos atípicos e a recente modificação da jurisprudência ao mitigar a impenhorabilidade de certos bens do devedor para a satisfação do crédito. - PROJETO: Estatuto da Criança e do Adolescente como paradigma regulatório: um estudo comparativo das mudanças legislativas ante a doutrina da proteção integral (PESQDIR2020819) - 10 vagas Pesquisadora/docente: Ana Paula Polacchini de Oliveira Objetivo: analisar o contexto das mudanças legislativas implementadas no ECA desde 1990 à luz da doutrina da proteção integral. - PROJETO: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018): impactos nas relações de trabalho - 10 vagas (PESQDIR2020811) Pesquisador/docente: Kleber Henrique Saconato. Objetivo: análise da LGPD que regulamenta vários aspectos sobre privacidade e proteção de dados, mormente entre as empresas e seus empregados. PROJETO: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (PESQDIR2020845) - 15 vagas Pesquisador/docente: Luís Antônio Rossi Objetivo: analisar, sob a ótica dos direitos humanos, a aplicação da LGPD na sociedade e a forma pela qual rege a proteção dos dados. - PROJETO: Direito e tecnologia  (PESQDIR2020846) - 15 vagas Pesquisador/docente: Luís Antônio Rossi Objetivo geral: analisar, sob a ótica dos direitos humanos, como a tecnologia pode influenciar as práticas jurídicas. - PROJETO: A Promoção e a garantia dos Direitos LGBT no município de Catanduva: uma análise a partir do movimento LGBT no Brasil e sua influência para o surgimento das políticas públicas de diversidade sexual e de gênero.  (PESQDIR2020799) - 6 vagas Pesquisadora/docente: Marcia Maria Menin Objetivo: Demonstrar a origem, formulação e a atual execução de políticas públicas pelo Conselho Municipal LGBT do município de Catanduva para a promoção e proteção de direitos da população LGBT. - PROJETO: Esteriótipos de gênero e Direito de Família: o direito enquanto discurso do poder patriarcal (PESQDIR2020790) - 6 vagas Pesquisadora/docente: Marcia Maria Menin Objetivo: demonstrar que o Direito reverbera um discurso de poder patriarcal e sexista não apenas na forma da legislação codificada mas também na forma como é aplicada não obstante a promulgação da Constituição Federal de 1988. - PROJETO: Bioética e Biodireito (PESQDIR2020850) - 10 vagas Pesquisador/docente: Marcos Oliveira de Melo Objetivo: Problematizar e questionar assuntos e pesquisas relacionados à vida humana, de maneira a agregar abordagens interdisciplinares sobre a temática em questão. - PROJETO: Laboratório Jurisprudencial (PESQDIR2020851) - 10 vagas Pesquisador/docente: Marcos Oliveira de Melo Objetivo: observar, criticamente, as linhas decisórias dos tribunais superiores brasileiros e, em especial, do Supremo Tribunal Federal – STF e Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 05/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

ENFERMAGEM PARTICIPA DE GRUPO DE PESQUISA SOBRE COVID-19

           As alunas da 4ª série do curso de Enfermagem da UNIFIPA participaram de grupo de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) sobre a “Identificação de diagnósticos de Enfermagem em pacientes com COVID-19”. No estudo foi utilizada a técnica de mapeamento cruzado com a literatura, com orientação do docente da UNIFIPA Prof. Me. João César Jacon e da docente da UFSCAR Profa. Dra. Anamaria Napoleão.             As alunas participantes do projeto são Ana Júlia Camargo, Suellen Cristina Martins de Macedo, Josiele Ramos Praisller e Mariana Brioto Fernandes Martins. “Esta parceria entre UFSCAR e UNIFIPA possibilitará o envolvimento das graduandas no desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao COVID-19”, ressaltou o Prof. João César Jacon.  
Enfermagem
Publicado em 04/06/2020 por Mauro Assi

ACADEMIA UNIFIPA LANÇA O PROJETO CUIDE-SE #EMCASA

A Academia UNIFIPA iniciou no final do mês de maio o projeto Cuide-se #EmCasa, que promove aulas de alongamento e pilates solo com orientação e segurança via plataforma ZOOM, para alunos que estavam matriculados nas turmas de atividades extras nas aulas de Alongamento com Pilates. As atividades acontecem às terças e quintas-feiras, às 17h30. O objetivo do projeto é ajudar os alunos matriculados na Academia UNIFIPA a se manterem ativos, cuidando da saúde física e mental em casa, realizando exercícios com orientação e segurança. “Praticar exercício físico, além de fortalecer o sistema imunológico, previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, controla os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, a qualidade do sono, reduz o estresse e é grande aliado no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros”, frisou a profissional de Educação Física e responsável pela Academia UNIFIPA, Isabela Regina de Lima.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 04/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

PROJETO LIVE DA EDUCA – UNIFIPA DIVULGA CRONOGRAMA DE ENCONTROS

O curso de Educação Física da UNIFIPA divulgou o cronograma de encontros do projeto Live da Educa – UNIFIPA do mês de junho. A transmissão será feita pelo Instagram do curso @efunifipa, das 19 às 19h45, semanalmente. No dia 10, às 21 horas, o encontro será com o docente entrevistador Prof. Ddo. Igor Augusto Braz e o convidado o Prof. Waldemar Guimarães Neto com o tema "Treinamento Resistido".   Cronograma   18/06 – às 19h Docente entrevistador: Prof. Me. Fernando Azeredo Varoto Convidado: Prof. Esp. Celso Bernardes Júnior Tema: Grupos de treinamento de jovens e seleção de talentos em clubes e escolas   25/06 - 19h Docente entrevistador: Prof. Dr. Américo Lourenço Convidado: Prof. Dr. Fernando Catanho Tema: Aspectos fisiológicos em tempos de pandemia e o treinamento físico
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 03/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DOCENTE DA UNIFIPA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREFEITURA MUNICIPAL

No dia 1º de junho, o docente do curso de Educação Física da UNIFIPA e Delegado do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), Prof. Dr. Américo Lourenço, reuniu-se com a prefeita de Catanduva, Marta Maria do Espírito Santo Lopes, para discutir as dificuldades dos profissionais de educação física devido à pandemia do COVID-19. No encontro foram apresentadas evidências científicas que comprovam a eficácia do treinamento com intensidades adequadas para a melhoria da imunidade populacional, dificultando a transmissão do coronavírus. “Frisamos para nossa prefeita que estamos nos capacitando para a reabertura de ambientes esportivos com restrições, de uma forma ética, por meio do uso de protocolos técnicos que foram bem sucedidos ao serem implantados em países como China, Espanha, Inglaterra e Holanda. Queremos promover o reenquadramento de nossas atividades profissionais com responsabilidade sanitária, sem permitir possibilidades de risco para os praticantes de exercícios e profissionais envolvidos”, frisou Prof. Américo Lourenço.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 03/06/2020 por Jhonatan Sotano Galante

UNIFIPA ENTREGA MIMO PARA FUNCIONÁRIOS

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA entregou no dia 27 de maio, aos colaboradores dos Campi Sede e São Francisco, um mimo com uma frase e chocolate como incentivo pelos serviços prestados à Instituição. A iniciativa deu-se devido ao trabalho em equipe dos funcionários no enfrentamento da pandemia do COVID-19. “Todo grande resultado é fruto de trabalho bem feito em equipe. O empenho e dedicação dos nossos colaboradores vêm sendo fundamental para enfrentarmos esse momento tão difícil. Obrigada a todos, pois o esforço deles é fundamental para que nossos objetivos sejam alcançados”, comemorou a diretora de Educação da Fundação Padre Albino (FPA), Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 29/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

EDUCAÇÃO FÍSICA LANÇA PROJETO LIVE DA EDUCA – UNIFIPA

O curso de Educação Física da UNIFIPA lançará no dia 4 de junho a Live da Educa – UNIFIPA. O projeto surgiu devido à impossibilidade da realização de eventos presenciais de extensão acadêmica. A transmissão será feita pelo Instagram do curso @efunifipa, das 19 às 19h45, semanalmente. O primeiro docente entrevistador é o coordenador do curso Prof. Me. Igor Augusto Braz e a convidada a personal trainer Profa. Esp. Jéssica Bataia, com o tema "Musculação". “As lives serão conduzidas pelos docentes do curso. Semanalmente um docente será responsável por conduzir uma live, dentro de sua área de especialização, juntamente com um convidado. Os convidados deverão ser egressos do curso de Educação Física ou profissionais de Educação Física habilitados”, explicou o coordenador de extensão da Educação Física, Prof. Dr. Américo Riccardi Vaccari Lourenço.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEducação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 29/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIFIPA INFORMA SOBRE PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO INTERNACIONAL

        O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA recebeu através da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) vaga em programa de pós-doutorado internacional na Université libre de Bruxelles (ULB) em Bruxelas, na Belgica, cofinanciado pela ação H2020 MARIE SKŁODOWSKA-CURIE COFUND action.               Foram oferecidas vagas para contratar 63 pesquisadores internacionais de pós-doutorado na ULB, divididos em três editais. O terceiro edital abre 21 vagas em diversas áreas de pesquisa. Cada bolsa será concedida com duração de dois anos e inclui plano de desenvolvimento individual de carreira. O edital está aberto desde o dia 1º de maio e encerra-se no dia 1º de setembro, às 17 horas, horário de Bruxelas.               “Este programa é uma oportunidade única para pesquisadores de pós-doutorado desenvolverem a sua carreira em uma universidade de excelência, no coração da Europa”, ressaltou a responsável pelo Núcleo de Internacionalização, Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti.               Os interessados deverão solicitar mais informações através do e-mail international@unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/05/2020 por Mauro Assi

APOIO E SUPORTE AO DISCENTE REALIZA CONVERSA SOBRE DICAS DE ESTUDO

O programa de Apoio e Suporte ao Discente da UNIFIPA realizou conversa on-line sobre “Ensino a distância: dicas de como otimizar os estudos em casa” com a Profa. Esp. Adriana Panan Tonon. A atividade foi desenvolvida para auxiliar os alunos que têm dificuldade nos estudos neste período de suspensão das aulas presenciais. A primeira conversa foi com os alunos do curso de Biomedicina no dia 20 de maio pelo Skype. “O semestre letivo mal teve início e nos deparamos com uma situação coletiva bastante delicada. As aulas presenciais foram substituídas por aulas que utilizam os meios de tecnologias de informação e comunicação. Para alguns, o estudo on-line pode parecer mais fácil; para outros mais difícil. De toda forma, este momento vai requerer de todos maior autonomia e disciplina, pensando em ajudá-los  a organizar, planejar e realizar seus estudos no período”, ressaltou a Profa. Adriana Tonon. Cronograma As próximas atividades acontecem no dia 22 de maio para o 2º e 4º anos de Biomedicina. No dia 25 para o curso de Farmácia e no dia 27 para os alunos do curso de Engenharia Agronômica.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAgronomiaBiomedicinaFarmácia
Publicado em 22/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

UNIFIPA LANÇA PROGRAMA COM DICAS DE LIVROS, FILMES E SÉRIES

          Neste período de isolamento social, a UNIFIPA, através do Apoio e Suporte Psicológico ao Discente, lançou o programa “UNIFIPA com Você”. No programa, a UNIFIPA oferece dicas de livros, séries e filmes para apoio e suporte aos estudantes, criando momentos de distração neste período de enfrentamento da pandemia de COVID-19. O projeto é desenvolvido pela psicóloga e psicopedagoga Adriana Pagan Tonon e foi lançado no dia 06 de maio nas redes sociais da UNIFIPA.             Os vídeos são postados três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas-feiras) no Facebook, Instagram e Youtube da instituição. “Com as aulas presenciais suspensas e o isolamento social, esse projeto surgiu como forma de continuarmos a dar apoio e suporte para nossos alunos. A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ocupar nossos pensamentos, podendo ser bastante eficaz no controle da ansiedade e na manutenção da saúde mental”, ressaltou Adriana Tonon.             Ainda segundo a psicopedagoga, a escolha pelos docentes da instituição veio pelo fato das aulas presenciais estarem suspensas devido à pandemia e com o objetivo de manter os alunos em contato com os professores e aproximar os estudantes da UNIFIPA. “A indicação de um livro e um filme pelo docente mostra um pouco de seu gosto e suas caraterísticas pessoais fazendo esse estreitamento entre eles. A ideia também é que a família do aluno tenha essa proximidade através desses pequenos vídeos”, disse a psicóloga. Fotos: Dr. Ricardo Marchesim, Profa. Ma. Lidiane Augusta Ferrari Botteon, Profa. Dra. Ana Paula Girol e Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, docentes participantes do projeto.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/05/2020 por Mauro Assi

