ALUNOS DO COLÉGIO RESSURREIÇÃO VISITAM A UNIFIPA

           Mais de 70 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Ressurreição participaram da Visita guiada UNIFIPA. De 13 a 16 de agosto, os estudantes conheceram as estruturas dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia Agronômica, Enfermagem, Farmácia e Medicina.             Os alunos foram conduzidos pelos coordenadores e docentes dos cursos, que explicaram e mostraram a infraestrutura de cada curso durante a visita pelos Campi Sede e São Francisco.             As escolas interessadas em conhecer a UNIFIPA poderão agendar visitas pelo telefone 17 3311-3328, falar com a Adriana, ou pelo e-mail atendimento@unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/08/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA REALIZA XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO

          O Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA) realizará, nos dias 03 e 04 de outubro, o XI Congresso de Iniciação Científica e o X Workshop de Pós-Graduação, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC). Os trabalhos devem ser inscritos até 13 de setembro e ouvintes até dia 23.             No dia 03 de outubro haverá palestra com o diretor de inovação da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do SEMESP, Fábio Reis. No dia 4 serão apresentados os trabalhos científicos e o Projeto Discentes da UNIFIPA.             As inscrições deverão ser feitas através do site www.unifipa.com.br/cic ao custo de R$ 25, via boleto bancário. Mais informações pelo telefone 0800 772 5393.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/08/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO DIREITO APRESENTAM TRABALHO EM ENCONTRO DE PESQUISA

            Os alunos do curso de Direito da UNIFIPA Ana Júlia Buniak Pinto, Isabela Baptista Olívio e Matheus Mendes Marques acompanhados da Profa. Ana Paula Polacchini de Oliveira participaram do IX EPED - Encontro de Pesquisa Empírica do Direito para expor o trabalho “Democracia e cidadania: Sistema Único de Assistência Social como direito social e política pública - Rede SUAS e efetividade no GT 30 - Estado, Direito e Políticas Públicas”. O trabalho apresentado pelos alunos é fruto das atividades do projeto intitulado com o mesmo nome.              O IX EPED foi realizado de 05 a 09 de agosto em Osasco/SP, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promovido pela REED - Rede de Estudos Empíricos em Direito e tem se consolidado como importante evento para debate e construção da pesquisa empírica em Direito no Brasil.                
Direito
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

168 ESTUDANTES PARTICIPAM DO VII WORKSHOP FAMECA

          O 7º Workshop da FAMECA, realizado neste sábado, dia 17, reuniu 168 alunos entre 15 e 21 anos no Campus Sede da UNIFIPA. Ao todo, 130 alunos do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA do 1º ao 3º anos organizaram o evento que aconteceu das 8 às 18h30 em diversos laboratórios e salas do campus. Os participantes tiveram aulas de Patologia, Semiologia, Anatomia, Neuroanatomia, Urgências, Primeiros Socorros, Nós e Suturas, Talas e Gessos, Histologia e Embriologia.             O workshop acontece desde 2013 com o objetivo de mostrar, de forma prática, aos estudantes em idade de vestibular, a estrutura pedagógica do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA e tirar dúvidas para quem deseja prestar vestibular de Medicina. “É considerado um dos melhores workshops de Medicina do Estado de São Paulo", ressaltou o diretor de Ligas e Extensões do Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER), Daniel Spior Barrionuevo. Também participaram da organização o diretor de Liga e Extensões, Nicolas Joseph Della Matta, a presidente do CAER, Lia Rolim, o vice-presidente, João Lucas Fontes, e o diretor de Marketing, Guilherme Guimarães. “O evento foi um sucesso. Vale ressaltar o apoio do Prof. Dr. Ricardo Gonsaga e do próprio coordenador de curso, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, que sem eles não poderíamos ter realizado o worskshop”, agradeceu Daniel.  
Medicina
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

SEMANA EXALTA A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

            Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, o Hospital Padre Albino e a Prefeitura de Catanduva realizaram atividades sobre a importância da amamentação, com a participação de mais de 200 pessoas nos eventos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no III Simpósio de Amamentação. De 14 a 16 de agosto, nos CRAS do Nosso Teto, Bom Pastor, Juca Pedro e Imperial, os alunos do curso de Enfermagem orientaram gestantes e agentes comunitários de saúde quanto à abordagem e preparo no apoio ao aleitamento materno e conscientização sobre a importância da doação de leite humano.             No dia 15, no Anfiteatro Padre Albino, no III Simpósio de Amamentação, sob o tema “O empoderamento da mulher e de suas famílias”, as palestrantes foram a Profa. Dra. Denise Gonzales Stellutti de Faria, enfermeira obstetra da Fundação Padre Albino e docente da UNIFIPA, que falou sobre as “Estratégias intra-hospitalares para incentivo e manutenção do aleitamento materno – IHAC”, e a Profa. Dra. Sandra Regina de Godoy, enfermeira obstetra do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto e docente da Fundação Educacional de Fernandópolis e Universidade Brasil de Fernandópolis, sobre “Empoderando mães e pais para o sucesso da amamentação”.             De acordo com a coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem Materno Infantil, Profa. Ma. Luciana Braz, incentivar a amamentação é um mecanismo para salvar vidas de mães e bebês. “Mundialmente, apenas 40% de todos os bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente e apenas 45% continuam sendo amamentados até os 24 meses. Sendo assim, aumentar a taxas de amamentação ajudará a evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano, o que justifica a importância da amamentação”, explicou a docente.    
Enfermagem
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO NA UNIFIPA

            No dia 14 de agosto, das 19 às 21h30, a Liga de Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da UNIFIPA, em parceira com a Secretaria de Saúde de Catanduva, realizou, no Campus Sede, atualização e vacinação contra sarampo em alunos e funcionários. Participaram da ação a Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos Feltrin e a Profa. Ma. Ana Paula de Vecchi Correa e as alunas Victoria, Adriani, Letícia e Isabela. A ação deve-se ao fato do Estado de São Paulo ter registrado aumento no número de casos da doença.             “O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que havia sido considerada erradicada até 2016. No final de 2018 foram registrados casos da doença, o que serviu de alerta para a Saúde Pública. A prevenção do sarampo se dá através da vacina tríplice viral e é de extrema importância que toda a população esteja com as vacinas em dia, principalmente crianças, adultos maiores de 20 anos, imunodeprimidos e gestantes”, explicou a Profa. Ma. Aline Feltrin.    
Enfermagem
Publicado em 19/08/2019 por Mauro Assi

CURSO DE FARMÁCIA MINISTRA PALESTRA SOBRE COSMÉTICOS E DERMOCOSMÉTICOS PARA A TERCEIRA IDADE

       No dia 06 de agosto último, alunas do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre cosméticos e dermocosméticos para alunas do projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA.             As futuras farmacêuticas falaram sobre a importância da hidratação da pele do idoso, principalmente no inverno, onde o clima é frio e seco, e explicaram a forma correta de usar dermocosméticos, com ênfase nos protetores solares. No final todas as alunas do projeto receberam kit com amostras grátis de hidratante e sabonete firmador para o rosto e foi sorteado um brinde (difusor de ambiente e sabonete líquido) gentilmente cedido por farmácia de manipulação local.    
Farmácia
Publicado em 17/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Agronomia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Forragicultura  Pastagem Requisito obrigatório: Graduação em Agronomia, Zootécnia ou Veterinária. Pós graduação em ciências agrárias com conhecimento nas disciplinas com processos e manejos de animais de interesse zootécnico.                                              Titulação mínima: Especialista                                                              Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 15 a 19 de Agosto de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. A)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. B)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II; Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP C)     TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 14 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Agronomia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Informática Aplicada Requisito obrigatório: Pós graduação em agronomia ou ciências biológicas com conhecimento em Informática aplicada em programas computacionais na área de Ciências agrárias ou  correlatas.  Conhecimento técnico em programas que auxiliem o aluno em agricultura de precisão e Sistemas de informações geográficas, SIG e correlação com ambiente de produção agrícola (adubação, fertilidade, entomologia e fitopatologia).                                                           Titulação mínima: Especialista                                                        Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 15 a 19 de Agosto de 2019                                                                      Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA. Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 14 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Agronomia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Máquinas e Mecanização Agrícola Requisito obrigatório: Especialista ou pós graduando em ciências agrárias com conhecimento  em Máquinas e mecanização agrícola e culturas de interesse econômico.                                                  Titulação mínima: Especialista                                                            Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 15 a 19 de Agosto de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 14 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Agronomia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Química e Fertilidade do Solo Requisito obrigatório: Especialista ou pós graduando em ciências agrárias com conhecimento em Química e Fertilidade do solo e culturas de interesse econômico. Experiência em empresas do ramo de fertilizantes e multinacionais agrícolas.                                                                       Titulação mínima: Especialista                                                     Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 15 a 19 de Agosto de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. A)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. B)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II; Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP C)     TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 14 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Agronomia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Sistemática Vegetal Requisito obrigatório: Pós graduação em ciências agrárias com conhecimento em Botânica e Sistema vegetal e disciplinas correlatas em ciências agrárias.  Conhecimento teórico-prático em morfologia de plantas, sistemática vegetal e botânica das espécies cultivadas ( olericultura, medicinais, florestais e afins) de interesse econômico e ambiental.                                                                                          Titulação mínima: Especialista                                                             Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 15 a 19 de Agosto de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. A)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I- Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. B)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II; Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP C)     TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 14 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA UNIFIPA

            No dia 7 de agosto, 340 professores da Rede Municipal de Ensino de Catanduva participaram da capacitação “Conhecer para aplicar” realizada pelo curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA. Os professores tiveram atividades das 7h30 às 17h00 no Complexo Esportivo e sala de informática do Campus Sede.             Toda a capacitação girou em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Profa. Ma. Luciana de Carvalho Leite coordenou as atividades no laboratório de informática, com estrutura de um planejamento de aula, e o Prof. Me. Fernando Varoto ministrou o curso “Traços, sons, cores e formas”.      
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

3º ANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA VENCE O INTERCLASSES 2019

              O 3º ano do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA venceu os Jogos Interclasses 2019 realizados de 05 a 09 de agosto no Complexo Esportivo. Com 106 pontos, os alunos conquistaram o bicampeonato da disputa. Em segundo lugar ficou o 2º ano, com 67 pontos, e em terceiro o 1º ano, com 57 pontos.             Os alunos disputaram as modalidades de futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, apresentação artística, dama, xadrez, tênis de mesa e orientação. Na prova solidária foram arrecadados 230 sabonetes, 120 pastas de dente e 180 rolos de papel higiênico, doados ao Recanto Monsenhor Albino.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO DIREITO ASSISTEM PALESTRA SOBRE O MUNICÍPIO VERDE E AZUL