ATLÉTICA DA ADMINISTRAÇÃO ARRECADA 255 PRODUTOS PARA O HOSPITAL EMÍLIO CARLOS

         A Associação Atlética Acadêmica Mota Júnior, do curso de Administração da UNIFIPA, promoveu ação solidária e entregou 255 itens de produtos diversos para o Hospital Emílio Carlos (HEC). A ação foi motivada para ajudar a sanar as necessidades da instituição no enfrentamento da pandemia do COVID-19.             A arrecadação aconteceu no último sábado, 09 de maio, no Tonin Superatacado. A doação foi entregue pelas alunas Lívia Ferreira dos Santos e Maria Eduarda Oliveira Sant’Anna. Além do Supermercado Tonin, a Casa Fátima, Tiaozinho Automóveis e Kawaii contribuíram com os produtos doados.             “Como alunos da UNIFIPA nós decidimos ajudar o Hospital Emílio Carlos porque sabemos que para um hospital que atende SUS toda ajuda é sempre bem-vinda. Essa foi a nossa primeira ação e decidimos que entregaríamos para eles. Esperamos fazer novas ações e ajudar outras instituições”, comemorou a vice-presidente da Atlética, Lívia Ferreira dos Santos.    
Administração
Publicado em 15/05/2020 por Mauro Assi

CAPÍTULO DE LIVRO PUBLICADO TEM COLABORAÇÃO DE DOCENTE DA UNIFIPA

Mais um capítulo de livro foi publicado com a colaboração de docente da UNIFIPA. Desta vez é um trabalho da Profa. Dra. Maria de Lourdes Pereira, da Universidade de Aveiro, Portugal, que teve a colaboração da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Ana Paula Girol. O trabalho “CCl4 Intoxication: Prophylatic and Therapeutic Properties of Some Medicinal Plants. Sónia M. R. Oliveira, Elsa Dias, Henrique M. A. C. Fonseca, Helena Silva, Ana Paula Girol, Bechan Sharma e Maria de Lourdes Pereira” foi publicado no livro (eBook) Advances in Medicine and Biology, Volume 163, Leon V. Berhardt Editor, da Nova Medicine & Health New York. Copyright 2020 by Nova Science Publishers, Inc., Capítulo 3.             “Fico muito feliz pela divulgação crescente da UNIFIPA em publicações científicas internacionais”, comemorou a Profa. Ana Paula Girol.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/05/2020 por Mauro Assi

ESTUDO APONTA QUE TER ENSINO SUPERIOR PODE AJUDAR NO ENFRENTAMENTO DA CRISE PELO COVID-19

Recentemente, o Instituto Semesp, órgão do Sindicato das Instituições de Ensino Superior Privado, divulgou estudo apontando que investir na educação superior é a principal alternativa para manter-se competitivo neste cenário mundial sobre os impactos do Covid-19. O estudo mostra também que essa paralisação da economia pode acabar com cerca de 195 milhões de empregos em tempo integral ao redor do mundo. Em 2015 e 2016, o Brasil enfrentou momento de crise econômica bastante expressivo e o nível de escolaridade maior foi determinante para que o trabalhador permanecesse no mercado de trabalho. “Quem possuía graduação superior foi menos afetado pelo desemprego, a exemplo do que poderemos enfrentar agora em 2020 com a pandemia do Covid-19. Quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance do trabalhador ser afetado em períodos de crise no mercado de trabalho”, ressaltou o coordenador do curso de Administração da UNIFIPA, Antonio Agide Mota Junior. Conforme o estudo do SEMESP, possuir um curso superior traz muitos benefícios em relação à empregabilidade, sobretudo no Brasil, onde a taxa de escolarização líquida é bem abaixo da desejada (17,9% contra 33%, de acordo com meta do Plano Nacional de Educação). Quando a economia vai bem, a disputa por profissionais qualificados eleva a remuneração. No entanto, em tempos de crise econômica ter uma graduação é fundamental para minimizar os riscos do desemprego crescente, uma vez que o número ofertado de vagas pelas empresas diminui e a concorrência se torna mais acirrada. O estudo atesta os dados: a chance de desemprego é quase 50% menor para as pessoas com nível superior completo em relação às pessoas com nível fundamental ou médio completos.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 08/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

ATLÉTICA DA ADMINISTRAÇÃO ARRECADARÁ ALIMENTOS PARA HOSPITAL EMÍLIO CARLOS

A Associação Atlética Acadêmica Mota Júnior, do curso de Administração da UNIFIPA promoverá uma ação entre atletas que vai arrecadar alimentos para doação ao Hospital Emílio Carlos (HEC). A ação foi motivada para ajudar a sanar as necessidades da instituição no enfrentamento da pandemia do Covid-19. A arrecadação acontecerá neste sábado, 9 de maio, a partir das 9 horas, no Supermercado Tonin. “O objetivo desta ação é ajudar o Hospital Emílio Carlos por conta do atual cenário em que vivemos para que ele consiga atender aos pacientes da melhor forma possível”, ressaltou a vice-presidente da Atlética, Lívia Ferreira dos Santos. Sobre a Atlética Fundada em 8 de março de 2020, Associação Atlética Acadêmica Mota Júnior do curso de Administração da UNIFIPA tem como presidente Felipe Borsio Pasiani; vice-presidente Lívia Ferreira dos Santos; secretária Bruna Teixeira; diretores financeiros Maria Eduarda Sant'Anna e Tássio Moraes; diretora de marketing Ana Lívia Britto de Souza; diretores de esportes Fábio Augusto Esmerine e Alisson Lennon; diretora de produtos Yasmin Ananias; diretor de eventos Ricardo Piovesana.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministração
Publicado em 08/05/2020 por Jhonatan Sotano Galante

ENFERMAGEM PARTICIPA DE PUBLICAÇÃO DE LIVRO SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS

                  As alunas da 3ª e 4ª séries de Enfermagem da UNIFIPA que integram a Liga de Curativos participaram da publicação do livro Protocolo Clínico para o Tratamento de Feridas, organizado pela enfermeira Cintia Nisikava de Moraes e  pelo Prof. Me. João César Jacon. O livro foi originado da produção do protocolo para tratamento de feridas da Secretaria Municipal de Saúde de Pindorama, em parceria com o Serviço de Tratamento de Feridas Complexas daquele município.             “Este livro está pautado nos princípios práticos para o tratamento de feridas de forma abrangente, embasado em referências bibliográficas atualizadas e pautadas em evidências científicas para esta prática. Um árduo trabalho realizado desde junho de 2019”, explicou o Prof. João César Jacon.             As alunas do curso de Enfermagem e membros da Liga de Curativos  Thaynara Marques Soares, Laura E. Netto; Ana Júlia Camargo,  Kayalem B Lopes, Mariana F. Mantovanelli, Ariadne R. Santos e Maria Eduarda G. A. da Silva participaram do projeto.    
Enfermagem
Publicado em 05/05/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENFERMAGEM DESENVOLVEM MATERIAL SOBRE HIGIENE DAS MÃOS

               Os alunos do 1º ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA desenvolveram campanha digital sobre a importância da higiene de mãos. O folder digital comemora o Dia Internacional de Higiene de Mãos (5 de maio). A atividade de extensão foi desenvolvida pelos acadêmicos na disciplina de Fundamentos do Cuidado em Enfermagem I, sob a orientação da Profa. Dra. Maristela Ap. Magri.             Os alunos foram divididos em 11 grupos com seis  integrantes cada. Cada grupo desenvolveu um pôster digital sobre a importância da higiene das mãos. Os post serão divulgados no Facebook  e Instagram pelos próprios alunos.  
Enfermagem
Publicado em 04/05/2020 por Mauro Assi

CURSO GRATUITO ON-LINE SOBRE MEDICINA REGENERATIVA

           A coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, informou que o Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, Diretor-Presidente da RCrio - Criogenia, parceiro do Núcleo, convida para o Curso Gratuito On-line sobre Medicina Regenerativa, promovido pela Sociedade Brasileira de Terapia Celular (SOBRACEL), que acontecerá no dia 08/05.             De acordo com a Profa. Giovana, “será um momento de grande importância diante da nova realidade que se apresenta para toda a comunidade clínica e sociedade. Contar com a participação e apoio de pesquisadores, clínicos, sociedades organizadas e os Conselhos é fundamental. Os temas abordados são de extremo interesse para todos”.             A inscrição deve ser feita através do site https://congressosobracel.medicineeventos.com.br/        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/05/2020 por Mauro Assi

VENTILAÇÃO MECÂNICA EM COVID-19

O presidente do Comitê de Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), chefe das UTIs dos hospitais da Fundação Padre Albino e coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, Dr. Jorge Valiatti, participará do evento online “Série Desafios na Pandemia: ventilação mecânica em pacientes críticos com COVID-19”. O evento será realizado pelo Núcleo da Regional da SOPATI (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva) de Ribeirão Preto no dia 6 de maio, às 20 horas, pelo Google Meet. Gratuito e com certificado, as inscrições podem ser feitas pelo QRCode ou link https://forms.gle/ENGGMqTN3kg7vT8i6
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/05/2020 por Marcella Milani

NÚCLEO DE INTERNACIONALIZAÇÃO INFORMA SOBRE BOLSAS DE ESTUDOS PARCIAIS NA EUROPA

            A Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, responsável pelo Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, recebeu do Prof. Ricardo Britto, Doutor em Administração pela FEA/USP e representante da Pearson College London e da CUOA Business School, a informação que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School para alunos de São Paulo. Podem participar alunos da graduação da UNIFIPA regularmente matriculados. De acordo com Prof. Ricardo, o objetivo desses programas “é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional, objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje”. Neste momento são oferecidos os seguintes programas: Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London) International Management & Leadership** (CUOA Business School) Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)                       Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School) Creativity, Innovation & Entrepreneurship** (CUOA Business School)                             * Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente. **Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça. Os cursos têm as seguintes características: - duração de três semanas em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral; - idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas; - processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 36 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 12 para Londres e 24 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Prof. Ricardo informa ainda que neste momento estão sendo acolhidas solicitações de bolsa para janeiro e julho de 2021 e 2022. Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link: https://bit.ly/3auNUaA O prazo se encerrará no dia 17 de maio e serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos. Por fim, Prof. Ricardo convida para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram estes programas: CUOA Business School – https://bit.ly/3ahUnp6 Pearson College London - https://bit.ly/34OabyM             Mais informações podem ser obtidas com a Profa. Giovana no Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, fone 3311-3361.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 30/04/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA ANTECIPA RECESSO ESCOLAR

O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) antecipou o recesso escolar, que será de 02 a 17 de maio, com retorno no dia 18. A medida foi tomada diante da continuidade do isolamento social e da prorrogação de suspensão das aulas presenciais. A Instituição informa que diante de qualquer mudança no cenário da pandemia do COVID-19 as diretrizes poderão ser mudadas antes e após o retorno do recesso. “Estamos passando por um momento inusitado, complexo, imprevisível e, sobretudo, desafiador. Diante deste contexto, a instituição se adaptou à situação optando por seguir orientações do MEC e SEMESP, de substituição das disciplinas presenciais por aulas remotas que utilizem os meios de tecnologias de informação e comunicação – TICs. E diante da publicação da Portaria Nº 395, de 15 de abril de 2020, que prorroga por mais trinta dias a substituição das aulas presenciais por aulas remotas, decidimos por uma proposta de antecipação do recesso escolar, com adaptação do calendário escolar”, ressaltou a pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro. Confira o comunicado e o calendário escolar no link: http://www.unifipa.com.br/site/documentos/comunicado_calendario.pdf  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoAdministraçãoAgronomiaBiomedicinaDireitoEducação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaEnfermagemFarmáciaMedicinaPedagogia
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

LIGAS DO CURSO DE MEDICINA PROMOVEM LIVE SOBRE NUTROLOGIA ESPORTIVA E OBESIDADE

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME) e Liga de Endocrinologia e Diabetologia (LED) do curso de Medicina da UNIFIPA vão promover live sobre “Nutrologia Esportiva e Obesidade: Relação de Causalidade e suas Implicações na Sociedade” com o médico e nutrólogo Dr. Durval Ribas Neto. A live acontece no dia 30 de abril, às 19 horas, no Instagram @dr.durvalribas, devido às restrições de aglomerações de pessoas em virtude da pandemia do COVID-19. A transmissão ao vivo é direcionada para alunos de medicina, médicos e profissionais da área da saúde. Segundo Dr. Durval Ribas Neto, esta atividade é para descrever a fisiopatologia da obesidade e especificar seus melhores métodos de prevenção e tratamento. “A obesidade deve ser encarada como uma doença crônica e como tal deve ser tratada. Fechar os olhos para essa morbidade é ser conivente com todas as suas implicações biopsicossociais”, explicou.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DOCENTE TEM DISSERTAÇÃO PUBLICADA EM LIVRO SOBRE CIÊNCIAS DA SAÚDE

O docente do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA)Prof. Me. Lucas Possebon teve sua dissertação de mestrado publicada no livro “Ciências da Saúde: Teoria e Intervenção 2”, organizado por Marileia Marques Toledo. A dissertação com tema “Avaliação da Proteína Anti-Inflamatória Anexina A1 em Modelo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Induzida por Exposição à Fumaça do Cigarro”, refere-se ao processo inflamatório causado pelo tabagismo está relacionada a diferentes tipos de doenças, como enfisema pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todos os procedimentos experimentais e análises foram desenvolvidas nas instalações  de pesquisa da UNIFIPA, certificando a capacidade científica da Instituição, com  orientação  da docente e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoBiomedicina
Publicado em 28/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FUNDAÇÃO TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS PARA ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DE SUAS UNIDADES

            A Fundação Padre Albino, seguindo orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscara sempre que for necessário ao sair de casa (ir ao trabalho, supermercado, farmácia, dentre outros lugares), SOLICITA que a partir do dia 25/04/2020, próximo sábado, TODOS os pacientes, acompanhantes, motoristas de ambulância e qualquer outra pessoa que precise entrar nas dependências do AME, Centro Cultural Padre Albino, Colégio Catanduva, Hospital de Câncer de Catanduva, Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino, PAS, Recanto Monsenhor Albino e UNIFIPA deverão utilizar máscara, podendo ser de tecido, vindo já de casa com a mesma.
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/04/2020 por Mauro Assi

COLOQUE E RETIRE SUA MÁSCARA DE FORMA CORRETA!