            No dia 07 de agosto, os alunos do 5º ano do curso de Direito da UNIFIPA assistiram a palestra ministrada pelo diretor da Secretaria do Meio Ambiente de Catanduva, José Maurício Braga, sobre o Programa Município Verde e Azul.             O Município Verde e Azul monitora diversas atividades do município, tais como coleta seletiva, estação de tratamento de esgoto, qualidade da água, áreas de preservação ambiental, dentre outras. A atividade apresentou a aplicação prática da legislação ambiental como complemento do conteúdo da matéria Direito Ambiental.             De acordo com a Profa. Ma. Beatriz Trigo,  o convidado apresentou os diversos programas e incentivos de preservação do meio ambiente promovidos pelo município, como o programa "Adote uma praça" e "Adote uma árvore". “O palestrante também falou sobre a competência de fiscalização, tanto do município quanto do Estado, denúncias, animais silvestres, maus tratos de animais, poda drástica”, explicou a professora.    
Direito
Publicado em 15/08/2019 por Mauro Assi

DOCENTE DE MEDICINA PARTICIPA DO 1º SIMPÓSIO DE FLEBOLOGIA

           Nos dias 02 e 03 de agosto, o Prof. Dr. Murillo Couto, docente do curso de Medicina da UNIFIPA, participou do 1º Simpósio de Flebologia (SIMPLEBO) no Teatro Municipal Paulo Moura (antiga Swift), em São José do Rio Preto. O docente ministrou a palestra “Desafios no tratamento da trombose venosa profunda em pacientes do SUS”. A médica residente Renata Buraschi Antunes apresentou “Relato de caso: trombose venosa profunda associada a esteroides anabolizantes”, no módulo “Caso Desafio”.               De acordo com o Prof. Dr. Murillo Couto, a Flebologia constitui um ramo da cirurgia vascular que está em franca expansão, com diversas opções disponíveis para o tratamento das patologias venosas.               Também estiveram presentes no simpósio os alunos da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Angiologia, que apresentaram relato de caso no módulo “pôster”, sob orientações do Prof. Dr. Murillo e do Dr. Gabriel Geromel.  
Medicina
Publicado em 13/08/2019 por Mauro Assi

VII WORKSHOP FAMECA ACONTECE NESTE SÁBADO (17)

         A sétima edição do Workshop do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA acontece neste sábado, dia 17, no Campus Sede, na Rua dos Estudantes, 225. O workshop é direcionado para estudantes do último ano do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares e serão oferecidas aulas nas áreas de Patologia, Semiologia, Anatomia, Neuroanatomia, Urgências, Primeiros Socorros, Nós e Suturas, Talas e Gesos, Histologia e Embriologia.             Os participantes serão divididos em seis turmas nas cores, azul, amarela, verde, vermelha, laranja e roxa, que terão aulas das 8h00 às 18h40 em diversos laboratórios e salas do Câmpus Sede da UNIFIPA.  
Medicina
Publicado em 13/08/2019 por Mauro Assi

VII JORNADA DE INFECTOLOGIA SERÁ REALIZADA NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 14

          A VII Jornada de Infectologia, promovida pela Liga de Infectologia do curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA, será realizada nesta quarta-feira, 14 de agosto, a partir das 19h30, no Anfiteatro Padre Albino. A jornada é direcionada para alunos, profissionais médicos e interessados da área de saúde.               No encontro serão ministradas as palestras “Aspectos Epidemiológicos e Etiopatogenia", pelo Dr. Ricardo Santaella Rosa, infectologista; “Diagnósticos Clínico e Laboratorial", pelo Dr. Manoel de Souza Neto, neurologista, e “Condutas Terapêutica e Profilática”, pelo Dr. Arlindo Schiesari Júnior, infectologista.  
Medicina
Publicado em 13/08/2019 por Mauro Assi

FPA PROMOVE A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Com o tema “Empoderar mães e pais para o sucesso da amamentação”, a Fundação Padre Albino, por meio do Hospital Padre Albino e da UNIFIPA, em parceria com a Prefeitura de Catanduva, realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 13 a 16 de agosto.   A programação tem início com orientações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos dias 13 no CRAS Nosso Teto, 14 no CRAS Bom Pastor, 15 no CRAS Juca Pedro e 16 no CRAS Imperial, às 9h.    No dia 15 acontece o III Simpósio de Amamentação para graduandos e profissionais da área da saúde, no Anfiteatro Padre Albino, às 19h30. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local. No simpósio serão debatidos os temas “Estratégias intra-hospitalares para incentivo e manutenção do aleitamento materno - IHAC”, com a Profa. Dra. Denise Gonzales Stellutti de Faria, e “Empoderando mães e pais para o sucesso da amamentação”, com a Profa. Dra. Sandra Regina de Godoy. Amamentar é doar amor. Participe!
Hospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 09/08/2019 por Marcella Milani

GRUPO REFLEXIVO DO 6º ANO DE MEDICINA TEM PALESTRA SOBRE A PROFISSÃO APÓS A GRADUAÇÃO

         No dia 1º de agosto, a consultora estratégica e empresarial Cecília Negrini ministrou palestra para os alunos do 6º ano de Medicina da UNIFIPA/FAMECA sobre a importância do planejamento estratégico após a graduação. 47 alunos participaram da palestra em sala no Campus Sede da UNIFIPA. Ao final, a palestrante sorteou 15 exemplares do livro "O Poder do Óbvio", do qual é coautora.             Durante a palestra a consultora explicou que a preparação dos futuros médicos se faz necessária antes mesmo da formação universitária. Para ela, entender quais são e como resolver os problemas de seus pacientes são conceitos fundamentais para que se faça um atendimento assertivo e de qualidade. “A busca pela qualidade na formação não só científica, mas com elevados padrões morais e éticos, é a base para que se obtenha, como produto final, um bom médico, que atenda seus pacientes com alto padrão profissional e com elevado grau de resolutividade para a prevenção e cura das doenças, ao mesmo tempo não perdendo a empatia que rege a relação médico/paciente”, ressaltou Cecília.    
Medicina
Publicado em 09/08/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Pedagogia, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS Requisito obrigatório: Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação ou na área específica de Libras ou Educação Inclusiva – AEE                    Titulação mínima: Mestrado                                                                Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 09 a 13 de agosto de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Luana. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 07 de Agosto de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/08/2019 por Mauro Assi

LIGA DE CIRURGIA VASCULAR E ANGIOLOGIA DA MEDICINA UNIFIPA REALIZA O SEU TERCEIRO SIMPÓSIO

                A Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia da UNIFIPA/FAMECA realiza nos dias 12 e 13 de agosto, no Anfiteatro Padre Albino, a partir 19 horas, o III Simpósio de Cirurgia Vascular e Angiologia, direcionado para profissionais e estudantes de Medicina. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/iii-simposio-de-cirurgia-vascular-e-angiologia-tickets-62993610585.             No dia 12, a abertura será feita pelo Prof. Dr. Murillo Antonio Couto, presidente da Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia e responsável pelo Serviço de Cirurgia Vascular da UNIFIPA/FAMECA. Na sequência, palestra com o Prof. Dr. Vinicius Adami Vayego Fornazari, radiologista intervencionista em cirurgia endovascular e doutor em Radiologia Clínica, com o tema “Radiologia intervencionista e cirurgia endovascular".             No dia 13, a palestra será do Prof. Dr. Adilson Ferraz Paschôa, cirurgião vascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, com o tema "Tromboembolismo venoso: limites e desafios". Mesa redonda com Prof. Dr. Adilson Ferraz Paschôa, Porf. Dr. Ayder Vivi, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti e Prof. Dr. Murillo Couto encerra o simpósio.  
Medicina
Publicado em 07/08/2019 por Mauro Assi

COM DISCURSO EMOCIONADO, UNIFIPA FORMA SUA 5ª TURMA DE PEDAGOGIA

            No dia 24 de julho, a UNIFIPA realizou a solenidade de formatura da 5ª turma do curso de Pedagogia no Maison Ge-Vera. Em noite emocionada, a turma com 41 alunas, só formada por mulheres, recebeu o nome de Profa. Esp. Zélia de Oliveira Pantaleão.               A coordenadora do curso, Profa. Dra. Silene Fontana, emocionou a todos os presentes em seu discurso, agradecendo e incentivando as alunas recém-formadas. Citando Platão disse que o amor é um processo de educação e que vê o amor como educação, pois amor e aprendizado andam juntos. “Na vida, depois da formatura, a história é outra. Não existe sucesso feito por um só; o nosso curso é a prova disto! Estamos cercados pelos melhores. Melhores dirigentes, melhores funcionários, melhores professores e, principalmente, as melhores alunas. Uma salva de palmas aos melhores!”, finalizou.               Participaram da solenidade o Prof. Laer Sérgio Dervelan, representando o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação Padre Albino, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante; a Sra. Cristiane Valéria da Silva Procópio de Oliveira, gestora da UNIFIPA, representando o magnífico reitor Dr. Nelson  Jimenes; a Profa. Luciana Bianchin Lopes Pereira, dirigente regional de ensino; a Profa. Esp. Gládis Aparecida Andaló  dos Santos, paraninfa da turma, a funcionária homenageada Marion Viana Pereira e as docentes do curso Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, Profa. Ma. Jéssica Maria dos Santos, Profa. Ma. Márcia Helena Magati Antonioli, Profa. Dra. Maria Sílvia Azarite Salomão e Profa. Dra. Maria Tereza de França Roland.    
Pedagogia
Publicado em 07/08/2019 por Mauro Assi