Coloque e retire sua máscara de forma correta!
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/04/2020 por Marcella Milani

DIREITO UNIFIPA REALIZA PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA O EXAME DA OAB

O curso de Direito da UNIFIPA realiza todos os anos, com as turmas do 5ª ano, o projeto de extensão “Preparatório de OAB na Faculdade”, que vem trazendo excelentes resultados em aprovações no Exame da OAB, como mostra o ranking divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), que aponta a UNIFIPA como a 52ª instituição de ensino superior privada do Brasil e a 13ª do Estado com maior índice de aprovação naquele exame, de acordo com as últimas três avaliações (XVII, XVIII e XXIX).   Sob orientação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, o projeto visa preparar os alunos para a vida profissional, dando suporte para o desempenho acadêmico na solução de questões complexas e capacitando-os para o aprendizado da prática-profissional. “Para a 1ª fase são ministrados cursos presenciais das disciplinas jurídicas cobradas no edital do exame da OAB, com os melhores profissionais da área. As aulas são expositivas, ministradas de forma objetiva e direcionada, com realização sistemática de testes. Para a 2ª fase, prática-profissional, é ministrado curso presencial e personalizado, em especial na área de Tributário, com correção de peças profissionais e questões práticas, além de simulados”, contou a Profa. Ivana, frisando que é preciso formar profissionais diferenciados para o atual cenário competitivo do mercado de trabalho. “Como dizia Machado de Assis, ‘não é bonito aparecer despenteado aos olhos do futuro’. Nossos alunos precisam ser bem preparados, ter “olhos avisados”, porque a advocacia é, na expressão da Constituição Federal de 88, indispensável para a administração da justiça. A aprovação no Exame da Ordem é, portanto, o início do caminho para o exercício profissional que todos almejam”, apontou ela.   Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, o curso de Direito da UNIFIPA vem, ao longo dos cinco anos de graduação, preparando seus alunos para a aprovação nas provas da OAB e no mercado de trabalho, além do investimento maciço na capacitação dos docentes da instituição. “Os resultados positivos são fruto de política de valorização do conhecimento, fincado na solidez do tripé ensino, pesquisa e extensão. Um ensino de qualidade com forte viés humanista e que reflete imediatamente nas avaliações deste porte”, afirma Rossi.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/04/2020 por Marcella Milani

DIREITO UNIFIPA PROMOVE PALESTRA VIRTUAL

Nesta quinta-feira, 23 de abril, às 19 horas, pelo Facebook e pela plataforma Zoom, o curso de Direito da UNIFIPA promove palestra com o Prof. Dr. Marcelo Truzzi Otero com o tema “O Direito Privado em Tempos de Pandemia”. A transmissão será feita ao vivo pelo Facebook do curso no link: https://www.facebook.com/unifipadireito/ O palestrante falará sobre a teoria da imprevisão e suas implicações em tempos de pandemia. A atividade será desenvolvida com exposição do professor, seguida de intermediação de debate com docente da UNIFIPA, a Profa. Ma. Márcia Maria Menin. Sobre o palestrante O Prof. Dr. Marcelo Truzzi Otero é advogado, mestre e doutor em Direito Civil, renomado jurista na área de Direito Civil, além de ser professor de Pós-Graduação, conferencista e palestrante.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoDireito
Publicado em 20/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

DIREITO DA UNIFIPA É 13º NO ESTADO EM APROVAÇÕES NO EXAME DA OAB

            O curso de Direito da UNIFIPA ocupa a 13ª posição no Estado e a 52ª em nível nacional no ranking de Instituições de Ensino Superior privadas com maior número de aprovações no Exame da OAB. O resultado foi apontado em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) das últimas três edições da avaliação (XVII, XVIII e XXIX).           “Este resultado se deve ao fato do curso ter proposta pedagógica humanista e estruturada, que consorcia ensino, pesquisa e extensão, corpo docente altamente preparado, composto por mestres e doutores, além de estudantes engajados e focados”, destaca o coordenador do curso de Direito da UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, sobre a posição do curso no Exame de Ordem Unificado, que funciona como régua avaliadora da qualidade dos cursos de Direito no país.            Aplicado desde a década de 1970, o Exame comemora, em 2020, dez anos de realização de forma unificada, com a mesma prova aplicada em todo o país. “No decorrer desses dez anos, chega à marca de 660.298 aprovados, de forma a contribuir com o ensino jurídico brasileiro, estabelecendo um patamar de preparação dos estudantes e servindo de mecanismo de aferição da qualidade do ensino oferecido”, destaca o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz, no documento de divulgação do ranking.         O Curso de Direito da UNIFIPA conta com o projeto de extensão “Preparatório da OAB na Faculdade” em que são ministrados cursos presenciais das disciplinas jurídicas cobradas no edital do Exame, além de testes de avaliação do desempenho acadêmico e foco na área tributária com correção de peças profissionais e questões práticas. “É um verdadeiro trabalho de imersão na preparação para a prova e isso tem consolidado a permanência da UNIFIPA entre as melhores faculdades privadas do Estado de São Paulo, com ensino de qualidade e, sobretudo, elevado êxito nos resultados obtidos nos certames da OAB, com aprovação de aproximadamente 90% dos graduandos do 5º ano, o que coloca o curso de Direito no ranking das instituições de ensino superior que mais aprova no interior paulista”, contou a coordenadora do projeto de extensão, Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, endossada pelo docente do curso, promotor de justiça e mestrando em Direito, Dr. Guilherme Silva Augusto, que ressaltou a comprometimento dos envolvidos. “A concepção pedagógica desenvolvida pela instituição é capaz de envolver os alunos, tornando-os parte integrante deste projeto, que a cada dia tem se mostrado mais exitoso devido à confluência de esforços do corpo docente e discente".
Direito
Publicado em 16/04/2020 por Marcella Milani

ALUNOS DO 4º ANO DE ENFERMAGEM REALIZAM O PROJETO “TUTORIA DE ACOLHIMENTO”

Os alunos do 4º ano de Enfermagem da UNIFIPA iniciaram o projeto “Tutoria de acolhimento” com os alunos do 1º ano durante a quarentena da pandemia do Coronavírus. O objetivo do projeto é acolher e manter vínculo com os novos alunos do curso. Os encontros acontecem por um grupo de whatsapp, devido as recomendações quanto ao  isolamento social. Ali o tutor esclarece dúvidas dos alunos, assim como aconteciam no Campus da UNIFIPA em momentos de dificuldade. “Este projeto também está  embasado nos efeitos psicológicos da quarentena durante o período da pandemia”, explicou a coordenadora do curso, Luciana Braz de Oliveira Paes.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 15/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

CURSINHO SALA EXTRA SEGUE COM AULAS EM EAD

O cursinho pré-vestibular “Sala Extra”, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, seguindo as determinações da Instituição, suspendeu as aulas presenciais e o conteúdo vem sendo ministrado em aulas EAD. As aulas começaram no dia 23 de março, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30, através da plataforma Zoom e Youtube. A adesão às plataformas online foi a solução escolhida pelos membros da diretoria do Sala Extra para dar continuidade às aulas durante o período de quarentena. “É muito importante ressaltar a necessidade de ficar em casa durante a quarentena e encontrar maneiras para que isso seja possível, assim como fizemos no Sala Extra. Dessa maneira podemos conter a disseminação do vírus e buscar o achatamento da curva de casos no Brasil. É necessária a colaboração de todos que podem ficar em suas casas”, ressaltou o coordenador pedagógico do Sala Extra, Vinícius Basaglia. Fazem parte da diretoria do Sala Extra a coordenadora geral Letícia Remonte Righini, o diretor de monitoria Rafael Perez Palamini, a diretora de secretariado Ana Flávia Pereira Brandão, de marketing, Matheus Vieira Santili e Maria Eduarda Catharin, o coordenador pedagógico Vinícius Basaglia e o tesoureiro Leonardo Watanabe Yamamoto. Sala Extra O Sala Extra é um cursinho popular idealizado e criado pelos alunos do curso de Medicina da UNIFIPA em 2004.  O cursinho é uma extensão da UNIFIPA, contando com o auxílio desta para o material e sala de aula. Desde então alunos de medicina se voluntariam para dar aulas no cursinho preparatório. O Sala Extra auxilia alunos do Ensino Público a se prepararem para os principais vestibulares do país. Desde sua criação, o Sala Extra teve alunos aprovados nas mais concorridas universidades de todo o Brasil, como USP, UNESP, UFSCAR, entre outras.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 14/04/2020 por Jhonatan Sotano Galante

FPA TREINA PEDIATRAS PARA ATENDIMENTOS AO COVID-19

          Os médicos pediatras da Fundação Padre Albino receberam treinamento para atendimento, paramentação, sequência rápida de entubação e drogas utilizadas em pacientes confirmados para a COVID-19.             Articulado pela pediatra Dra. Luciana Sabatini, o treinamento foi realizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos no dia 27 de março.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 06/04/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DO INTERNATO ORIENTAM A POPULAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AO COVID

         Os alunos do 5º ano (Internato) do curso de Medicina da UNIFIPA estão auxiliando a Secretaria de Saúde de Catanduva no combate do COVID-19 orientando, por telefone, a população que apresenta sintomas gripais. Quatorze alunos, divididos em duas turmas de sete, atuam 12 horas, das 7 às 19 horas, em turnos revezados. O Disk Saúde está funcionando pelo telefone 17 3531-9300, de segunda a sexta-feira.             O trabalho dos alunos é coordenado pelo Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga e pelo docente de Saúde Coletiva e Educação Permanente em Saúde dos cursos de Enfermagem e Medicina, Prof. Me. Tiago Aparecido Silva. “Esse canal foi criado para orientar a comunidade sobre os sintomas da doença, procedimentos a adotar em caso de suspeita, quando buscar pela rede de saúde, entre outros temas relacionados ao coronavírus”, disse o coordenador do Internato, Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.    
Medicina
Publicado em 03/04/2020 por Mauro Assi

COMUNICADO AOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM, FARMÁCIA E MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, REFERENTE À AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO, por este intermédio, comunica os alunos do Curso de Medicina, Enfermagem e Farmácia desta instituição, a publicação do Edital nº 4, do Ministério de Saúde de 31 de março de 2.020, conforme abaixo, que operacionaliza a execução de ações estratégicas para o enfrentamento à Covid-19, através do programa “O Brasil Conta Comigo”. O referido edital permite a atuação dos alunos do 5º e 6º anos de graduação em Medicina, assim como o 4º ano de graduação em Enfermagem, para estágios obrigatórios, através de cadastramento compulsório por parte do aluno, para as ações estratégicas de que trata o referido edital e conforme Portaria nº 492, de 23 de março de 2.020, do Ministério da Saúde. Poderão atuar, ainda, como voluntários, nos termos do referido edital e portaria, também os alunos do 1º ao 4º ano do Curso de graduação em Medicina e do 1º ao 3º ano do curso de graduação em Enfermagem, 1º ao 2º ano do curso de graduação em Farmácia. Recomendamos a leitura do edital, notadamente o disposto no item “3. DO CADASTRAMENTO DE ALUNOS”.   Catanduva, 03 de abril de 2.020. NELSON JIMENES  REITOR Leia o edital completo: Clique aqui
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagemFarmáciaMedicina
Publicado em 03/04/2020 por Raphael

ALUNOS DE ENFERMAGEM COLABORAM COM O MUNICÍPIO NA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Os alunos do 4º e último ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria da Saúde de Catanduva, estão vacinando idosos acima de 60 anos contra a gripe. Além das 23 Unidades de Saúde foram estabelecidos mais seis pontos estratégicos para evitar aglomeração de pessoas.   Para atender idosos que não têm condições físicas para saírem de casa, a vacinação também foi estendida ao domicilio. A primeira etapa de vacinação foi iniciada no dia 23 de março último e se estende até 15 de abril.    
Enfermagem
Publicado em 02/04/2020 por Mauro Assi