PROJETO "HÁ 100 ANOS PLANTANDO SOLIDARIEDADE” NOVAMENTE EMOCIONA PARTICIPANTES

                A Fundação Padre Albino deu sequência, no último sábado (03), às 9h30, no Complexo Esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio da UNIFIPA, ao projeto “Há cem anos plantando solidariedade”, evento integrante da programação dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva desenvolvida em 2018. Foram fixadas placas permanentes nas mudas de ipês plantadas, dando vida à obra “A árvore das lembranças”, de Britta Teckentrup, que eterniza as memórias através de árvores. O projeto, parceria entre os cursos de Engenharia Agronômica e Pedagogia da UNIFIPA, plantou 100 mudas da árvore símbolo de Catanduva no entorno do Hospital Emílio Carlos em memória a entes queridos e em homenagem aos cem anos da chegada de Padre Albino a Catanduva.             Coincidentemente ao dia 24 de outubro de 2018, quando foi realizado, uma manhã fria e um evento carregado de emoção marcaram esta segunda etapa do projeto, que teve a participação do coral Vozes da Pedagogia, acompanhado do tenor César Augusto da Silva e de Angélica Amêndola ao teclado.                 Além da colocação das novas placas, que receberam a bênção do Pe. Osvaldo Donizete da Silva, foi plantada, defronte ao Serviço de Radioterapia, uma muda da árvore Sumaúma, representando a obra de Padre Albino, pelo presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, pelo reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, e pelo presidente do Conselho de Administração, Dr. Antonio Hercules.             Ao final do evento os presentes receberam envelope ou coração com sementes de girassol e em seguida dirigiram-se ao seu respectivo ipê para colocação da placa permanente. Da solenidade participaram diretores, conselheiros, gestores dos departamentos mantidos pela Fundação, as pessoas que plantaram ipês e alunos bolsistas do Pibid e suas supervisoras, que auxiliaram na distribuição das placas.             A colunista social Iara do Carmo cobriu o evento e também homenageou um ente querido. Para ela, foi uma verdadeira manifestação de amor, que trouxe muitas lembranças agradáveis. “Emocionante em todos sentidos: nos discursos, nas apresentações musicais e até na colocação das placas. Muitas lágrimas correram durante o evento, tanto por parte das pessoas presentes como também dos palestrantes”. Muito emocionada, a voluntária Silene Favali disse que o evento foi “emocionante; único em minha vida”.  O livro O livro “A árvore das lembranças”, tema do projeto, celebra a vida e ajuda no resgate das lembranças das pessoas amadas. Conta a história da raposa, que levava uma vida longa e feliz na floresta, mas quando sentiu-se muito cansada entendeu que era hora de partir. Foi até seu cantinho favorito na clareira, olhou para sua adorada floresta pela última vez e deitou-se embaixo de uma árvore. Fechou os olhos, respirou fundo e caiu no sono para sempre. No final, a árvore acaba crescendo tanto, mas tanto, que virou um grande abrigo para todos os animais – e dá força para que todos sigam vivendo com a amiga sempre viva em seus corações.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 05/08/2019 por Mauro Assi

PROJETO YOGA DO NAP RETOMA AS ATIVIDADES

O projeto de Yoga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural/NAP/UNIFIPA retomou as atividades deste segundo semestre no dia 31 de julho. O encontro teve a participação da facilitadora de dinâmica de grupo Melissa Marin Morgante com seu filho Karu, de 8 anos, e participação de 20 pessoas, entre alunos e funcionários da UNIFIPA.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/08/2019 por Mauro Assi

SEGUNDA ETAPA DO PROJETO "HÁ 100 ANOS PLANTANDO SOLIDARIEDADE” ACONTECE NESTE SÁBADO

            A Fundação Padre Albino realiza neste sábado, 03 de agosto, às 9h30, no Complexo Esportivo da UNIFIPA, a segunda etapa do projeto “Há cem anos plantando solidariedade”, evento realizado na programação dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva. Na ocasião serão fixadas placas permanentes nas mudas de ipês plantadas, dando vida à obra de Britta Teckentrup, “A árvore das lembranças”, que eterniza as memórias através de árvores.               O projeto foi realizado no ano passado quando, por meio de parceria entre os cursos de Engenharia Agronômica e Pedagogia da UNIFIPA, 100 mudas da árvore que é símbolo de Catanduva foram plantadas no entorno do Hospital Emílio Carlos e fixadas placas provisórias com nomes de pessoas que já faleceram, representando a perpetuação dos entes e amigos queridos.               O evento acontece na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, no Câmpus Sede da UNIFIPA.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 30/07/2019 por Mauro Assi

ALUNAS APRESENTAM TRABALHO EM CONGRESSO

          As alunas Rafaella Baratta Colla e Ana Cláudia Scaraficci, do 2º ano do curso de Medicina da UNIFIPA, apresentaram no 11º Congresso Sul-brasileiro de Geriatria e Gerontologia, realizado de 25 a 27 de julho último, na cidade de Curitiba-PR, o trabalho “Abordagem interdisciplinar em paciente portadora da Síndrome de Werner: relato de caso”.               O trabalho foi realizado sob orientação da Profa. Dra. Nilce Barril e do Dr. Eduardo Marques.  
Medicina
Publicado em 30/07/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA DEFINE PROGRAMAÇÃO DOS 50 ANOS DA MEDICINA/FAMECA

            O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA divulgou a programação dos eventos comemorativos pelos 50 anos do curso de Medicina/FAMECA, que serão realizados em outubro próximo.               No dia 12 de outubro, a UNIFIPA/FAMECA ficará aberta para o ex-aluno visitar suas instalações a partir das 8h00, atividade denominada “Revivendo momentos”. Às 9h00 será enterrada a cápsula do tempo com o histórico da Fundação, do curso de Medicina/Fameca, do centenário do Padre Albino, jornais do dia, selo da festa de 50 anos, entre outros; às 10h00, plantio de 50 mudas de orquídeas em parceria com a Associação Orquidófila Catanduvense.               As comemorações serão encerradas com jantar comemorativo, a partir das 21h00, no Clube de Tênis Catanduva. Para aderir ao jantar os egressos devem acessar o link http://medicina.unifipa.com.br/19-jantar-da-medicina  História              O curso de Medicina/FAMECA da UNIFIPA nasceu dos ideais de Padre Albino. Preocupado com a promoção social, com a melhoria da condição de vida dos necessitados, especialmente dos doentes, conquistou o apoio da comunidade para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Catanduva, em 1920, hoje denominada Hospital Padre Albino.             Mais tarde, direcionando atenção à formação escolar do jovem da cidade e região, empenhou-se no processo de instalação de escolas, surgindo, aí, a Fundação Padre Albino, em 1968, a partir da transformação da Associação Beneficente de Catanduva, para ser a mantenedora das faculdades.             Neste mesmo ano, um grupo de pró-homens da comunidade, liderados pelo Padre Albino, iniciou os procedimentos para a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), autorizada a funcionar em 06 de junho de 1.969 pelo Conselho Federal de Educação. A faculdade foi instalada em prédio construído para ser hospital, na Rua Monte Aprazível, Vila Guzzo, onde hoje funciona o Colégio Catanduva. A primeira turma foi iniciada em 1970. No dia 01 de outubro de 1.974, antes mesmo de formar a sua primeira turma, a Faculdade de Medicina de Catanduva obteve seu reconhecimento oficial através do Decreto Federal nº. 74.630.             No final da década de 1970, o Hospital Emílio Carlos, destinado ao tratamento da tuberculose, foi desativado em função de mudanças ocorridas nas políticas de saúde pública do Brasil. A Fundação Padre Albino, em 1982, conseguiu do Governo Estadual a cessão do prédio, com cerca de 33.000 m2 de área construída. Em 1983, a FAMECA transferiu-se para o novo prédio e, dois anos mais tarde, iniciou-se a reativação do Hospital Emílio Carlos com a abertura dos ambulatórios de ensino e das enfermarias de clínicas. A partir de então, a Faculdade de Medicina de Catanduva passou a ter dois hospitais-escola – o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos.             Desde o seu reconhecimento, já graduou cerca de 2.766 médicos, alguns dos quais, atuam, hoje, como docentes da própria FAMECA.  
Medicina
Publicado em 26/07/2019 por Mauro Assi

NAP DA UNIFIPA DIVULGA CARTILHA NAMORO LEGAL

          O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP) da UNIFIPA, como forma de orientação e aconselhamento aos alunos da instituição, está divulgando a cartilha “Namoro Legal”,  lançada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).               O material assinado por Valéria Diez Scarance Fernandes, coordenadora do Núcleo de Gênero do MP-SP, foi lançado no mês de junho e o objetivo é orientar jovens a identificar comportamentos abusivos do companheiro. A cartilha traz dicas práticas de como perceber se uma relação está se tornando tóxica.               Segundo a responsável pelo NAP-Apoio Psicopedagógico, Profa. Esp.  Adriana Pagan Tonon, a cartilha traz dicas simples e práticas de como identificar este tipo de comportamento e o que fazer quando o namorado ou o crush é controlador. “Todas nós já ouvimos falar de relacionamentos abusivos, mas não é fácil saber se você está em um relacionamento assim. Quando percebe-se, a jovem  já está isolada da família e amigos, afastada dos estudos, do trabalho e sem amor próprio. É preciso ficar atenta”, ressaltou psicóloga.               A cartilha pode ser acessada no link http://unifipa.com.br/site/documentos/namorolegal.pdf  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/07/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DO 6º ANO DE MEDICINA PARTICIPAM DO CURSO ACLS

             Nos dias 20 e 21 de julho último, 42 alunos do 6º ano de Medicina da UNIFIPA participaram do curso ACLS (Advanced Cardiology Life Support), do português Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC), realizado na Unidade Didática de Pesquisas Experimentais (UDPE), no Campus Sede. O curso foi promovido pelo grupo Terzius, com instrutores certificados pela AHA (American Heart Association), e organizado pela aluna do 6º ano Inys Alexandra Simões de Oliveira.               Com carga horária de 16 horas, os alunos trabalharam com instrutores de SAVC da AHA para concluir a prática e o teste de habilidades do curso. Ao final, os participantes fizeram prova de múltipla escolha em sala de aula, quando receberam suas certificações pelo cartão de conclusão do Curso ACLS da American Heart Association, válido por dois anos.               No formato de curso ministrado por instrutores, os alunos participaram de simulações de situações clínicas e de estações de aprendizagem. “Por meio de instruções práticas e simulações de casos, este curso avançado foi destinado a ajudar os alunos a aperfeiçoarem suas habilidades no reconhecimento e na intervenção em caso de PCR, pós-PCR, arritmia aguda, AVC e síndromes coronárias agudas”, explicou Inys.  
Medicina
Publicado em 25/07/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA ABRE NESTA 4ª INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2020 DA MEDICINA-FAMECA

               O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebe a partir desta quarta-feira (24) inscrições para o Processo Seletivo Vestibular do curso de Medicina-FAMECA para 2020, sob responsabilidade da VUNESP. As inscrições prosseguem até 17/09/2019 e as provas serão aplicadas nos dias 12 e 13/10/2019. O resultado será divulgado no dia 06 de novembro e as matrículas para as 100 vagas oferecidas iniciadas no dia 08/11/2019.       As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa, por boleto bancário, em qualquer agência bancária. A taxa de inscrição é de R$ 350,00 e o manual do candidato estará disponível no site www.vunesp.com.br. Na inscrição, o candidato indica a cidade em que realizará as provas: Catanduva ou São Paulo.       Serviços de informações ficam disponíveis na UNIFIPA, pelo site www.unifipa.com.br, pelos telefones 0800-772-5393 e (17) 3311-3223, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e pelo e-mail secretariaacademica@unifipa.com.br; na VUNESP, pela Central de teleatendimento – DISQUE VUNESP (0xx11 3874-6300), das 8 às 18 horas, de segunda a sábado, exceto feriados.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 23/07/2019 por Mauro Assi