FPA INICIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO AMIGOS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS

A Fundação Padre Albino iniciou campanha de arrecadação de insumos para o atendimento dos pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19. Denominada “Amigos da Fundação Padre Albino Unidos contra o Coronavírus”, a campanha concede o Selo Amigo da FPA às pessoas e empresas que colaborarem com essa importante causa.   Os materiais necessários para o auxílio no manejo dos pacientes e funcionários são água sanitária, álcool gel 70%, bucha de pia dupla face, detergente líquido, esponja de aço, Hipoclorito 12%, inseticida aerossol, luvas de limpeza, papel higiênico, papel toalha, sabonete líquido, saco de algodão cru para pano de chão, saco de lixo, máscara cirúrgica branca descartável, máscara N95 ou PFF2, touca descartável, óculos de proteção individual, protetor fácil de acrílico, avental descartável impermeável de manga longa, macacão de manga longa com capuz descartável impermeável, caixas de luva nitrílica descartável de cano longo, caixas de luvas de procedimento, pares de propé, pares de bota descartável impermeável de cano longo, pares de bota de PVC de cano longo, entre outros. O valor estimado de todo o material, inclusive com os leitos adicionais criados para tratar o novo coronavírus, é de 3 milhões de reais mensais.   Se você quiser fazer parte dos Amigos da Fundação Padre Albino a ajudar salvar vidas e combater o coronavírus acesse www.fundacaopadrealbino.org.br, clique no banner da campanha e faça sua doação a partir de R$ 20 por PagSeguro ou depósito bancário ou entre em contato pelo 17 3311-3365 ou 99789-8343 para doações de insumos.   “A sua ajuda é muito importante neste momento. Estamos travando uma batalha pela vida. A primeira medida preventiva, que é a de ficar em casa, a população já está tomando; agora temos que tratar os pacientes suspeitos e contaminados, garantindo a saúde dos profissionais das diversas áreas que estão na linha de frente atuando no atendimento e manejo dos pacientes, na limpeza e desinfecção, no transporte, na alimentação e na manutenção dos hospitais da Fundação Padre Albino para que tenhamos o melhor desempenho e  bons resultados nesse combate. Estamos prontos para o enfrentamento, mas precisamos da ajuda das pessoas para pagar o material necessário para o tratamento”, afirmou o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes.
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/04/2020 por Marcella Milani

EM TEMPOS DE PANDEMIA, DOCENTE DA UNIFIPA DÁ DICAS SOBRE DIETA

A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global e torna-se essencial a adoção das medidas preventivas e protetivas indicadas pelo Ministério da Saúde.   De acordo com a Profa. Me. Maria Angela Figueiredo Tuma, docente de Nutrição nos cursos de Educação Física, Medicina e Enfermagem da UNIFIPA, não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações de dietas ou alimentos milagrosos. “Certamente, uma alimentação rica em micronutrientes (minerais e vitaminas) associada a substâncias bioativas (não nutrientes) presentes em alimentos que possuem atividade de redução do risco de doenças, se utilizados de forma habitual, podem condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças”, disse Maria Angela. Ela lembra que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim é preciso ter alimentação equilibrada e estilo de vida saudável!   De acordo com Profa. Maria Angela, alguns nutrientes podem dar suporte à nossa imunidade e informa quais são, inclusive ressalta que devem fazer parte do nosso prato:   - Vitamina D: peixes e ovos;   - Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate;   - Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;   - Vitamina C: a falta dela contribui para quadros de infecções respiratórias. São alimentos ricos o kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa. 100 ml de suco de laranja pera fornece 73,30 mg de ácido ascórbico, sendo que a orientação é ingerir diariamente 75 mg, no caso das mulheres, e 90 mg, homens.   - Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina;   - Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega;   - Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral;   - Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino;   - Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho.   Por fim, Profa. Maria Angela diz que também é fundamental a boa hidratação. “Não é o momento de dietas restritivas; utilize bons cereais integrais (raízes, legumes e frutas); evite alimentos industrializados; coma comida de DEUS”, recomenda, acrescentando que é importante ter bom sono, intestino saudável e atividade física regular!  Foto: Profa. Maria Angela Figueiredo Tuma
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 31/03/2020 por Mauro Assi

52 ANOS DE FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

Em 27 de março de 1968 nascia a Fundação Padre Albino. Hoje, com 52 anos, emprega mais de 2.200 funcionários em suas nove Unidades de Negócio: Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos, Hospital de Câncer de Catanduva, Gestão do Ambulatório Médico de Especialidades, Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Colégio Catanduva, Centro Cultural Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, além de ter vínculo com a operadora de plano de saúde Associação Padre Albino Saúde. Assista ao vídeo institucional da FPA: https://www.youtube.com/watch?v=tmnBqlrhegE
Fundação Padre Albino
Publicado em 27/03/2020 por Marcella Milani

COMO MANTER A SAÚDE MENTAL EM MEIO A PANDEMIA

Como manter a saúde mental em meio a pandemia Na última semana todos nós fomos, de alguma forma, afetados pela Pandemia: Compromissos cancelados, rotina de trabalho alterada, escolas fechadas, vida social e familiar restritas, hábitos de higiene pessoal reforçados, falta de produtos nas prateleiras, sem falar no medo da contaminação pelo vírus COVID-19. E todas essas entre tantas outras alterações do cotidiano de forma tão repentina fizeram com que experimentássemos a sensação de caos e, portanto, de vulnerabilidade total e indiscriminada. A necessidade de adaptação imediata como estratégia de sobrevivência somada ao medo da contaminação, elevaram significativamente os níveis de stress num curtíssimo espaço de tempo. E o stress, embora tenha uma função importantíssima para a nossa sobrevivência, ao permanecer sem regulação terá um impacto significativo no nosso sistema imune, debilitando sua capacidade de resposta e, portanto, nos deixando mais vulneráveis não só ao COVID-19, mas em relação a qualquer outro tipo contaminação quer seja por vírus, bactérias, fungos ou parasitas.  Desta forma, é fundamental que estratégias para regulação do stress sejam adotadas o mais rápido possível.   Respiração e relaxamento. São estratégias que não demandam tempo e muito menos investimento. Sobre a respiração: a técnica recomenda que a inspiração seja sempre pelo nariz e a expiração pela boca. E isso deve ser feito muito lentamente. Para quem está com crianças em casa, é possível ensiná-las também: elas podem se imaginar cheirando uma flor bem profundamente e depois soprando uma velinha bem devagarzinho. Sobre o relaxamento: tente perceber os pontos em que está tenso e tente relaxar.   Atividade Física Para quem está habituado e tem orientação, procure encontrar formas de mantê-las sem se expor.   Alimentação De acordo com o Nutricionista Gabriel de Carvalho, ingerir frutas e verduras neste momento é fundamental. Não só pelos nutrientes que podem fornecer mas, principalmente, por terem um papel essencial na saúde intestinal. Um intestino saudável impacta de forma positiva nossa microbiota que tem papel importantíssimo na manutenção da nossa imunidade. Intestino saudável e microbiota saudável elevam nossa imunidade. Além disso, ele recomenda alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, açaí e goiaba podem ser alternativas interessantes.   Regulação de pensamentos tóxicos Em situações em que os níveis de stress estão elevados, é comum que os pensamentos fiquem catastróficos o tempo todo, ou seja, torna-se quase impossível enxergar pontos positivos numa situação. Desta forma, seguindo recomendação da Dra. Marilda Lipp, tente perceber seus pensamentos. Perceba se está mantendo pensamentos de medo e desespero ou adotando pensamentos encorajadores. O redirecionamento do pensamento negativo é fundamental. Você pode fazer isso se questionamento, por exemplo, se tem tomado as medidas de higiene recomendadas, se está num grupo de alto risco, se tem ficado exposto, enfim, que estratégias tem adotado para se proteger e elevar sua imunidade? Em geral suas ações já definirão que está tendo medidas de segurança e seus pensamentos serão mais racionais. Outra medida importante no redirecionamento é não permanecer o tempo todo acessando toda e qualquer notícia a respeito do vírus. O excesso dessa informação o tempo todo eleva muitíssimo também o nível de stress. Todos precisamos saber o que está acontecendo para tomarmos medidas de proteção, mas 24 horas por dia, pode ser prejudicial. E vale destacar que pensamentos tóxicos desencadeiam a liberação de hormônios do stress e estes têm altíssimo impacto sobre a microbiota intestinal. Sendo assim, ao regular seus pensamentos também estará colaborando para sua saúde intestinal e, por conseguinte, com a sua imunidade.   Sono O stress também pode impactar o sono o qual também é fundamental na manutenção da nossa imunidade. Com a rotina alterada, muitas pessoas também alteram o sono. Desta forma, a sugestão é tentar manter o padrão do sono. Tente não dormir durante o dia, se estiver em casa, por exemplo, para não desregular o ritmo circadiano. Embora as sugestões para a manutenção da imunidade e regulação do stress estejam sendo adotadas em caráter emergencial por muitos, seria interessante pensar em adotá-las como estilo de vida, pois em breve entraremos no inverno, por exemplo e elas seriam muito úteis. Além disso, por que não cuidarmos de hábitos que podem melhorar nossa saúde física e mental após passarmos por essa crise.   Autoria: Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental.   Lembramos que o Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) está a disposição dos colaboradores da FPA, por meio do ramal 3521.
Fundação Padre Albino
Publicado em 24/03/2020 por Marcella Milani

DICAS PARA RESERVAR SUA SAÚDE MENTAL EM CASA.

O GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador) da Fundação Padre Albino, dá dicas para o período de enfrentamento da COVID-19. Escrito pela psicóloga e mestre em Educação e Saúde do GAT, Luciana Cristina Calza de Carvalho:   “Se você apresentar dificuldades durante esse período de adaptação procure ajuda profissional. Juntos somos mais fortes!!!”   Dicas para RESERVAR SUA SAÚDE MENTAL em casa. Muito está sendo falado sobre nossa saúde física e nossa imunidade nessa época de pandemia e, claro, nada mais justo, devemos nos proteger e nos privar como nunca. Mas e nossa saúde mental? Você já se perguntou como anda sua saúde mental nesse período de isolamento?  A OMS (Organização Mundial de saúde) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Sendo assim, mesmo não estando enfermo, precisamos criar alternativas para preservar o nosso bem estar físico, mental e social.  Através de adaptações simples, é possível sim, fazermos a diferença em nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor, mesmo estando em distanciamento social.   SE EXERCITE Sabe aquela expressão "mente sã, corpo são"? Ela é certeira e faz todo o sentido para a situação atual. Mesmo com as academias fechadas e a recomendação de nos mantermos em isolamento dentro de casa, existem diversos exercícios que podemos fazer no conforto de nosso lar e diversos facilitadores. Separe pelo menos 1h do seu dia para se exercitar e liberar endorfina. Você vai notar que vai dormir melhor, vai ser mais produtiva e vai se sentir muito melhor em todos os aspectos. Uma sugestão divertida, durante seu tempo livre, é dançar. Seja na garagem, no quintal ou na sala. Convide seus filhos, marido, mãe, pai e dê muita risada por alguns minutos. Acesse a internet e digite as palavras chaves: exercício com cabo de vassoura, Fit dance kids, Playdance Fit e você se surpreenderá com as inúmeras possibilidades.   MEDITE Já que temos que passar um tempo sozinhos, que tal aproveitar esse momento para se auto conhecer? Se você sempre quis começar a meditar e nunca realmente parou para tentar, agora é o momento! Além da melhora emocional e psicológica, a meditação traz benefícios para a imunidade, aumenta nossa concentração e produtividade, entre outras vantagens. Vale a pena, testar! Acesse a internet e digite as palavras chaves: meditação guiada, relaxamento, relaxamento em 1 minuto, e dê “bye bye” para a tensão, por algumas horas.    FIQUE UM POUCO LONGE DAS NOTÍCIAS  Que tal tirar um tempinho do seu dia para se afastar das notícias? O dia inteiro somos bombardeadas pelos noticiários com novidades sobre a epidemia, mais casos, mais mortes, mais lojas fechando. Precisamos aliviar nossa mente e nos preservar um pouco. Reserve um período do seu dia para se afastar das redes sociais e da mídia, leia um livro, veja um documentário, escute seu álbum favorito, veja fotos antigas com as crianças, faça um bolo, jogue “STOP”, dama, baralho, jogo da memória, amarelinha, resgate com seus filhos as brincadeiras de sua infância, ou seja, realize atividades que te proporcione felicidade.   FAÇA VÍDEOS CHAMADAS O isolamento completo pode ser muito solitário, especialmente para quem mora sozinho. Quando bater a solidão e a saudades da família e dos colegas de empresa, ligue pra eles! Faça uma ligação em vídeo ou até mande uma mensagem de voz! A tecnologia hoje em dia é ótima aliada para nos aproximar daqueles que estão distantes.   AUTO CUIDADO Não é porque estamos em casa que devemos abrir mão do autocuidado e de nos mimar um pouco. Aproveite o tempinho livre que tem em casa para fazer uma máscara facial, fazer as unhas, testar uma receita nova, hidratar o cabelo, tudo o que te faz bem vale nessa lista. O autocuidado aumenta nossa autoestima, o que melhora de forma significativa nossa saúde mental!   FLEXIBILIDADE Não é um período fácil para ninguém, principalmente para as crianças que são ativas e cheia de energia. Sendo assim, seja um pouco flexível durante esse período de distanciamento social. Não se estresse se as crianças comerem mais doces do que o normal, se extrapolarem o tempo nas telas de celulares ou em frente à televisão, se o quarto ficar mais bagunçado que o habitual, você não irá prejudicar o desenvolvimento do seu filho em algumas semanas, se for mais maleável por um período. Procure ser compreensível com seus filhos, marido, pais e principalmente com VOCÊ mesmo(a).   SONO O estresse também pode impactar o sono o qual também é fundamental na manutenção da nossa imunidade. Com a rotina alterada, muitas pessoas também alteram o sono. Desta forma, a sugestão é tentar manter o padrão do sono.   Tente não dormir durante o dia, se estiver em casa, por exemplo, para não desregular o ritmo circadiano. Embora as sugestões para a manutenção da imunidade e regulação do estresse estejam sendo adotadas em caráter emergencial por muitos, seria interessante pensar em adotá-las como estilo de vida, pois em breve entraremos no inverno, por exemplo e elas seriam muito úteis.
Fundação Padre Albino
Publicado em 24/03/2020 por Marcella Milani