OPORTUNIDADE PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

             O Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA informou que a Universidade Tiradentes, por meio do Tiradentes Institute at UMass Boston, nos Estados Unidos, lançou o programa de curta duração Health Disparities, parte dos Programas de Saúde Global da FAUBAI - Brazilian Association for International Education.               A imersão acontecerá entre os dias 28.10.2019 e 01.11.2019, durante o período da manhã e tarde com aulas teóricas e visitas técnicas, respectivamente. As aulas serão ministradas em inglês por professores da University of Massachusetts Boston (UMass Boston), que são referência em suas áreas de especialidade. O público-alvo desses programas são estudantes e profissionais da área, que buscam aperfeiçoamento profissional/curricular no exterior.               A FAUBAI lançou dia 16 de julho último uma campanha em que o Tiradentes Insitute at UMass Boston cobrirá, por meio de 5 (cinco) bolsas de estudo, 50% do curso para estudantes da Universidade Tiradentes e estendeu a oportunidade para estudantes de IES parceiras, no caso a UNIFIPA, desde que a indicação venha por meio do Setor de Relações Internacionais e que o pagamento pelo interessado(a) seja realizado até 31.07.2019. A FAUBAI informou, ainda, que a sua coordenação de Relações Internacionais irá entrar em contato com o participante informando os procedimentos para ter acesso a oportunidade.               Os interessados em mais informações devem entrar em contato com o Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA através do email international@unifipa.com.br    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/07/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA FAZ AVALIAÇÃO FINAL DOS CURSOS DE NIVELAMENTO ACADÊMICO EM EAD

              No dia 6 de julho foi realizada a avaliação final dos cursos de nivelamento acadêmico em EaD,, promovido pela Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROEaD) do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA). Foram três cursos na modalidade semipresencial: Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação.               Os cursos de nivelamento tiveram encontros presenciais e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA/EaD UNIFIPA. Os encontros presenciais foram realizados nos dias 11 e 25 de maio, 15 de junho e 6 de julho no Laboratório de Informática III do Campus Sede.               De acordo com a pró-reitora de Educação a Distância, Profa. Dra. Maria Rita Braga, o objetivo do curso é permitir aos alunos o acesso a elementos  básicos e essenciais de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia da Informação e Comunicação.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/07/2019 por Mauro Assi

CIPAS DA FPA TOMAM POSSE

No dia 4 de julho as novas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Coordenadoria Geral da Fundação Padre Albino, Hospital Emílio Carlos e UNIFIPA tomaram posse para o ano de 2019 e as comissões eleitas no ano anterior se despediram de suas funções.   As CIPA’s dá Fundação Padre Albino têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Fundação Padre Albino
Publicado em 17/07/2019 por Marcella Milani

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Enfermagem, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Requisito obrigatório: Bacharelado em Enfermagem – Mestrado em Enfermagem e Especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Experiência na área.                                                                           Titulação mínima: Mestrado                                                                                               Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 16 a 18 de Julho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 15 de Julho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Direito, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Direito Privado, Direito Comercial e Direito Internacional Requisito obrigatório: Bacharelado em Direito – Pós graduação “Latu Sensu” na área de Direito Privado.                                                            Titulação mínima: Pós graduação “Latu Sensu”                                                                                     Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 16 a 18 de Julho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 15 de Julho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Direito, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: Processo Penal e Direito Penal Requisito obrigatório: Bacharelado em Direito – Pós graduação “Latu Sensu” na área de Direito Penal e Direito Público.                                Titulação mínima: Pós graduação “Latu Sensu”                                                                                     Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 16 a 18 de Julho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I-  Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória) . Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I) e entrevista (item II) , qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 15 de Julho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA INICIA INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR DA MEDICINA FAMECA DIA 24-07

              O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA antecipou o Processo Seletivo Vestibular do curso de Medicina-FAMECA para 2020, que continua sob responsabilidade da VUNESP. O período de inscrições será de 24/07 a 17/09/2019 e as provas nos dias 12 e 13/10/2019. O resultado divulgado no dia 06 de novembro e as matrículas para as 100 vagas oferecidas serão iniciadas no dia 08/11/2019.       As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa, por boleto bancário, em qualquer agência bancária. A taxa de inscrição é de R$ 350,00 e o manual do candidato estará disponível site www.vunesp.com.br. Na inscrição, o candidato indica a cidade em que realizará as provas: Catanduva ou São Paulo.       Serviços de informações ficam disponíveis no Centro Universitário Padre Albino, pelo site www.unifipa.com.br, pelos telefones 0800-772-5393 e (17) 3311-3223, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e pelo e-mail secretariaacademica@unifipa.com.br; na VUNESP, pela Central de teleatendimento – DISQUE VUNESP (0xx11 3874-6300), das 8 às 18 horas, de segunda a sábado, exceto feriados.  
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Biomedicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS   Disciplina: Farmacologia e Toxicologia e atendimento dos docentes no tratamento estatísticos nos projetos de pesquisa. Requisito obrigatório: Bacharelado Biomedicina ou Ciências Biológicas Titulação mínima: Pós graduação “Stricto Sensu” (Mestrado ou Doutorado) na área de Biociências.                                                                                    Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 16 a 18 de Julho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de duas fases: I- Análise de currículo (Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o  Pró-reitor de graduação. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I;   Local da Entrevista: UNIFIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 15 de Julho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 15/07/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE CATANDUVA

            A Câmara Municipal de Catanduva aprovou requerimento de Moção de Aplausos para a Liga Acadêmica de Enfermagem Materno-Infantil do curso de Enfermagem da UNIFIPA. A moção foi autoria do vereador Enfermeiro Ari, que elogiou o trabalho desenvolvido com as gestantes sobre a humanização dos cuidados com o recém-nascido.               De acordo com a coordenadora da Liga, Profa. Ma. Luciana Braz de Oliveira Paes, as atividades da Liga colaboram para a humanização e acolhimento da gestante no ciclo gravídico puerperal, promovendo orientações através de ações sociais. Com relação ao aluno, a professora ressalta que “a Liga proporciona a qualificação profissional na área para o desenvolvimento profissional dele”.  
Enfermagem
Publicado em 11/07/2019 por Mauro Assi

PEDAGOGIA DESENVOLVE PROJETO QUE RESGATA A CIRANDA DAS CANTIGAS E HISTÓRIAS

             Com previsão de retorno em agosto próximo, o curso de Pedagogia da UNIFIPA encerrou em junho, na Brinquedoteca, as atividades do 1º semestre do projeto de extensão “Ciranda das cantigas e histórias – um resgate cultural”, envolvendo alunos do 1º, 2º e 3º anos, com encontros aos sábados, mediados pela Profª Ma. Fabiana Fiorim Checconi.             Nos encontros realizados o projeto integrou a literatura infantil com as cantigas de roda e Oficinas. “Os alunos receberam orientações com relação à contação de história, o desenvolvimento e importância das cantigas de roda integradas à história e a oficina de arte como finalização da integração”, informou a professora.             Ainda segundo a Profa. Fabiana, nesse semestre foram trabalhadas as histórias “Jacaré, não!” e a cantiga de roda “Eu conheço um jacaré...”; A Casa Sonolenta e as cantigas de roda “Cachorrinho”;  “A Casa”; “A Pulga e o Percevejo”; e “A borboleta e a minhoca”. Para a professora, “a cantiga de roda é uma importante estratégia pedagógica e instrumento de aprendizagem, pois proporciona às crianças a interação aos aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, bem como a promoção de interação e comunicação social com o ato de brincar e se divertir. A criança aprende, se relaciona e descobre o mundo a sua volta”.      
Pedagogia
Publicado em 11/07/2019 por Mauro Assi

INFORMÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS ENTREGA 24 CERTIFICADOS NESTE 1º SEMESTRE

                No dia 25 junho último, o projeto de extensão Informática inclusiva para crianças, do curso de Administração da UNIFIPA, entregou certificados para 24 alunos da Escola São José. Esta foi a 20ª turma formada pelo projeto, coordenado pelo Prof. Me. Marcílio Antonio Bortolucci, coordenador de Extensão do curso de Administração, e ministrado Prof. Me. José Claudinei Cordeiro, com monitoria de José Renato Pereira.               “A atividade tem como objetivo o ensino básico em informática e entretenimento às crianças em período escolar, com idades entre 9 a 12 anos”, informou o Prof. Me. Marcílio Antonio Bortoluci.    
Administração
Publicado em 11/07/2019 por Mauro Assi

ABC DA INFORMÁTICA ENTREGA CERTIFICADOS

          O curso ABC da Informática, projeto social do curso de Administração da UNIFIPA, entregou certificados para 15 alunos neste dia 25 de junho. Esta foi a 33ª turma do curso, ministrado pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro.             Segundo o coordenador de Extensão do curso de Administração, Prof. Me. Marcílio Bortoluci, o objetivo é proporcionar aos idosos o conhecimento básico de softwares, aplicativos e navegação na Internet.             As inscrições para o segundo semestre estão abertas. Os interessados deverão procurar a secretaria do Câmpus São Francisco até o dia 06 de agosto. São oferecidas 30 vagas para adultos e idosos. As aulas são ministradas todas as terças-feiras das 13 às 15 horas.   
Administração
Publicado em 11/07/2019 por Mauro Assi

AME VENCE A III COPA PADRE ALBINO DE FUTSAL 2019

            O AME Catanduva venceu a III Copa Padre de Albino de Futsal 2019, organizada pelo curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA. A equipe jogou a final contra o time da UNIFIPA e venceu por 5x3, em partida no dia 4 de julho, no Complexo Esportivo da UNIFIPA, no Câmpus Sede. Quatro equipes participaram das disputas nos dias 02 e 04 de julho. Em terceiro lugar ficou a equipe Galáticos, que venceu a equipe do PAS por WO.               O organizador da Copa, Prof. Me. Marcus Seixas, comemorou o resultado e agradeceu a participação de todas equipes. “O resultado foi muito bom e queremos deixar aberto o convite para que outras equipes também participem da próxima Copa Padre Albino de Futsal no ano que vem”, disse o professor.    
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 10/07/2019 por Mauro Assi

GPS DA ALEGRIA ENCERRA ATIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE

          No dia 29 de junho, o projeto de extensão GPS (Grupo de Pedagogos Solidários) da Alegria do curso de Pedagogia da UNIFIPA encerrou as atividades do primeiro semestre com visita à Pediatria do Hospital Padre Albino (HPA). Durante o encontro, as alunas do 1º ano do curso que fazem parte do projeto contaram a história da Rapunzel e entregaram aventais confeccionados na Brinquedoteca da UNIFIPA. O projeto acontece desde 2012 e a partir deste ano tornou-se projeto permanente do curso.               O GPS da Alegria, mediado pela Profa. Esp. Dirce Aparecida Gimeniz, proporciona à criança momentos de sonho e magia no contato com os livros.    
Pedagogia
Publicado em 10/07/2019 por Mauro Assi

UNIFIPA É HABILITADA PARA APLICAR EXAMES CAMBRIDGE ENGLISH

            O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA está habilitado a aplicar os exames “Cambridge Assessment English”. A parceria foi assinada com o São Paulo Open Centre Ltda, Departamento de exames da Universidade de Cambridge e de Michigan Language Assessment para aplicar as provas no Brasil.   Os exames Cambridge Assessment English são líderes no mundo para a certificação de inglês de estudantes e professores. Os exames são caracterizados por comprometimento incessante com avaliações da maior qualidade e integridade, pelo reconhecimento das universidades, empregadores e órgãos oficiais em todo o mundo, bem como pela determinação e competência que garantem que as avaliações possuam impacto positivo em sala de aula e na sociedade.               De acordo com a Profª Drª Giovana Gonçalves Vidotti, responsável pelo Núcleo de Internacionalização, a UNIFIPA está apta a aplicar os exames, atendendo alunos, ex-alunos, pais, funcionários e comunidade externa. Todos os exames de Cambridge Assessment English estão alinhados com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) - norma internacional para descrever os níveis de conhecimento do idioma. Além disso, são também ferramenta externa e imparcial que confere prestígio e credibilidade aos que os aplicam e também às pessoas que os incorporam em seus currículos porque são reconhecidos no Brasil e internacionalmente por instituições de ensino e por empresas como comprovantes de conhecimento de inglês.                           Na região, a UNIFIPA é a única universidade/instituição de ensino superior habilitada. Os interessados em mais informações devem entrar em contato com o Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA através do email: international@unifipa.com.br  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/07/2019 por Mauro Assi

SESMT REALIZA TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO NO CÂMPUS SÃO FRANCISCO DA UNIFIPA

            O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Padre Albino realizou nos dias 27 e 28 de junho treinamento de Brigada de Incêndio com os colaboradores do Câmpus São Francisco da UNIFIPA. As atividades foram divididas em duas etapas: no dia 27, conteúdo teórico e prático de Prevenção e Combate a Incêndio com os instrutores Carlos Henrique Ornellas e Marília Cecília Diniz; no dia 28, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente Ana Lúcia dos Santos falou sobre Primeiros Socorros.               De acordo com a técnica de segurança do trabalho Marília Cecília Diniz, a brigada é composta por um grupo de pessoas treinado e capacitado dentro da empresa para realizar atendimento em situações de emergência. “No geral, as pessoas são treinadas para atuar na prevenção e combate de princípios de incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes”, explicou a técnica.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

ALUNOS DA 6ª SÉRIE PARTICIPAM DO EXAME OSCE

            No dia 03 de julho, nos ambulatórios  do Hospital Emílio Carlos (HEC), 64 alunos alunos da 6ª série do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do exame avaliatório com base no método internacional “Objective, Structured Clinical Examination (OSCE)”. O exame é uma prova prática com ambientes que simulam casos clínicos. Neste ano foram 11 estações simulando casos ligados à Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Pediatria.               O objetivo da prova é avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos diante das possíveis situações clínicas que enfrentarão após a graduação. O exame é parte das diversas ferramentas que o curso de Medicina da UNIFIPA utiliza durante o curso.               De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Marques, o exame OSCE permite colher amostras do desempenho do estudante em variedade de áreas e fazer o máximo uso do tempo disponível, de modo que tais áreas possam ser avaliadas de uma só vez. “As estações tinham duração de 4 minutos e 30 segundos cada, sendo que os 30 primeiros segundos foram utilizados para leitura das instruções afixadas na porta da sala. O professor responsável pela estação, ou alguém designado por ele, permaneceu dentro da sala com checklist que permitiu anotar o desempenho do aluno”, explicou o médico.  
Medicina
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

PROJETO ESTIMULA ALUNOS A LIDAR COM O MUNDO ATUAL E OS DESAFIOS DO FUTURO

                 O projeto de extensão do curso de Pedagogia UNIFIPA “O eu, o outro e o mundo”, desenvolvido no primeiro semestre de 2019, terá continuidade e voltará às atividades em agosto. O projeto é direcionado para os alunos do 3º e 4º anos do curso com o objetivo de estimular discussões e reflexões em torno dos conhecimentos e habilidades que jovens devem aprender para lidar com o mundo atual e os desafios do futuro.               De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana, a complexidade das transformações sociais, tecnológicas, ambientais e econômicas colocou essas habilidades em evidência e tornou seu desenvolvimento essencial para lidar com os desafios do século 21. “O projeto ajuda aos alunos em algumas das principais competências responsáveis pela estruturação do projeto de vida dos estudantes que são criatividade, pensamento crítico, comunicação, colaboração, atenção plena, curiosidade, coragem, resiliência, ética, liderança e metacognição”, frisou a coordenadora.  
Pedagogia
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

PROJETO ABORDA A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

                O projeto de extensão “Ler, Contar, Encantar e PrograAmar” do curso de Pedagogia da UNIFIPA retoma as atividades em agosto. Ministrado pela Profa. Ma. Márcia Helena Magati Antonioli, o projeto tem como objetivo articular a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especificamente o computador e internet, como recurso técnico e instrumental para todas as áreas do conhecimento, ampliando o significado da utilização das mídias e equipamentos como ferramentas no desenvolvimento de ideias e atividades pedagógicas. O projeto tem a participação dos alunos do 2º ano do curso.               Durante o primeiro semestre foram realizados encontros mensais no Laboratório de Informática da UNIFIPA, onde os alunos receberam orientações teóricas e práticas sobre a utilização das TIC para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares coletivas que favoreçam o lúdico e a criatividade, proporcionando organizar, construir e compartilhar conhecimentos.               “Ao utilizar os aplicativos no Processo Ensino-Aprendizagem, os principais objetivos são melhorar a aprendizagem por meio da computação em nuvem; fornecer aos estudantes experiências de aprendizagem contínuas e atualizadas através do arquivamento em nuvem; promover a facilidade à aprendizagem individualizada, através da mobilidade, flexibilidade e ubiquidade, benefícios proporcionados pelos aplicativos”, explicou a professora Márcia Antonioli.  
Pedagogia
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

PROJETO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

           Ministrado pela Profa. Esp. Dirce Aparecida Gimeniz, o projeto de extensão “Brinquedoteca: jogos e brincadeiras no contexto escolar” do curso de Pedagogia da UNIFIPA, desenvolvido no 1º semestre na Casa da Criança Sinharinha Netto, encerrou suas atividades no dia 28 de junho, retornando no mês de agosto.             O projeto tem o objetivo de possibilitar aos alunos e professores das escolas participantes vivências e experiências educativas com a utilização de brinquedos, atividades recreativas e cooperativas como ferramenta pedagógica. Os encontros são mensais, orientados e realizados com professor do curso de Pedagogia e alunos participantes. Os participantes do projeto recebem orientações teóricas e práticas com relação à utilização de brinquedos produzidos na Brinquedoteca por alunos do curso de Pedagogia, que serão selecionados e utilizados de maneira dinâmica e criativa. “Momentos de ludicidades e interação são proporcionados às crianças de 02 a 05 anos e onze meses nos encontros”, ressaltou a Profª Dirce.    
Pedagogia
Publicado em 04/07/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA ARRECADOU 1590 LITROS DE LEITE E MAIS DE R$ 1 MIL NO III DESAFIO CULTURAL

         A coordenadora do curso de Biomedicina da UNIFIPA, Profª Drª Ana Paula Girol, entregou neste dia 11 de julho ao presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, os R$ 1.300,00 arrecadados no III Desafio Cultural realizado de 25 a 27 de junho, no Câmpus Sede. Os 1.590 litros de leite foram doados ao Hospital do Câncer de Catanduva (HCC) e aos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos.               Dr. Amarante agradeceu a Profª Ana Paula e aos alunos que participaram e se empenharam neste III Desafio, assim como pediu a continuidade do evento, muito importante no processo de divulgação e captação de recursos para o HCC.               O primeiro lugar do Desafio ficou para o 4º ano do curso, a Equipe Vermelha. A Equipe Verde, de alunos do 1º ano, venceu as provas de arrecadação. O Desafio promoveu a solidariedade, integração e aquisição de conhecimento para os alunos. “Este é um evento que estimula a solidariedade, aprendizagem e trabalho em equipe. O resultado foi muito positivo”, disse a Profa. Dra. Ana Paula Girol.      
Biomedicina
Publicado em 03/07/2019 por Mauro Assi

PROJETO TERCEIRA IDADE REALIZOU SUA TRADICIONAL FESTA JUNINA

             O Projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura realizou no dia 27 de junho sua tradicional festa junina, com a participação de 60 pessoas, entre alunas do projeto e colaboradores da UNIFIPA. Durante a festa, para encerrar as atividades do primeiro semestre, as alunas dançaram a quadrilha e com doces típicos confraternizaram-se ao som de muita música. A decoração da festa foi toda preparada pelas alunas.               De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Ma. Luciana Cione Basto, o encontro foi momento de muita alegria e descontração. “Esta festa encerra nossas atividades neste semestre e abre o período de férias das nossas alunas, lembrando que as aulas recomeçam no dia 1º de agosto”, frisou a professora.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 28/06/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA PROMOVERÁ CURSO DE CÉLULAS-TRONCO E MEDICINA REGENERATIVA

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, em parceria com o Laboratório de Criogenia RCrio, de Campinas/SP, promoverá nos dias 30 e 31 de julho próximo curso sobre “Células-tronco e Medicina Regenerativa” para professores, alunos e técnicos da Fundação Padre Albino. As atividades presenciais, com carga horária total de 12 horas, serão ministradas pelo cirurgião-dentista, fundador e diretor presidente da R-Crio e membro da Sociedade Internacional de Estudos com Células-Tronco, Dr. José Ricardo Muniz. De acordo com a docente da UNIFIPA, Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, o curso oferecerá 30 vagas, ao valor de R$ 195,00, parcelados em até duas vezes. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede da instituição, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema – Catanduva, SP.  
Biomedicina
Publicado em 28/06/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA PROMOVERÁ EM AGOSTO CURSO DE CÉLULAS-TRONCO E MEDICINA REGENERATIVA

O curso de Biomedicina da UNIFIPA, em parceria com Laboratório de Criogenia RCrio, de Campinas/SP, oferecerá no segundo semestre deste ano curso sobre “Células-tronco e medicina regenerativa” para professores, alunos e técnicos da área da saúde. As aulas da disciplina optativa semipresencial serão iniciadas em agosto e terão duração de seis meses, com a primeira aula presencial (8h) na UNIFIPA, última presencial (6h) na infraestrutura da R-Crio e as demais no modelo EaD – Ensino a Distância. Com turma de 30 alunos e mensalidade de apenas R$ 50,00, totalizando R$ 300,00 ao final, a programação do curso contará com aulas em Bases Celulares e Moleculares da Regeneração; Pesquisa e desenvolvimento; Células-tronco e engenharia do genoma; Principais usos das células-tronco na medicina; Engenharia tecidual e biomateriais e Ética e assuntos regulatórios. A pré-inscrição deve ser feita na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede da UNIFIPA.  
Biomedicina
Publicado em 28/06/2019 por Mauro Assi