RH INFORMA SOBRE CADASTRO DE CURRÍCULOS

O RH da Fundação Padre Albino informa sobre Cadastro de Currículos.Veja as dicas a seguir!    
Fundação Padre AlbinoHospital de Câncer de CatanduvaHospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 24/03/2020 por Jhonatan Sotano Galante

CUIDADO COM AS CRIANÇAS NESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

O Dr. José Antônio Sanches, cirurgião responsável pela Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino, dá algumas dicas aos pais sobre cuidados com as crianças em casa neste período de isolamento social causado pelo COVID-19. Ouça a seguir o alerta do médico.
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/03/2020 por Marcelo Godoy

COMUNICADO OFICIAL COVID-19 23 DE MARÇO DE 2020

COMUNICADO OFICIAL COVID-19 23 DE MARÇO DE 2020
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/03/2020 por Marcella Milani

SAÚDE DOS RINS PARA TODOS

         A equipe do Serviço de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Padre Albino, em parceria com docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA e a nefrologista Dra. Luciana S. Devito Grisotto, realizou atividades de orientação alusivas ao Dia Mundial do Rim nos dias 11 e 12 de março. As ações foram realizadas para os pacientes e acompanhantes dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, no período matutino, e na UNIFIPA, para alunos e funcionários, no período noturno, a fim de identificar fatores de risco e orientar quanto à prevenção de doenças renais e o impacto do tratamento na vida dos pacientes.             O Dia Mundial do Rim é sempre comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, com o tema “Saúde dos rins para todos”, e tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Neste ano foi comemorado em 12 de março.             “A doença renal crônica (DRC) caracteriza-se por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido necessitando, para manutenção da vida do indivíduo, de tratamento por meio da diálise ou transplante renal”, explicou Dra. Luciana, ressaltando que “são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.  
Hospital Emílio CarlosHospital Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 18/03/2020 por Mauro Assi

ABC DA INFORMÁTICA INICIA TURMA DE 2020

          Neste dia 03 de março, o projeto de extensão ABC da Informática, do curso de Administração da UNIFIPA, iniciou a primeira turma de 2020, com aulas gratuitas de informática básica para adultos e idosos. As atividades seguem até o mês de junho deste ano, com aulas de Word, sistema operacional do Windows, criação de desenhos e acesso a e-mails e redes sociais, ministradas pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.             Interessados em participar do curso devem entrar em contato pelo fone 17-3311-4800.    
Administração
Publicado em 17/03/2020 por Mauro Assi

COVID 19 - UNIFIPA EMITE COMUNICADO

COMUNICADO Nº 1/2020 – COVID-UNIFIPA  Tendo em vista o Comunicado SEMESP (1) de 14 de março de 2020, em função da recomendação do Governo do Estado de São Paulo, utilizando-se para tanto dos critérios do Parecer CNE/CEB nº 19/2009 ou, alternativamente, da Portaria MEC nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019, sobre a adoção da modalidade EAD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais. Sugere-se que, durante esse período de crise, sejam cancelados quaisquer tipos de eventos que resultem na aglomeração física de pessoas e, ao mesmo tempo, seja reforçada a utilização de recursos tecnológicos através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA UNIFIPA, como forma de registro das atividades e de atenuar os prejuízos à continuidade das atividades letivas, devendo ser aplicados planos de aulas remotas como sugerido em cumprimento à Portaria MEC nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Fica determinado: a)    Suspensão ou adiamento dos eventos científicos, culturais e desportivos, assim como as atividades em bibliotecas e salas de estudo, visitas externas, como a museus, e a utilização da infraestrutura cultural e esportiva da instituição, como anfiteatros, ginásios e salas de projeção; b)    Suspensão ou adiamento de todas as deslocações profissionais ou acadêmicas nacionais ou internacionais; c)    Substituição do atendimento das cantinas para oferta de serviço exclusivo de “take-away” (compra e retirada – “para levar”), evitando a abertura dos espaços comuns; d)    Implementação de programas de desmaterialização e digitalização de processos, a fim de diminuir e evitar contatos pessoais, como os atendimentos na secretaria acadêmica. e)    Identificação dos grupos mais vulneráveis para implementação de “home office”, conforme orientação Serviço de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino. f)     Higienização com maior frequência dos locais onde há maior risco de transmissão do vírus, tais como bebedouros e banheiros, bem como disponibilização de álcool gel em todos os locais de trânsito de alunos e funcionários. g)    Elaboração de um amplo e abrangente plano de comunicação, para conscientização sobre a prevenção e segurança de toda a comunidade acadêmica. Em reunião realizada na data de hoje o Comitê COVID-UNIFIPA deliberou, a partir de 17 de março de 2020, que segue: 1.    GRADUAÇÃO 1.1 – Cursos da área de saúde a)    Curso de Enfermagem: Para os alunos do 1º e 2º séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Medicina: Todas as atividades para os alunos da 1ª e 2ª séries estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ambulatórios e atividades nas unidades de saúdes) estão mantidas. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades. Para os alunos da 5ª e 6ª séries as atividades estão mantidas, cabendo ao Colegiado do Curso e a Comissão de Internato discutir as devidas adequações. c)    Curso de Biomedicina: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. Para os alunos da 3ª e 4ª séries as atividades práticas (ensino clínico e estágios supervisionados) serão mantidas. As atividades teóricas estão suspensas por 15 dias. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Farmácia: Para os alunos da 1ª e 2ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado de Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.2 – Cursos das áreas de humanas a)    Curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura): Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. b)    Curso de Direito: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. c)    Curso de Administração: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. d)    Curso de Pedagogia: Para os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas. 1.3 – Curso da área de exatas a)     Curso de Engenharia Agronômica: Para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado. O Colegiado do Curso analisará a possibilidade do retorno das atividades teóricas.   2.    ESTÁGIOS INTERNACIONAIS: Estão suspensos para os nossos alunos de graduação e para o recebimento de intercambistas.   3.    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES: Mantida as atividades normais.   4.    RESIDÊNCIAS MÉDICAS E APRIMORAMENTOS: As atividades práticas e plantões estão mantidos. As atividades teóricas estão suspensas podendo ser realizadas por meio remoto ou repostas quando possível.   5.    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Aulas presenciais estão suspensas. As pesquisas devem ser mantidas. Todos os alunos que se encontram no exterior estão sendo acompanhados pelos coordenadores e deverão seguir as orientações da vigilância sanitária quando do seu retorno.   6.    ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: Estão mantidas. Devendo ser observadas as informações prestadas pelo setor de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino.   7.    ORIENTAÇÕES GERAIS: Todos os eventos devem ser adiados. As atividades desenvolvidas nos hospitais de ensino e nos serviços de saúde do município estão subordinadas ao modo de funcionamento destes equipamentos e podem sofrer mudanças ao longo do tempo. As deliberações do COVID-UNIFIPA estarão alinhadas com as determinações destes serviços. Todos que estejam desenvolvendo atividades nos serviços de saúde devem seguir as recomendações da Vigilância Sanitária para os profissionais de saúde.   8.    BIBLIOTECA: As bibliotecas ficarão com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h, apenas para retirada e devolução do acervo.   9.    SERVIÇO DE FOTOCÓPIA: o serviço de fotocópia ficará com horário reduzido de atendimento à comunidade das 10h às 16h.   10. CENTROS ACADÊMICOS E ATLÉTICAS: estão suspensas todas as atividades por tempo indeterminado.   11. RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: terão os atendimentos mantidos.   O Comitê COVID-UNIFIPA estará em regime de reunião permanente para responder o mais prontamente possível às mudanças de cenário. Na presente reunião foi definido o Fator de resposta considerando o risco definido pelo ECDC (2) risco nível 0 (zero - situação sem casos identificados na UNIFIPA, mas casos identificados e/ou transmissão no Brasil) tendo como resposta a vigilância.   COVID-UNIFIPA Catanduva, 16 de março de 2020.     Mag. Nelson Jimenes Reitor Centro Universitário Padre Albino     Profª. Drª. Maria Cláudia Parro Pró-Reitoria Acadêmica e de Graduação Centro Universitário Padre Albino (1) SEMESP -Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. (2) Europaen Centre for Disease Prevention and Control.Outbreak of novel coronavirus diseases 2019(COVID-19); increased transmission globally – fifth update, 2 march 2020.ECDC; 2020.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

DIREITO REÚNE AUTORIDADES EM JORNADA JURÍDICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR

        Na dia 13 de março último, o curso de Direito da UNIFIPA reuniu, no Campus São Francisco, autoridades do Poder Judiciário para Jornada Jurídica alusiva aos 30 anos do Direito do Consumidor.             O promotor de justiça do Ministério Público de Catanduva, mestre em Direito Público, membro da Associação Paulista do Ministério Público e da Associação Internacional de Promotores e Procuradores de Justiça, Dr. André Luiz Nogueira da Cunha, abriu a Jornada e enalteceu o curso pela iniciativa proposta. “Não me formei na UNIFIPA, mas se tivesse estudado aqui seria mais preparado do que tento ser, pois são poucos os cursos que têm a cadeira Defesa do Consumidor, ainda mais tendo a coordenadora do PROCON da cidade como docente, trazendo a experiência do dia-a-dia para a sala de aula”.             A advogada Dra. Maria Inês Dolci, especialista em Business Law pela Coral Glabes University (EUA) e integrante da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, falou sobre os planos de saúde, a defesa do consumidor e a judicialização, trazendo os principais problemas, índices e alternativas. “Prevenção, gestão inteligente, transparência e levar em consideração o rápido envelhecimento da população e a implantação de novos programas que atendam essas questões”, apontou ela como alternativas para melhorar o atendimento dos planos de saúde diante dos mais de 47 milhões de beneficiários no Brasil e os mais de 500 mil processos na Justiça.             O segundo tema, A evolução do direito do consumidor no Brasil e os desafios ainda pela frente, foi abordado pelo promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dr. Sidney Rosa da Silva Junior, doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha) e diretor da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. “Precisamos adequar o Direito a situações concretas e isso é muito difícil; temos novos modelos de empresas, a exemplo a UBER, a maior empresa de transporte e não tem nenhum veículo”, citando os novos modelos de negócio, a tecnologia e proteção à privacidade, o superendividamento e o consequencialismo como desafios a serem superados pelo Direito do Consumidor.             Prestigiaram o evento a diretora de Educação da Fundação Padre Albino, Cristiane Oliveira, o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Rossi, o presidente da OAB Catanduva, Dr. André Ribeiro Ângelo, o diretor do Fórum de Catanduva e juiz titular da 1ª Vara Criminal, Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, a coordenadora do PROCON de Catanduva, Dra. Beatriz Trigo, e os demais docentes do curso.
Direito
Publicado em 16/03/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIFIPA SÃO BOLSISTAS PIBIC