PROJETO DNA ATENDE 98 PESSOAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

           No primeiro semestre deste ano, 31 famílias (98 pessoas) foram atendidas pelo Projeto de Investigação de Paternidade por meio da coleta descentralizada de DNA em Catanduva, promovido pelo Fórum da comarca em parceria com os cursos de Enfermagem e Direito da UNIFIPA. O projeto, que conta com a colaboração e participação de alunos e professores do Centro Universitário Padre Albino e convênio com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC, possibilitou atendimento à população de 14 cidades - Catanduva, Santa Adélia, Catiguá, Taquaritinga, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Jaboticabal, Itajobi, Rio Preto, Sales, Urupês, Marapoama, Bebedouro.   As atividades jurídicas dos atendimentos às famílias convocadas, como triagem, entrevistas e registros foram realizadas no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania) do município por estudantes do curso de Direito. Já a coleta de material biológico para investigação parental das 98 pessoas foi feita pelas alunas do curso de Enfermagem, supervisionadas por professora.               Docente da UNIFIPA e supervisora do projeto, a Profª Dra. Maristela Aparecida Magri celebra os resultados obtidos. “De fevereiro a junho sete acadêmicas de Enfermagem participaram do projeto. A coleta do material biológico para o exame de DNA com a finalidade de confirmação de paternidade e espolio tem sido de grande importância para as pessoas de Catanduva e região, pois acontece próximo das residências delas, trazendo conforto e comodidade”, ressalta. E finaliza acrescentando que “o momento da coleta, na maioria das vezes, é constrangedor, pois expõe a intimidade e sentimentos das pessoas envolvidas. Estamos no projeto desde 2015 e temos contribuído para que este momento seja conduzido da melhor maneira possível, com profissionalismo e respeito com os envolvidos”, finaliza Maristela Magri.   Para outras informações e atendimento jurídico basta entrar em contato com a Defensoria Pública/OAB Catanduva pelos telefones (17) 3523-3005 / (17) 3523-4828.            
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 27/06/2019 por Mauro Assi

REPRESENTANTE DO GOVERNO CHINÊS NO BRASIL OFERECE CURSOS DE LONGA E CURTA DURAÇÃO

                 O Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil-China (CIECBC), representante do Governo Chinês no Brasil, está oferecendo diversas oportunidades de intercâmbio para a China, tanto para mandarim quando para cultura de longa e curta duração (15 dias, 30 dias, 6 meses, 1 ano), incluindo cursos de medicina chinesa e acupuntura.           De acordo com a Profa. Dra. Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti,  coordenadora do Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA, o CIECBC tem como objetivo criar oportunidades que promovem relações econômicas e comerciais entre o Brasil e a China, estendendo-se a vários âmbitos diferentes, como também o governamental e cultural.               Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA através do email international@unifipa.com.br    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/06/2019 por Mauro Assi

RÚSSIA PROPÕE INTERCAMBIO UNIVERSITÁRIO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

Com 25 vagas ao Brasil, o projeto deve oferecer aulas em cinco matérias para graduandos e mestrandos.   A Universidade Federal do Extremo Oriente (FEFU), localizada na cidade de Vladivostok, na Rússia, apresentou no início de junho último proposta de intercâmbio universitário para estudantes do Brasil em 2020.  Ao todo, 100 universitários oriundos do BRICS - Brasil, China, Índia e África do Sul, sendo 25 por país, cursariam matéria na instituição russa durante o primeiro semestre. A iniciativa pretende reforçar os canais de cooperação educacional e científica entre o Brasil e Rússia, além dos demais países membros do agrupamento.   O plano apresentado na Embaixada brasileira, em Moscou, pela vice-reitora de assuntos internacionais da Universidade, Profa. Victoria Panova, visa oferecer cinco disciplinas no intercâmbio: Relações Internacionais (nível de bacharelado) e Política, Economia e Segurança da Rússia na Ásia-Pacífico (mestrado); Medicina Geral (bacharelado ou especialização médica) e Tratamento de Doenças Crônicas (mestrado); Segurança Cibernética e Internet das Coisas (mestrado); Negócios Internacionais e Gestão de Projetos (mestrado) e Economia e gestão ambientais (mestrado).   Segundo a vice-reitora, o intercâmbio universitário seria destinado para alunos matriculados em cursos de bacharelado (terceiro ano) ou de mestrado (primeiro ano) correspondentes às disciplinas ofertadas, com nível intermediário-avançado de fluência em inglês. Além disso, a instituição russa arcaria com os custos de estadia dos intercambistas, incluindo passagens aéreas e alojamento em dormitórios.   Ainda de acordo com a Prof. Victoria, a viabilização dessa iniciativa acadêmica dependerá da assinatura de protocolos de cooperação com universidades parceiras do BRICS. Nesse sentido, a FEFU solicitou assistência para identificar e contatar instituições de ensino superior no Brasil com interesse no projeto e que tenham experiência em atividades de cooperação internacional. Os termos e documentos devem ser negociados entre as instituições participantes nos próximos meses para a concretização do projeto em outubro quando a Universidade celebrará 120 anos.               Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Internacionalização da UNIFIPA através do email international@unifipa.com.br        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/06/2019 por Mauro Assi

CURSO DE FARMÁCIA MINISTRA PALESTRA PARA A 3ª IDADE SOBRE CUIDADOS COM MEDICAMENTOS

                    No último dia 13 de junho, alunas do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre Interações Medicamentosas às participantes do projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura.             As alunas abordaram a importância do uso correto de medicamentos e dos riscos da automedicação e das interações medicamentosas. Após a palestra foi sorteado um brinde gentilmente cedido por farmácia de manipulação local.    
Farmácia
Publicado em 26/06/2019 por Mauro Assi

PROPEG REALIZA REUNIÕES CIENTÍFICAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

             A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da UNIFIPA está realizando reuniões científicas com alunos de iniciação científica e de pós-graduação como aprimoramento nas apresentações de trabalhos em eventos científicos. Os trabalhos são apresentados parcialmente em inglês, também como forma de preparar os alunos para o mundo científico.               O primeiro encontro aconteceu no dia 4 de junho com a técnica do Laboratório de Imuno-Histoquímica da UNIFIPA Helena Ribeiro Souza, que apresentou os resultados iniciais do seu projeto de doutorado. “Nas reuniões são apresentadas diferentes técnicas de pesquisa e os resultados dos projetos de pesquisa sobre plantas medicinais e a proteína anti-inflamatória anexina, sob minha orientação”, explicou a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Paula Girol.               As reuniões são abertas à comunidade acadêmica em geral.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/06/2019 por Mauro Assi

INSCRIÇÕES PARA A II COPA PADRE ALBINO DE FUTSAL VÃO ATÉ SEXTA-FEIRA (28)

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo de inscrição para equipes interessadas em participar da II Copa Padre Albino de Futsal 2019, promovida pelo curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA. Com no mínimo seis e máximo doze jogadores, as equipes devem fazer as inscrições, gratuitas, na Secretaria Acadêmica do Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, Catanduva.  A Copa será disputada no Complexo Esportivo da UNIFIPA, com jogos a partir das 19h30. Todos os participantes receberão medalhas de participação e troféu o time campeão.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 26/06/2019 por Mauro Assi

INSCRIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA NO 2º SEMESTRE/2019 COMEÇAM DIA 10 DE JULHO

            As inscrições para as vagas de transferência para os cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia começam dia 10 e terminam dia 19 de julho próximo.  Os interessados deverão acessar o link no site da UNIFIPA e consultar os documentos necessários para solicitar a transferência.                      Confira o edital no link http://unifipa.com.br/site/59-vagas-para-transferencia  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM REALIZA OFICINA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

          A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou, no dia 19 de junho, curso de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado, em Catanduva. A capacitação ocorreu das 14 às 17 horas, no Centro Educacional Técnico – Catanduva (CETEC), coordenada pela Profa. Ma. Aline Fiori dos Santos e pela Profa. Ma. Ana Paula de Vechi Corrêa.               A capacitação tem a intenção de promover a educação permanente dos agentes, através de metodologias ativas, com ênfase na reflexão da prática e qualificação de sua atuação no SUS (Sistema Único de Saúde) e no seu papel no trabalho em equipe na Atenção básica, sendo aprofundado nesse encontro a Bioética em Saúde e as estratégias de comunicação.               “Apesar de praticarmos no nosso cotidiano do trabalho em saúde, muitas vezes não estão claros os conceitos de promoção e prevenção em saúde. Saber a diferença entre eles nos permite lançar mão das melhores estratégias para alcançar a população, promovendo mudança de hábitos de vida e transformações. O controle social é um tema também de extrema importância, pois coloca a população como sujeito ativo no processo de produção em saúde e o agente comunitário de saúde  é o profissional com maior capacidade e oportunidade de identificar pessoas que tenham perfil de liderança na comunidade, sensibilizando-as para assumir este papel social na saúde”, explicou a professora Aline.  
Enfermagem
Publicado em 24/06/2019 por Mauro Assi

V JORNADA DA LIGA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA MEDICINA RECEBE DR. MARCELO ZUGAIB

            Mais de 200 pessoas participaram da V Jornada da Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIFIPA, que teve como palestrante o Prof. Dr. Marcelo Zugaib, professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A jornada foi realizada no dia 18 de junho, no Anfiteatro Padre Albino.               “A Liga de Ginecologia e Obstetrícia ficou muito honrada e grata em receber o Prof. Dr. Marcelo Zugaib na nossa jornada. Houve a participação de toda a equipe de G.O. da faculdade, de alunos de outras áreas e de outras instituições, além de docentes de todos os anos da graduação. Ficamos felizes com a participação de todos e agradecemos a presença”, comemorou o presidente da Liga, Vinicius Basaglia.               Dr. Marcelo contou que Medicina não foi sua primeira escolha de profissão; ser arquiteto era seu sonho, mas diante da reprovação no vestibular, resolveu fazer cursinho para Medicina e um ano depois conseguiu entrar na faculdade. “Assim eu entrei na Faculdade Paulista de Medicina, e ao concluir minha graduação prestei exame para Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia na Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo. Ali construí toda a minha carreira até chegar a professor titular da disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP”, contou.               No início da palestra, ele agradeceu aos alunos pelo convite e disse que jamais poderia recusar-se a dar uma aula após um pedido como aquele e que era um grande prazer falar com os estudantes.   Sobre o Palestrante               Dr. Marcelo Zugaib é professor titular da disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP.  Graduado em Medicina pela UNIFESP com Residência em Ginecologia e Obstetrícia na FMUSP e fellowship na Universidade da Califórnia (UCLA - USA) está envolvido em pesquisas de grande impacto no conhecimento da Fisiologia Fetal. Publicou mais de 570 artigos científicos, dos quais 215 em periódicos citados no PubMed, além da publicação de aproximadamente 27 livros e participação em mais de 250 capítulos de livros.  
Medicina
Publicado em 21/06/2019 por Mauro Assi

CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA DA UNIFIPA REÚNE 400 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

              No dia 19 de junho, o curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA, através do projeto de extensão “Conhecer para aplicar”, realizou capacitação para mais de 400 professores da Rede de Ensino Municipal de Catanduva da Educação Infantil (Berçaristas I, Berçaristas II e Recreacionistas).             De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, essa atividade proporciona a integração do processo educativo, articulando ensino e extensão de forma indissociada, unindo comunidade acadêmica e sociedade. “A importância de capacitação como essa é a educação continuada de professores e gestores para manterem-se atualizados sobre as mudanças na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), assim como também o contato com os nossos egressos, pois boa parte está trabalhando na Rede Municipal”, frisou a professora.             A capacitação ofereceu os cursos "Eu, o outro e nós" – BNCC, no Campo de Experiência, pela Profa. Ma. Luciana de Carvalho Leite para os professores do Berçário I; “Corpo, gestos e movimento" – BNCC, no Campo de Experiência, pelo Prof. Me. Marcus Vinicius Seixas, para professores do Berçário II e Maternal e o curso "Danças folclóricas e populares", pelo Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes, para os professores recreacionistas.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 21/06/2019 por Mauro Assi

RESIDENTES DE CLÍNICA MÉDICA DA UNIFIPA PARTICIPAM DE SIMPÓSIO EM BARRETOS

        As médicas residentes do segundo ano de Clínica Médica da UNIFIPA Ana Olívia Guedes Leite e Beatriz dos Santos Thimóteo participaram, nos dias 7 e 8 de junho, em Barretos, do IV Simpósio do Internacional de Qualidade de Vida e II Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos.             As médicas apresentaram os trabalhos “Implantação de uma enfermaria de cuidados paliativos num hospital escola”, como relato de experiência; “Perfil dos pacientes internados na enfermaria de cuidados paliativos de um hospital universitário”, ambos orientados pelas preceptoras Izabela Dias Brugugnolli e Mariana Ramires de Lima Facchini, e “Avaliação do conhecimento de colaboradores de um hospital universitário sobre o tema ‘cuidados paliativos’ pré e pós treinamento”, sob orientação das mesmas preceptoras e do Prof. Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga.             O serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Emílio Carlos é coordenado pela médica paliativista Mariana Ramires de Lima Facchini.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/06/2019 por Mauro Assi

PROGRAMA DE MENTORIA DIVERSIFICA ENCONTROS NO MÊS DE JUNHO

           O curso de Medicina da UNIFIPA, que iniciou em fevereiro o Programa de Mentoria de 2019 para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries, diversificou seus encontros no mês de junho, possibilitando aos grupos conhecer outros médicos com especialidades diferentes. São 18 Mentores médicos, 25 Mentores alunos, totalizando 25 grupos de 12 a 15  alunos cada.               De acordo com a coordenadora do programa, a psicóloga Adriana Pagan Tonon, essa atividade foi programada junto com os Mentores e Mentores Júniores, ouvindo as solicitações dos grupos, que manifestaram interesse em conhecer a experiência de médicos de especialidades diferentes. “Isso ajudará a eles, futuramente, na decisão de qual especialidade seguir após a graduação”, explicou a coordenadora.      
Medicina
Publicado em 21/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DA BIOMEDICINA PROMOVE PALESTRA SOBRE AROMATERAPIA E FITOTERAPIA

           No dia 10 de junho, a Liga de Plantas Medicinais e Fitoterapia do curso de Biomedicina da UNIFIPA promoveu palestra sobre Fitoterapia e Aromaterapia para alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia.               Ministrada pela nutricionista e naturóloga Dra. Renée Rodrigues, a palestra abordou o uso de terapias complementares, como a fitoterapia e a aromaterapia, no tratamento e prevenção de diversas patologias. De acordo com a Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, docente responsável pela liga acadêmica, “a palestra contribuiu para os conhecimentos sobre duas importantes práticas integrativas e complementares de saúde”.    
Biomedicina
Publicado em 21/06/2019 por Mauro Assi

HUMANIZAÇÃO É TEMA ENTRE PROFISSIONAIS E ALUNOS

Os Centros Integrados de Humanização dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, em parceria com o Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, promoveram nos dias 03, 17, 24, 31/05 e 5/06/2019 encontros com os alunos do primeiro ano do curso de Medicina para debater sobre as políticas de saúde pública nacional e estadual de humanização. Na oportunidade também foram divulgadas as metas para a segurança do paciente, de acordo com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, tendo como foco o atendimento de urgência e emergência.   Os encontros foram mediados por equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, analistas, assistente social, psicóloga e médico. A iniciativa partiu de convite do Prof. Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, com o objetivo de sensibilizar os estudantes e prepará-los para a prática profissional.   O tema central abordado foi a corresponsabilidade x integralidade do cuidado, sendo discutida principalmente a questão da comunicação e reorganização do processo de trabalho com ênfase nas decisões em equipe para a efetividade das boas práticas em saúde.   A coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Hospital Padre Albino, Maristela P. P. Neves, destaca a importância do envolvimento do profissional médico no processo de humanização. “A premissa é que o indivíduo seja o maior interessado em sua saúde e, assim, o cuidado precisa ser centrado no ser humano e nas conexões que o mesmo faz, sendo o médico um dos interlocutores desse processo”, diz.   A Política Nacional de Humanização foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Já a Política Estadual de Humanização foi preconizada por São Paulo, a partir de 2012. “No Brasil, as políticas de humanização são relativamente novas e, por isso, muitos profissionais não tiveram em sua grade curricular o acesso ao conceito durante a formação. Nos Estados Unidos, por exemplo, o cuidado centrado no paciente é discutido desde 1978, mas independentemente dos períodos o tema é sempre um desafio”, complementa Maristela.   Assim como o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, a Fundação Padre Albino tem o objetivo de transformar o modo de se fazer assistência com humanização.
Hospital Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/06/2019 por Marcella Milani

DR. MARCELO ZUGAIB É PALESTRANTE DA V JORNADA DA LIGA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

                O Prof. Dr. Marcelo Zugaib é o palestrante da V Jornada da Liga de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da UNIFIPA nesta terça-feira, dia 18, às 19h00, no Anfiteatro Padre Albino, na Rua 13 de Maio, 1064.               Professor titular de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) ele falará sobre Amniorrexe Prematura (Pré Termo) e Sofrimento Fetal (Cardiotocografia).   Sobre o Palestrante               Dr. Marcelo Zugaib é professor titular da disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP.  Graduado em Medicina pela UNIFESP com Residência em Ginecologia e Obstetrícia na FMUSP e fellowship na Universidade da Califórnia (UCLA - USA) está envolvido em pesquisas de grande impacto no conhecimento da Fisiologia Fetal. Publicou mais de 570 artigos científicos, dos quais 215 em periódicos citados no PubMed, além da publicação de aproximadamente 27 livros e participação em mais de 250 capítulos de livros.  Foto: Dr. Marcelo Zugaib.
Medicina
Publicado em 18/06/2019 por Mauro Assi

COMITÊ DO IDOSO DO HEC ABORDA “PRIMEIRA IMPRESSÃO”

Quem nunca ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Foi com este tema que o Comitê do Idoso do Hospital Emílio Carlos promoveu, no dia 23 de maio, roda de conversa com o grupo da Terceira Idade da UNIFIPA. Após diálogo sobre o tema, as alunas retrataram a si mesmas por um desenho, repassado às demais integrantes para que cada uma acrescentasse a sua impressão sobre a amiga.   “A interação entre elas mostra como cada um tem uma visão diferente de si mesmo e do outro”, relatou a assistente social do HEC, Maria Nacci. A atividade foi encerrada ao som da música "Cidadão", de Zé Ramalho.
Hospital Emílio CarlosCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 17/06/2019 por Marcella Milani

REMATRÍCULA PARA 2º SEMESTRE 2019 COMEÇA DIA 15 DE JULHO

        As rematrículas para os cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia começam dia 15 e terminam no dia 26 de julho. O aluno deve procurar a secretaria de cada curso para a rematrícula. O atendimento no Campus Sede é das 08 às 21 horas e no Campus São Francisco das 14 às 18 horas e das 19 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.             A rematrícula é obrigatória, inclusive para alunos com Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e bolsas de estudo. No ato, o aluno pagará a mensalidade de julho, referente ao 2º semestre de 2019 do curso.   Confira o edital completo no link http://www.unifipa.com.br/site/documentos/edital_rematricula_2sem_2019.pdf  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 17/06/2019 por Mauro Assi

2º CAMPEONATO DE ORIENTAÇÃO DA UNIFIPA REUNIU 100 ATLETAS

        No dia 08 de junho, o curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA promoveu o 2º Campeonato de Orientação. A competição, que reuniu 100 participantes, foi realizada em diversos pontos do Câmpus Sede da UNIFIPA, em oito categorias, sendo quatro masculinas e quatro femininas, divididas por faixa etária. Foram arrecadados mais de 100 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades assistenciais de Catanduva.               O campeonato teve a colaboração de 15 alunos do curso de Educação Física Bacharelado e a participação de atletas representando a UNIFIPA, egressos, escoteiros e escoteiras de Catanduva, São José do Rio Preto e Bebedouro. A corrida de orientação é uma prova de velocidade, na qual os atletas, com ajuda de mapa e bússola, percorrem os pontos assinalados no mapa no menor tempo possível.               “O evento mais que superou a nossa expectativa pela presença em massa dos inscritos e pelo bom desempenho dos mesmos na competição. Todos elogiaram pela boa organização, pela ótima qualidade do mapa e da premiação. Esperamos que no ano que vem nosso evento cresça mais ainda e quem sabe possamos colocá-lo no calendário estadual de corridas de orientação, vinculadas à Federação Paulista de Orientação, numa prova de Sprint. Agradeço o apoio de toda a UNIFIPA, professores,  funcionários e em especial ao coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Igor Braz, aos alunos que me ajudaram na organização e aos atletas presentes”, comemorou o organizador do evento, Prof. Me. Fernando Varoto.               O resultado do campeonato pode ser consultado através do link http://www.unifipa.com.br/site/documentos/orientacao_resultado.pdf
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 17/06/2019 por Mauro Assi