Os alunos Bruna Correa, do 3º ano, e Renan Domene, do 2º ano, do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, foram contemplados com bolsa PIBIC de iniciação cientifica e fomento a pesquisa. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), mantido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oferecido por muitas universidades públicas e particulares, é uma das principais portas de entrada ao mundo científico. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o programa é financiado pelo CNPq e distribui bolsas de estudo para estudantes de graduação. Os bolsistas do PIBIC devem possuir um orientador e receber formação complementar que os preparem para a atividade de pesquisa. As bolsas de pesquisa estão sendo oferecidas pela parceria com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), órgão de pesquisa do governo do Estado de São Paulo, situado na Estação Experimental de Pindorama/SP. A aluna Bruna Correa está colaborando com a pesquisadora engenheira agrônoma Dra. Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo com avaliações de sistemas agroflorestais em análises de estoque de carbono na vegetação e no solo. Já o aluno Renan Domene está com o pesquisador engenheiro agrônomo Dr. Marcos Doniseti Miquelotto colaborando com grandes culturas, em especial a do amendoim, na área de Entomologia Agrícola, no controle e manejo integrado de pragas nas cultivares disponíveis no mercado. Para o Dr. João Paulo Ferreira, “a parceria APTA e UNIFIPA estreita e impulsiona o fomento, a pesquisa e o know how dos pesquisadores do Polo, acrescenta e melhora a formação dos nossos estudantes de Engenharia Agronômica nas pesquisas, extensões, estágios, trabalhos de conclusão de curso e elaboração de projetos em conjunto com os produtores da região. Ganhamos muito em aprendizagem”. Por fim, o coordenador agradece aos pesquisadores e em especial ao diretor da APTA Pindorama, engenheiro agrônomo Dr. Antônio Lúcio de Mello Martins, “que estão confiando no trabalho de nossos alunos da UNIFIPA na pesquisa cientifica e colaborando para promover e desenvolver tecnologias e novos conceitos no setor agrícola. Fotos: Os alunos com seus orientadores.    
Agronomia
Publicado em 13/03/2020 por Mauro Assi

CORONAVÍRUS UNIFIPA: FAKE NEWS

A UNIFIPA informa que a nota que está circulando informando sobre caso de Coronavírus na instituição é Fake News. Nota semelhante está sendo postada com nomes de outras instituições de ensino.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 13/03/2020 por Marcella Milani

SÍNDROME DE DOWN: UNIFIPA REALIZA CAMPANHA NA APAE DE CATANDUVA

            Com o slogan “Não deixe ninguém para trás”, a UNIFIPA realizou a campanha Cromossomo do Amor na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Catanduva neste dia 10 de março. Foram desenvolvidas atividades de aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, peso, estatura, glicemia, reflexos neurológicos e atividades culturais e esportivas com cerca de 120 alunos presentes naquela instituição.             “O objetivo da ação é lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, e promover a inclusão, além das atividades de extensão dos cursos de Medicina, Biomedicina e Educação Física”, destacou a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Nilce Barril, ressaltando que “a UNIFIPA é única instituição do Noroeste Paulista que realiza o evento na APAE para comemorar a data e isso acontece há mais de 15 anos”.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO DNA: UNIFIPA MINISTRA TREINAMENTO PARA ALUNOS INGRESSANTES

               Neste dia 11 de março, às 17h00, a Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti ministrou aula sobre DNA e paternidade para os 12 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Biomedicina da UNIFIPA que participarão do Projeto DNA em 2020. Em seguida, no Laboratório de Enfermagem, a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maristela Magri, realizou o treinamento prático com os alunos, com orientações sobre coleta de material biológico para o exame de DNA.             De acordo com a Profa. Maristela, o treinamento teve o objetivo de preparar os acadêmicos para a coleta do material biológico, de modo a seguir as normas de biossegurança com relação ao destino adequado ao resíduo gerado durante a coleta, oferecer a eles formação em saúde pautada no princípio de responsabilidade social, imergindo na problemática social relativa aos direitos civis relacionados à paternidade, e estimular a formação com conhecimento e preparo para atuação no mercado de trabalho.             A Profa. Maristela informa, ainda, que o Projeto Institucional DNA da UNIFIPA iniciou suas atividades a partir da inauguração, em 24 de julho de 2015, da Unidade Descentralizada das Perícias de DNA, que está alocada no CEJUSC. “As coletas ocorrem uma vez por mês e o material biológico é enviado ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para realização do exame”, acrescenta ela. “Os cidadãos podem buscar o serviço de coleta de DNA, para confirmar ou negar paternidade, através da via judicial, por meio de um advogado que ingressará com ação judicial (processual) indo até a Defensoria Pública/OAB para nomeação de advogado ou constituindo advogado particular; também podem buscar o CEJUSC Pré-Processual”, finaliza Profa. Maristela.    
Enfermagem
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO VALORES DA FUNDAÇÃO NA UNIFIPA

             O projeto Valores da Fundação, simbolizado por uma abelha, foi iniciado no dia 18 de outubro de 2019 na UNIFIPA, com o objetivo de disseminar os valores da Fundação entre todos os funcionários e homenagear os que se destacam no cumprimento deles.                  Quem recebe a mascote escolhe outro funcionário que se destaca pelo cumprimento de algum dos sete valores da Fundação Padre Albino que são comprometimento, empreendedorismo, profissionalismo, respeito, sustentação do histórico, trabalho em equipe e transparência. O funcionário que recebe escreve os valores do próximo destinatário que, após ler, coloca no pote de mel que acompanha a mascote. Ela deve circular por todos os setores da Unidade.             Na UNIFIPA receberam e repassaram a “abelhinha” os seguintes funcionários: Cristiane V.S.P. de Oliveira para Janaina R. Huck Janaina R. Huck para Sonia da S. Estevo Sonia da S. Estevo para Vanessa C. M. da Silva Vanessa C. M. da Silva para Helena Ribeiro Souza Helena Ribeiro Souza para Ariane H. Yoshikawa Ariane H. Yoshikawa para Luciene Dias Machado Luciene Dias Machado para Rosinei de L.M. de Paula Rosinei de L.M. de Paula para Marli Nascimento Gama Marli Nascimento Gama para Elcilene F. Hernandes Elcilene F. Hernandes para Luciano Carlos Santana Luciano Carlos Santana para Maria de Lourdes Barbato Maria de Lourdes Barbato para Maria Angela G. Lahr Maria Angela G. Lahr para Marisa Centurion Stuchi Marisa Centurion Stuchi para Márcia Aparecida Vieira Márcia Aparecida Vieira para Adriana Borges Rodrigues Adriana Borges Rodrigues para Josiane Ap. Zambon Josiane Ap. Zambon para Adriana Bernucci Adriana Bernucci para Elizabeth Ap. D. Vaqueiro Elizabeth Ap. D. Vaqueiro para Maira Luiza M. Spina Maira Luiza M. Spina para Flávia Lima Fávero Flávia Lima Fávero para Mauro Assi, funcionário da Coordenadoria Geral da Fundação. Foto: A abelha, mascote do projeto.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/03/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA TEM 30 BOLSAS PARCIAIS DE ESTUDOS EM NEW YORK

            O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA informa que estão abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany, para alunos de São Paulo. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade, ao aluno, de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).             Segundo a coordenação do Núcleo, Profa. Dra. Giovana Vidotti, neste momento são oferecidos os seguintes programas: Strategic Thinking; Marketing & Value Management; Corporate Financial Management; Competitive Project Management. “Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação e dois contatos com executivos locais, sendo uma visita a empresa e uma visita opcional à ONU New York”, informou ela. Para alunos que desejam desenvolver-se apenas no idioma inglês, a universidade disponibiliza o programa Business English – First Lessons, voltado para o inglês para negócios.             Os cursos têm as seguintes características: duração de três semanas em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral; idioma integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível a partir de intermediário para os demais programas; requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em New York. Há 30 bolsas disponíveis para a UNIFIPA. Neste momento as solicitações de bolsa são para julho de 2020 e janeiro e julho de 2021 e 2022.             Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail international@unifipa.com.br O prazo termina no dia 22 de março e serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/03/2020 por Mauro Assi

DIREITO DO CONSUMIDOR, 30 ANOS, UMA REALIDADE EFICAZ

Nesta sexta-feira, 13 de março, serão realizadas as Jornadas Jurídicas do curso de Direito da UNIFIPA com o tema "Direito do Consumidor: 30 anos" e a participação de profissionais de renome na área, como o promotor de justiça do Ministério Público de Catanduva e mestre em Direito, Dr. André Luiz Nogueira da Cunha, que fará a abertura do evento, a partir das 19h30, no Campus São Francisco. As jornadas contarão com a participação da advogada Dra. Maria Inês Dolci, especialista em Business Law pela Coral Glabes University (EUA) e integrante da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, e do promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dr. Sidney Rosa da Silva Junior, doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha) e diretor da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. O Dr. André Nogueira da Cunha ressaltou que o consumidor deve ficar atento às publicidades enganosas e aos golpes que são muito comuns na internet. “O cidadão comum conhece os seus direitos e deve sempre procurar orientação nos meios de proteção do consumidor e levar a reclamação adiante”, lembrando que o consumidor tem prazo de sete dias para “arrependimento” caso o produto apresente defeito ou o serviço prestado não seja equivalente ao oferecido.  Um dos pontos destacados pelo promotor nas alterações realizadas na lei ao longo dos 30 anos está a inversão do ônus da prova, que ”permite ao consumidor ajuizar ação sem prova, cabendo ao fornecedor provar que está certo”, uma vez que nem sempre o consumidor tem como provar sua queixa. Para isso deve procurar os órgãos e associações que representam a classe, sendo que a primeira, local,  deve ser o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), que em Catanduva está localizado na Prefeitura. Para Dr. André, a iniciativa da UNIFIPA é extraordinária. “O curso de Direito da UNIFIPA está muito à frente de outras faculdades e um dos fatores é por ter a disciplina de Defesa do Direito do Consumidor e, principalmente,  por sempre que possível promover eventos como este, que têm foco significativo”, ressaltou, lembrando a importância dos alunos de Direito sempre buscarem o novo, escolherem áreas ainda pouco exploradas para se destacarem.  As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Campus São Francisco, Rua Seminário, 281, ou pelo telefone 3311 4800. As jornadas são uma realização do curso de Direito da UNIFIPA, OAB Catanduva e Ministério Público de Catanduva.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 10/03/2020 por Marcella Milani

TROTE SOLIDÁRIO DA MEDICINA BENEFICIARÁ 120 FAMÍLIAS

             O Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA promoveu, no dia 07 de março, o Trote Solidário, com arrecadação de alimentos, roupas, calçados, brinquedos e livros. Com os itens arrecadados, os alunos montaram 120 cestas que beneficiarão o equivalente em famílias. A atividade teve o objetivo de manter uma tradição, que é o trote, com cunho solidário, além da integração entre os alunos, que saíram do Campus Sede para a coleta dos itens, casa a casa, em cerca de 27 bairros de Catanduva.             Cerca de 170 alunos participaram do Trote Solidário, que irá beneficiar famílias carentes selecionadas por setores da Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Catanduva.      
Medicina
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

PEDAGOGIA PROMOVE IX SEMANA DE INTEGRAÇÃO

      O curso de Pedagogia da UNIFIPA encerrou a IX Semana de Integração 2020 com a temática “#PedagogosUnifipaQueLutem” na sexta-feira, 06 de março, com confraternização no Complexo Esportivo do Campus Sede, buscando a integração entre o “ser” professor, “ser” resiliente e o enfrentamento de novos desafios na profissão sem perder o humor, garantindo o sucesso da escolha profissional. O evento contou com mesa de comidas e bebidas típicas, baile de fantasias e o encerramento da Gincana Cultural, Social e Solidária, que coletou gelatinas que serão doadas ao Hospital de Câncer de Catanduva.             A semana foi realizada nos dias 02 e 06 de março e teve atividades lúdicas, culturais e sociais, tais como brincadeiras, sarau, teatro e piquenique. Os alunos foram os protagonistas, ficando responsáveis pela organização do espaço e atividades.             O objetivo da Semana foi a integração e retenção dos novos alunos. “É sabido que o aluno ingressante muitas vezes abandona o curso superior por não se sentir adaptado ao novo espaço acadêmico e o nosso intuito é aprofundar os laços de amizade e fraternidade, proporcionando momento de integração entre calouros, veteranos e professores e com isso potencializar a troca de experiências e diálogo entre pessoas e saberes”, disse a Profa. Dra. Silene Fontana, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA.    
Pedagogia
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

DIA DA MULHER: ENFERMAGEM REALIZA ATIVIDADE NO CONJUNTO ESPORTIVO

           O curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Saúde Coletiva (LSC), promoveu atividade de Educação em Saúde pelo Dia Internacional da Mulher no último dia 05 de março no Conjunto Esportivo João Crippa, em Catanduva, direcionada às mulheres frequentadoras daquele equipamento público. Cinco alunos, orientados pela Profa. Aline Fiori dos Santos Feltrin, realizaram aferição de pressão arterial, de medidas antropométricas e Índice de Massa Corporal e deram orientações de saúde.               No período foram atendidas 30 pessoas, sendo 27 mulheres e 03 homens, e o resultado final apontou com IMC normal, 05 pessoas, 16,5%; com IMC acima do peso, 12 pessoas, 40%; com IMC obesidade 1, 06 pessoas, 20%; com IMC obesidade 2, 02 pessoas, 7%. Dessas pessoas, ainda, portadoras de HAS (hipertensão arterial), 20, 66,6%; portadoras de DM (diabetes mellitus), 05 pessoas, 16,6%, e sem patologias crônicas, 09 pessoas, 30%.    
Enfermagem
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO VALORES DA FUNDAÇÃO CHEGA À COORDENADORIA