JUCA REUNIU MAIS DE 80 ATLETAS NA SUA SEGUNDA EDIÇÃO

          Mais de 80 atletas participaram dos II Jogos Universitários de Catanduva (JUCA), promovidos pelo curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA neste sábado, dia 15 de junho. Foram disputados jogos nas modalidades de futsal, vôlei, dama, xadrez, dança e tênis de mesa. Desta edição participaram a UNIFIPA, Instituto Federal de Catanduva e Fatec Catanduva, em jogos disputados no Complexo Esportivo da UNIFIPA. Alunos do curso de Educação Física Bacharelado e funcionários da UNIFIPA ajudaram na organização.               Segundo o organizador do JUCA, Prof. Me. Marcus Seixas, a segunda edição superou as expectativas. “Houve grande avanço. Os resultados projetados foram atingidos. Voltamos a realizar os jogos no ano passado, com disputa de apenas duas modalidades e já conseguimos nesta edição adicionar outras quatro e aumentamos o número de atletas. Este JUCA faz com que o esporte universitário de Catanduva se desenvolva aos poucos e cresça a cada ano. Agradeço a participação e a dedicação dos atletas, que foi imprescindível para este sucesso”, comemorou o professor.               A classificação geral foi esta: campeã, UNIFIPA, Câmpus Sede, 40 pontos; Vice-campeão, Instituto Federal, 32 pontos; 3ª colocada, FATEC, 17 pontos, 4ª colocada, UNIFIPA, Câmpus São Francisco, 10 pontos.   Resultados dos jogos   Futsal Unifipa Câmpus Sede 6 x 7 Fatec    Unifipa Câmpus São Francisco 8 x 4 Instituto Federal  Final - Fatec 2 x 7 Unifipa Câmpus São Francisco Campeã – Unifipa Câmpus São Francisco (10 pontos) Vice-campeã – Fatec (7 pontos) 3º colocado – Instituto Federal (5 pontos) 4ª colocada – Unifipa Câmpus Sede (3 pontos)   Voleibol Misto  Unifipa Câmpus Sede 2  x 1 Instituto Federal (Parciais: 16x25, 25x23, 15x8) Campeã – Unifipa Câmpus Sede (10 pontos) Vice-campeão – Instituto Federal (7 pontos)   Tênis de Mesa Masculino Fatec 1 x 3 Instituto Federal  (Parciais: 6x11, 7x11, 11x9, 6x11))  Fatec 0 x 3 Unifipa Câmpus Sede (Parciais: 10x12, 10x12, 8x11)  Unifipa Câmpus Sede  1 x 3  Instituto Federal  (Parciais: 6x11, 11x9, 6x11, 10x12)  Campeão – Instituto Federal (10 pontos) Vice-campeã - Unifipa Câmpus Sede (7 pontos) 3ª colocada – Fatec (5 pontos)   Xadrez Unifipa Câmpus Sede 1 x 0 Instituto Federal  Instituto Federal 0 x 1 Fatec   Unifipa Câmpus Sede 1  x 0 Fatec  Campeã – Unifipa Câmpus Sede (10 pontos) Vice-campeã – Fatec (7 pontos) 3º colocado – Instituto Federal (5 pontos)    Dama Unifipa Câmpus Sede 1 x 0 Instituto Federal Campeã – Unifipa Câmpus Sede  (10 pontos) Vice-campeão – Instituto Federal (7 pontos)  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 17/06/2019 por Mauro Assi

PROJETO DE EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CATANDUVA

           Neste dia 19 de junho, quarta-feira, o projeto de extensão “Conhecer para aplicar” do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA realizará capacitação para mais de 400 professores da Rede de Ensino Municipal de Catanduva, no Câmpus Sede, das 7 às 17 horas. A atividade é direcionada para professores da Educação Infantil (berçaristas I, berçaristas II e recreacionistas). Este é o segundo encontro realizado pelo projeto.               Segundo a coordenadora, Profa. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, esse projeto de capacitação científico-tecnológica possibilita o aprofundamento de conteúdos, permitindo o acesso ao saber e a busca pela formação do indivíduo e das organizações, além de aprimorar a qualidade de ensino através de atividades de formação continuada de docentes e egressos, atendendo às exigências da Base Nacional Comum Curricular, homologada em dezembro de 2017. “O objetivo é propiciar aportes teóricos e reflexão sobre a prática docente, com a finalidade de suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional”, explicou a professora.   Cronograma               A Profa. Ma. Luciana de Carvalho Leite ministrará para os professores do Berçário I o curso "Eu, o outro e nós" – BNCC, no Campo de Experiência. O Prof. Me. Marcus Vinicius Seixas ministrará para os professores do Berçário II e Maternal o curso "Corpo, gestos e movimento" – BNCC, no Campo de Experiência. O Prof. Esp. Carlos Alexandre Mendes ministrará o curso "Danças folclóricas e populares" para os professores recreacionistas.               O Câmpus Sede da UNIFIPA fica na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 17/06/2019 por Mauro Assi

DIREITO REUNIU MAIS DE 350 PESSOAS NO 1º SEMINÁRIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

              No dia 7 de junho, o curso de Direito UNIFIPA, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Catanduva, reuniu mais de 350 pessoas, entre estudantes e profissionais do Direito, no 1º Seminário de Direito Previdenciário. Tendo como tema central a Reforma da Previdência, o seminário foi realizado no Câmpus São Francisco da UNIFIPA, na Rua Seminário, 281, e coordenado pela Comissão de Cultura e Eventos, Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Catanduva, curso de Direito da UNIFIPA e Escola Superior de Advocacia de Catanduva.               O coordenador do curso de Direito UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Rossi, enalteceu o seminário, que teve recorde de participantes. “O seminário promoveu a integração entre estudantes e profissionais do Direito e a absorção de conhecimento sobre um tema jurídico e social tão relevante e atual que é a reforma da previdência”, comemorou o coordenador.  
Direito
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA REALIZA O III DESAFIO CULTURAL

             De 25 a 27 de junho, o curso de Biomedicina da UNIFIPA realiza o III Desafio Cultural, no Câmpus Sede. A inscrição para o evento é de R$ 10 e deverá ser feita até o dia 19 de junho, na secretaria do curso. O desafio promove a solidariedade, integração e aquisição de conhecimento, pois serão ministrados minicursos nas salas de aula e laboratórios.               Os inscritos serão divididos em equipes e ao final de cada minicurso irão responder um quiz que contará pontos. Além desse formato de pontuação haverá arrecadação de leite e de dinheiro (somarão pontos na disputa), posteriormente revertidos ao Hospital do Câncer de Catanduva (HCC) e aos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos.               Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, os participantes poderão se inscrever em mais de um minicurso. “Este é um evento que estimula solidariedade, aprendizagem e trabalho em equipe”, disse a coordenadora.   Programação   Dia 25 Patologia macroscópica com a biomédica Kélita Flora, duas turmas (19h30/21h), carga horária de 2 horas, com 20 vagas/turma. Métodos de Diagnóstico Energético através da Acupuntura com o Prof. Me. Américo Riccardi V. Lourenço, duas turmas (19h30/21h), com carga horária de 2 horas e 30 vagas/turma. Estética com a Profa. Dra. Wanessa Medina, duas turmas (19h30/21h), com carga horária de 2 horas e 30 vagas/turma. Técnica de expressão gênica por meio da extração de RNA (tecnologia nCounter em NanoString), com a mestranda Isabella Gomes, uma turma (19h30), com carga horária de 2 horas e 50 vagas Técnica de cultura celular: preparo do cultivo, com a mestranda Isabella Gomes, uma turma (21h), com carga horária de 2 horas e 50 vagas.   Dia 26 Patologia macroscópica com a biomédica Kélita Flora, duas turmas (19h30/21h), carga horária de 2 horas, com 20 vagas/turma. Técnica de cultura celular: preparo do cultivo, com a mestranda Isabella Gomes, uma turma (19h30), carga horária de 2 horas e 50 vagas. Técnica de expressão gênica por meio da extração de RNA (tecnologia nCounter em NanoString), com a mestranda Isabella Gomes, uma turma (21h), carga horária de 2 horas e 50 vagas.   Dia 27 Apresentação cultural e palestra sobre a Saúde da Mulher, com a Profa. Carla Lopes, de Indaiatuba-SP, na sala de ginástica, dança e lutas do Complexo Esportivo, a partir das 19h30.  
Biomedicina
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

ENGENHARIA AGRONÔMICA PROMOVE PALESTRAS PARA COMEMORAR O DIA DO MEIO AMBIENTE

            O curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA realizou ciclo de palestras para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Foram ministradas três palestras, complementares à disciplina Ecologia e Gestão ambiental, para os alunos do 1º e 2º anos, no Câmpus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225.               No dia 21 de maio, o comandante do pelotão de policiamento da Polícia Ambiental de Catanduva, Tenente Alonso Wendel Ferreira da Silva, abordou o tema “Responsabilidade administrativa ambiental”. No dia 4 de junho, o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Catanduva, Mário Meirelles dos Santos Neto, falou sobre a "O trabalho do engenheiro agrônomo e suas atividades no município”. Finalizando o ciclo de palestras, no dia 11 de junho a bióloga chefe da Divisão de Proteção Ambiental  da Prefeitura de Catanduva, Karen Jaqueline Morandin Silva, falou sobre “Sustentabilidade e meio ambiente”.               De acordo com a Profa. Dra. Maria Izabela Ferreira, o objetivo foi conscientizar os alunos sobre as responsabilidades ambientais civis, relacionadas à conservação e recuperação do meio ambiente. “Nesta prática pedagógica, os alunos discutiram e tiraram dúvidas sobre a profissão e a conscientização sobre o meio ambiente”, frisou.
Agronomia
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

FESTA JUNINA REÚNE APROXIMADAMENTE 300 PESSOAS NO COMPLEXO ESPORTIVO

           Os cursos de Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura e Pedagogia da UNIFIPA reuniram aproximadamente 300 pessoas na festa junina no dia 12 de junho, no Complexo Esportivo do Câmpus Sede, que teve apresentações de danças típicas, intervenção artística do grupo Cabrabão, além da tradicional quadrilha.               De acordo com a responsável pelo projeto de extensão, Profa. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, a festa junina foi um resgate dessa cultura popular, além de integrar os alunos da UNIFIPA. “Agradeço a todos que colaboraram e participaram. Aos alunos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Um agradecimento especial para coordenação do curso de Pedagogia, alunos e professores que colaboraram com a linda decoração e a deliciosa pipoca”, ressaltou a professora.               Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Silene Fontana, a organização da festa junina foi uma ótima oportunidade para a reflexão sobre as expressões culturais presentes e como isto faz parte do