           O projeto Valores da Fundação, simbolizado por uma abelha e iniciado no dia 18 de outubro de 2019 na UNIFIPA, chegou à Coordenadoria Geral com a entrega, no dia 14 de fevereiro, da mascote pela secretária da reitoria, Flávia Fávero, ao assessor de imprensa Mauro Assi, que a entregou para a coordenadora administrativa da secretaria da Fundação, Célia Marilda Francisqueti Casarini. Marilda entregou ao assessor jurídico Dr. Nélson Gomes Hespanha, que passou para Vânia Regina Catóia Garcia,coordenadora financeira. O objetivo do projeto é disseminar os valores da Fundação entre todos os funcionários e assim homenagear os que se destacam no cumprimento deles.             Quem receber a mascote deve escolher outro funcionário que se destaque pelo cumprimento de algum dos sete valores da Fundação Padre Albino que são comprometimento, empreendedorismo, profissionalismo, respeito, sustentação do histórico, trabalho em equipe e transparência. O funcionário que receber escreve os valores do próximo destinatário que, após ler, coloca no pote de mel que acompanha a mascote. Ela deve circular por todos os setores da Coordenadoria.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 09/03/2020 por Mauro Assi

TERCEIRA IDADE PROMOVE AULA INAUGURAL

            O projeto Terceira Idade do curso de Educação Física da UNIFIPA promoveu sua aula inaugural no dia 03 de março, com a presença da pró-reitora acadêmica e de graduação, Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, que falou sobre os cursos e atividades de extensão do Centro Universitário, da coordenadora do projeto, Prof. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, e dos docentes Prof. Esp. José Cione Neto e Prof. Me. Marcus Seixas, que deram as boas-vindas e ministraram aula de ginástica adaptada para as integrantes do projeto.             As inscrições para o projeto continuam abertas e podem ser feitas as terças e quintas-feiras, a partir das 14 horas, na Sala A1 do Campus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema (Hospital Emílio Carlos). As atividades socioculturais e esportivas são voltadas para adultos e idosos.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/03/2020 por Mauro Assi

ALUNOS DE ENFERMAGEM ORIENTAM SOBRE CORONAVÍRUS EM ESCOLA ESTADUAL

          Os alunos do curso de Enfermagem da UNIFIPA Diego Henrique de Souza, Karen Romanini e Maria Emília de Almeida Aniquiarico orientaram estudantes da Escola Estadual Vitorino Pereira no dia 21 de fevereiro. Com a supervisão da Profa. Vanessa M. B. Schiesari, as orientações foram sobre doenças respiratórias com ênfase no Coronavírus.             A ação integra as atividades de extensão do curso, bem como a atuação do enfermeiro na promoção de saúde mediante o mercado de trabalho.    
Enfermagem
Publicado em 05/03/2020 por Mauro Assi

BIOMEDICINA PROMOVE PALESTRAS DE ATUALIZAÇÃO PARA EGRESSOS

            O curso de Biomedicina da UNIFIPA promoverá palestras de atualização para egressos do curso, com o objetivo de integrar os ex-alunos ao Centro Universitário e atualizá-los sobre assuntos da profissão.             As atividades fazem parte do Programa de Aprimoramento de Egressos (PAE) e acontecem no dia 20 de março com o tema Bioquímica Geral e Clínica pelo docente Prof. Dr. Lucas de Azevedo; no dia 3 de abril com o tema Patologia Geral e Genética pelo professor Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves e a biomédica Carol Infante e no dia 17 de abril com o tema Histologia: Teoria e Prática pelo Prof. Mairto Geromel.             As palestras acontecem das 19h às 22h, no Campus Sede da UNIFIPA, e as inscrições, no valor de R$ 10, podem ser feitas pelo 17 9-9625-2246 ou na Secretaria Geral. O evento contará com coffee break.   Foto: O I Encontro de Egressos foi realizado em março de 2019.      
Biomedicina
Publicado em 05/03/2020 por Mauro Assi

EGRESSO DA EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFIPA VAI TRABALHAR EM PORTUGAL

            O egresso do curso de Educação Física da UNIFIPA Leandro de Sá, graduado em 2018, conseguiu equivalência em Portugal e poderá trabalhar como Profissional de Educação Física no país. A equivalência foi concedida pela Universidade de Lisboa reconhecendo o grau de Licenciado em Ciências do Desporto, Maior em Educação Física, Menor em Treino Desportivo, pela Faculdade de Motricidade Humana daquela universidade.             Ao informar o Prof. Ddo. Igor Augusto Braz, coordenador do curso, Leandro agradeceu a oportunidade que o curso lhe ofereceu e disse que a UNIFIPA foi elogiada pela banca examinadora de Lisboa. Além disso, relatou que seu processo de equivalência foi um dentre os poucos aprovados por aquela Instituição. Igor ressaltou que este "é mais um indicativo da qualidade e excelência do curso". As inscrições para o Vestibular Agendado da UNIFIPA seguem abertas até o dia 07 próximo. Foto: Leandro de Sá em Lisboa.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

LINHA DO TEMPO DE PADRE ALBINO NO PORTAL DA FUNDAÇÃO

             A vida e obra de Padre Albino, resumidas em Linha do Tempo, estão disponíveis no portal da Fundação Padre Albino, acessível através do endereço http://www.fundacaopadrealbino.org.br, na parte inferior direita.             A linha do tempo começa em 1882 com o nascimento de Albino Alves da Cunha e Silva em Portugal, passando por sua chegada a Catanduva, em 1918, suas obras, seu falecimento, em 1973, e a continuidade de seu trabalho, através dos membros do Conselho de Curadores, até 2019, com a inauguração do Serviço de Radioterapia.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

NOVOS MÉDICOS RESIDENTES INICIAM ATENDIMENTO NO HPA E HEC

         De 02 a 04 de março foram recepcionados os novos 70 médicos residentes do Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA/FAMECA que vão atuar nos hospitais Padre Albino (HPA) e Emílio Carlos (HEC).             No primeiro dia os residentes foram apresentados ao regimento da COREME (Comissão de Residência Médica) pelo seu coordenador, Dr. Eduardo Marques, e aos projetos PROADI – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, pela enfermeira Maria Cláudia Piccolo Barbosa; Lean nas Emergências, pelo diretor técnico do Hospital Padre Albino (HPA), Dr. Luís Fernando Colla; Certificação Selo Amigo do Idoso, pela enfermeira Aline Pereira, e Certificação Selo Amigo da Criança, pela enfermeira Aline de Poli. Ao final participaram de tour pelos hospitais.             No segundo dia de integração foram apresentados aos formulários institucionais, ao Projeto de Humanização, pelo enfermeiro Jefferson Cavalganti, orientados sobre Comunicações de más notícias, pela médica Mariana Ramires, e Conceitos gerais sobre a segurança da informação, com o supervisor de T.I., Diego Morroni,  além de aula prática sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), pelo diretor técnico do HPA, Dr. Luís Fernando Colla, e Declaração de Óbito (DO), atestado e documentação médica, pelo Dr. Emil Tannous Elias.             Já no dia 4 de março, os novos residentes foram orientados sobre Segurança do Paciente, pela enfermeira Ana Laura R. Flores; sobre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, pelo infectologista Arlindo Schiesari; Aspectos jurídicos relacionados à atividade médica, pelo advogado Márcio Zerbinatti; Alta Qualificada, pelos enfermeiros Leandro Martins e Vanessa Gila; Agência Transfusional, pela enfermeira Débora P. Ribas Diniz; Hotelaria, pela enfermeira Juliana Fachin; Assistência Farmacêutica, pelos farmacêuticos Lívia M. E. S. Stopa e Belmiro Morgado, e sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Rodrigo Manzoni.             Dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Acre, os residentes foram selecionados em processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) e vão integrar as residências de Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Anestesia, Radiologia, Cirurgia Plástica, Psiquiatria e Medicina de Família e por meio de processo seletivo institucional para atuarem em Medicina Intensiva Adulta, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatologia.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO FARMÁCIA VIVA UNIFIPA VAI PRODUZIR PLANTAS MEDICINAIS PARA A POPULAÇÃO

         O Projeto Farmácia Viva do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, desenvolvido pelos cursos de Biomedicina, Farmácia e Engenharia Agronômica, visa fornecer à população informações e acesso correto às plantas medicinais, através da criação do horto (cultivo), processamento (secagem e fragmentação) e elaboração das formas farmacêuticas previstas no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e no RENISUS (Lista de Plantas Medicinais do SUS).             Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, o projeto da UNIFIPA foi inspirado no projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir dos ideais do Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos de promover a assistência social farmacoterapeutica às comunidades, baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).             “As espécies selecionadas a partir do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira e do RENISUS serão cultivadas (mudas ou sementes) no Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA, em parceria com o curso de Agronomia, onde serão realizadas também as etapas de secagem e fragmentação das plantas, obtendo-se as drogas vegetais. Em seguida, as drogas vegetais e os extratos obtidos serão analisados nos laboratórios Multidisciplinares I e II e de Microbiologia da UNIFIPA, de acordo com a RDC 18/2013, que estabelece as Boas Práticas em Farmácias Vivas, em parceria com a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia e Liga Acadêmica de Farmácia. Após, serão elaboradas as formulações fitoterápicas de acordo com o Formulário Nacional e de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (tinturas, extratos glicólicos, xaropes, cremes, géis e pomadas) e com as dosagens estabelecidas no Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira pelo Curso de Farmácia”, explicou Profa. Andreia.             O Horto de Plantas Medicinais da UNIFIPA está em processo de implantação, por meio da parceria dos cursos com o curso de Engenharia Agronômica. O local já está em processo de construção ao lado da Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais (UDPE) no Campus Sede, onde está sendo feito o Jardim de Plantas Medicinais e o Horto de Plantas Medicinais, respectivamente.  
AgronomiaBiomedicinaFarmácia
Publicado em 03/03/2020 por Mauro Assi

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM FRANCÊS NA BÉLGICA

              O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA informa sobre oferta de bolsa para cursos de aperfeiçoamento em francês para um estudante brasileiro. Esses cursos são ministrados na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) durante o verão, de 17 de julho a 07 de agosto de 2020.             Os interessados podem obter mais informações com a Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidoti, coordenadora do Núcleo, através do e-mail international@unifipa.com.br ou pelo ramal 3361.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/03/2020 por Mauro Assi

PROJETO TERCEIRA IDADE INICIA ATIVIDADES NESTA TERÇA-FEIRA

            O Projeto Terceira Idade, do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA, inicia as atividades de 2020 nesta terça-feira, 03 de março, na Sala A1 do Campus Sede. O projeto, que tem por objetivo a integração sociocultural, busca estimular a qualidade de vida e o bem-estar por meio de palestras, dinâmicas e atividades físicas.             Voltado para adultos e idosos, as inscrições podem ser feitas no local. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 14h00,  no Campus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema (Hospital Emílio Carlos).  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 02/03/2020 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PADRE ALBINO INICIA INTEGRAÇÃO DE MÉDICOS RESIDENTES

              Neste dia 02 de março, os hospitais da Fundação Padre Albino (FPA), Padre Albino e Emílio Carlos, iniciaram a integração dos Médicos Residentes do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA), com recepção no Anfiteatro Padre Albino, a partir das 8h00.             Os novos Residentes foram apresentados ao Regimento da COREME (Comissão de Residência Médica) pelo seu coordenador, Dr. Eduardo Marques, e aos projetos PROADI – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, pela enfermeira Maria Cláudia Piccolo Barbosa; Lean nas Emergências, pelo diretor técnico do HPA, Dr. Luís Fernando Colla; Certificação Selo Amigo do Idoso, pela enfermeira Aline Pereira, e Certificação Selo Amigo da Criança, pela enfermeira Aline de Poli. Ao final os novos médicos residentes participaram de tour pelo HEC e HPA.             A programação da integração terá continuidade nesta terça e quarta-feira (3 e 4 de março) com profissionais de diferentes áreas da Fundação Padre Albino, que abordarão temáticas variadas sobre o funcionamento dos hospitais.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 02/03/2020 por Mauro Assi

CURSO DE INFORMÁTICA GRÁTIS ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS

            O curso de Administração da UNIFIPA está com matrículas abertas para o ABC da Informática, dirigido a adultos e idosos. As aulas serão ministradas todas as terças-feiras, das 8 às 10 horas, a partir de 03 de março, no Campus São Francisco, na Rua Seminário 281, São Francisco. A carga horária do curso, gratuito, é de 32 horas.             O objetivo é proporcionar aos idosos o conhecimento básico de softwares, aplicativos e navegação na Internet, através de aulas no laboratório de informática e estimular a pesquisa de fontes de informações digitais, na busca de novos conhecimentos.             Mais informações pelo fone 17 – 3311-4800.
Administração
Publicado em 28/02/2020 por Mauro Assi

TRABALHO DO CURSO DE MEDICINA SERÁ APRESENTADO EM CONGRESSO EM PARIS

            Dra. Eliana acredita que em função desta publicação foi chamada para, até agora, três eventos internacionais - em Singapura, Barcelona e Paris. Ela informou que esse trabalho foi uma iniciação científica, que começou em 2015 e foi finalizada em 2020, com o aceite para publicação nessa famosa revista americana em setembro de 2019 e publicado na edição de janeiro passado.             A docente do curso de Medicina da UNIFIPA, Dra. Eliana Meire Melhado, foi convidada e aceitou ser virtual speaker no Congresso Europeu de Neurologia e Neurocirurgia que será realizado em Paris, França, dias 26 e 27 de março próximo. Ela vai ministrar aula sobre o tema Allodynia in Menstrually related Migraine, artigo publicado em janeiro deste ano na revista americana Headache.              “Não pude aceitar ir a nenhum dos três eventos, pois havia problemas de datas (ano letivo etc), custos e logística, até que o Congresso de Paris fez a proposta para que eu fosse virtual speaker; foi quando aceitei o desafio”, explica a neurologista. A palestra será exibida dia 27.             Realizado no curso de Medicina da UNIFIPA, o trabalho foi orientado por Dra. Eliana, com coautoria de acadêmicos e a colaboração de dois neurologistas brasileiros, Dr. Mário Peres e Dr. Arão Belintardo. Allodynia in Menstrually Related Migraine: Score Assessment by Allodynia Symptom Checklist (ASC-12) tem como autores Eliana Meire Melhado, PhD; Hýkaro Leonelli Thiers Rister, MD; Débora Renata Galego, MD;  Arão Belitardo de Oliveira, PhD; Isadora Abib Buttarello, MD; Inaê Silveira Belucio, MD;  Juliana Maria Oliveira Marcos, MD; Maria Luiza Tonhá Xavier, MD;  Mário Fernando Prieto Peres, MD, PhD. Foto: Dra. Eliana Melhado.
Medicina
Publicado em 27/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEBE INSCRIÇÕES PARA SEU VESTIBULAR AGENDADO 2020 ATÉ 07/03

            A UNIFIPA está com inscrições abertas, gratuitas, até o dia 07 de março, para o Vestibular Agendado 2020 para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia.             O candidato poderá agendar a prova digital presencial através do 0800-772-5393 escolhendo o dia e horário. O candidato terá acesso ao resultado no mesmo dia, em até duas horas após a prova, acessando o site www.vestibularonline.com.br e também através de seu e-mail.             A diretora de Educação da Fundação Padre Albino, Cristiane Oliveira, disse que o candidato que aproveitar esta chance também deve conhecer a política de descontos da UNIFIPA.                        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/02/2020 por Mauro Assi

EGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFIPA PASSA NO MESTRADO DA USP

                O egresso do curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA Sérgio Garcia Braga passou no mestrado na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP - USP). A linha de pesquisa será os “Aspectos biodinâmicos da atividade física e do esporte”, com orientação do Prof. PhD. Ricardo Augusto Barbieri.             Sérgio Garcia Braga é graduado em Educação Física - Bacharelado e pós-graduado em “Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva” na UNIFIPA.   Pós-graduação             A UNIFIPA está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, sem taxa de matrícula. As aulas iniciam-se em março. Informações pelo telefone 0800 772 5393.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 20/02/2020 por Mauro Assi

SALA EXTRA DIVULGA LISTA DOS APROVADOS EM 2020

              O cursinho pré-vestibular “Sala Extra”, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA), divulgou a lista dos aprovados no vestibulinho 2020. A prova aconteceu no dia 15 de fevereiro, às 14 horas, na UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, em Catanduva.             A lista dos aprovados está disponível no Instagram do Sala Extra, no @salaextracursinho, e no site da UNIFIPA  no link http://www.webfipa.net/facfipa/salaextra/. A matrícula da 1ª chamada será nos dias 17 e 18 de Fevereiro, das 19 às 21h, na sala de aula A7  na UNIFIPA. No ato da matrícula o candidato deverá ter em mãos o original e uma cópia (xerox) dos seguintes documentos: RG e CPF;  comprovante de matrícula do Ensino Médio, se o candidato estiver cursando, ou Certificado de Conclusão, se já concluiu, e os candidatos que tenham bolsa integral em escola particular deverão apresentar no dia da matricula documento comprovando a mesma.    
Medicina
Publicado em 17/02/2020 por Mauro Assi

380 CANDIDATOS DISPUTAM AS VAGAS DO CURSINHO SALA EXTRA

         O cursinho pré-vestibular “Sala Extra”, desenvolvido pelos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA/FAMECA), recebeu 380 inscrições para o processo seletivo. A prova será neste sábado (15), às 14 horas, na UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, e os candidatos disputarão as 40 vagas oferecidas. A relação é de 9,5 inscritos por vaga.               A prova terá 60 questões, distribuídas entre Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Português e Inglês, com duração de três horas.   
Medicina
Publicado em 14/02/2020 por Mauro Assi

GABARITOS INDICAM QUE ALUNOS DO 5º ANO DO DIREITO DEVEM SER APROVADOS NO EXAME DA OAB

             O coordenador do curso de Direito da UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, informou que no último domingo (09/02) alguns alunos do 5º ano daquele curso submeteram-se à prova da OAB. “É importante destacar que são alunos que iniciaram agora o 5º ano e, portanto, ainda têm um ano para terminar o curso”, ressaltou Rossi.               O Prof. Rossi explicou também que quando se referiu a alguns deles terem se submetido à prova disse “porque nenhum deles está obrigado a candidatar-se agora ao exame, até porque, como disse anteriormente, eles ainda têm um ano de curso pela frente para encerrarem os seus estudos e daí, sim, estarem compromissados à prova da OAB”. No entanto, continua ele, mesmo assim esses alunos, incentivados pelo curso, candidataram-se à prova.               “Além da preparação já ministrada nas aulas curriculares, fizemos, com eles, preparativos especiais para a prova, supervisionados pela Profa. Ivana Mussi, realizados do dia 1º de fevereiro até o dia 08, véspera da prova”, acrescentou o coordenador.               Embora ainda não tenha sido divulgado o resultado oficial, pelos dados colhidos através de gabaritos extraoficiais, Dr. Luís Rossi apurou que 27 alunos foram aprovados. Para ele, isso “representa resultado altamente positivo, considerando que eles ainda estão começando a cursar o último ano de faculdade e sequer tiveram contato com algumas das matérias exigidas na prova da OAB”, finalizou, satisfeito.   Foto: Os alunos que prestaram o exame da OAB.  
Direito
Publicado em 13/02/2020 por Mauro Assi

PEDAGOGIA REALIZA O III ENCONTRO PIBID E III MOSTRA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS

             O curso de Pedagogia da UNIFIPA realizou o III Encontro PIBID ((Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a III Mostra Práticas Pedagógicas Exitosas, com abertura no dia 6 de fevereiro, na Sala de Ginástica e Lutas do Complexo Esportivo da UNIFIPA, e no dia 7 no Anfiteatro Padre Albino.               No dia 6 os alunos da EMEF Prof. Santos Aguiar apresentaram mini sarau baseado nas obras de Cecília Meirelles e Vinicius de Moraes. A programação do dia 7 contou com as crianças do Jardim I da EMEI Profa. Marisa Aparecida Vera Dervelan, que representaram as músicas “A Linda Rosa Juvenil” e “Cuida de Mim”, contação de história com o artista Rafael Jorda, do Núcleo Condão, e apresentação do musical O Rato, do grupo Palavra Cantada, pelas estagiárias do PIBID.               De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA, Profa. Dra. Silene Fontana, o PIBID é um programa em parceria entre a UNIFIPA e a Secretaria Municipal de Educação, que incentiva e valoriza o magistério e aprimora o processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Sua principal finalidade é possibilitar a criação de espaço de formação diferenciada, pois dá oportunidades para a troca de experiências entre discentes - futuros profissionais e profissionais experientes. Nosso Projeto Institucional visa a iniciação à docência, com a formação de docentes capacitados para atuação em escolas públicas. As atividades realizadas tiveram como objetivo inovar e adequar as metodologias de ensino na alfabetização. Eventos como esse estreitam e fortalecem os laços de nossa comunidade educacional no âmbito de todo o sistema”, ressaltou a coordenadora.               No dia 6 de fevereiro participaram do encontro a pró-reitora Acadêmica e de Graduação, Maria Cláudia Parro, representando o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, as supervisoras do PIBID Profa. Ana Maria de Souza Ruiz, Profa. Eloisa Machado Gabas Duarte e Profa. Patrícia Leão, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana, a coordenadora do Instituto das Ciências da Saúde, Profa. Dra. Terezinha Soares Biscegli, a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes, o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Prof. Dr. Igor Augusto Braz, a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, a Profa. Aurélia Gomes dos Santos Ribeiro e a secretária municipal de Educação, Profa. Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.               Já no dia 7 a solenidade teve a participação do reitor da UNIFIPA, Dr. Nélson Jimenes, da dirigente Regional do Ensino, Profa. Luciana Bianchin Lopes Pereira, da supervisora do PIBID, Profa. Patrícia Leão Santos, e do diretor da EMEI Profa. Marisa Aparecida Vera Dervelan, Prof. Everton Benavente.      
Pedagogia
Publicado em 12/02/2020 por Mauro Assi

UNIFIPA NOMEIA PRÓ-REITORA ACADÊMICA E DE GRADUAÇÃO E COORDENADORA DO CURSO DE ENFERMAGEM

          O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, nomeou a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso de Enfermagem, para o cargo de pró-reitora acadêmica e de graduação, e a Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem.             A Profa. Maria Cláudia é Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina de Rio Preto/FAMERP em 1997, com Aprimoramento em Enfermagem em Nefrologia (1999), Enfermagem do Trabalho (2003) e Especialização em Enfermagem Pediátrica (2005), todas pela FAMERP, Mestrado em Enfermagem Fundamental (2008) e Doutorado em Ciências da Saúde (2013) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP, além de Especialização em Educação Permanente em Saúde em Movimento (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).             Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Informática e Enfermagem (NEPIEn), cadastrado no CNPq, Profa. Maria Cláudia também é membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIFIPA), membro da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES) do Noroeste Paulista da DRS-XV São José do Rio Preto, desde 2014, e membro do Comitê Gestor da UNIFIPA nos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) no município de Catanduva (2016- 2017).  Profa. Luciana Paes              A nova coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA é Enfermeira graduada pela Fundação Educacional de Fernandópolis em 2002, com especialização em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/FAMERP (2004), mestrado em Enfermagem pelo Programa de pós-graduação da FAMERP (2017) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR.             Integrante do Grupo de Estudos no Cuidado Interdisciplinar à Saúde da Mulher/UFSCar, Profa. Luciana tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica. Atuou nos hospitais da Fundação Padre Albino durante 16 anos, foi coordenadora da Maternidade do Hospital Padre Albino e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem dos hospitais. Desde 2015 exerce atividades docentes na UNIFIPA, em aulas teóricas e práticas. Foi presidente da Liga Materno Infantil do curso de Enfermagem. Fotos: Profa. Dra. Maria Cláudia e Profa. Me. Luciana.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 12/02/2020 por Mauro Assi

ENFERMAGEM REALIZA O III ENCONTRO DE LIGAS

          No dia 05 de fevereiro, o curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou o III Encontro de Extensão Científica das Ligas de Enfermagem (EDECE) no Anfiteatro Padre Albino, com a participação de alunos, egressos e comunidade. O encontro teve a participação da Liga de Enfermagem e Semiologia, Liga de Curativos, Liga de Enfermagem Materno/Infantil, Liga de Práticas Integradas, Liga de Segurança do Paciente, Liga de Saúde Coletiva e Projeto DNA.             O objetivo foi divulgar os trabalhos sociais de extensão que contribuíram para a produção científica dos alunos. “Além da divulgação das atividades de extensão científica das ligas acadêmicas, o encontro fez parte da recepção dos alunos ingressantes. Egressos do curso de 2019 receberam  os alunos ingressantes, compartilhando suas experiências exitosas na aprovação em concursos e inserção no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Luciana Braz de Oliveira Paes.             Participaram do EDECE as egressas  Adriani Izabel de Souza Moraes, Victória Larissa dos Santos e Tais Vaz, formadas em 2019, que já estão no mercado de trabalho e no encontro contaram suas experiências exitosas.    
Enfermagem
Publicado em 11/02/2020 por Mauro Assi
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA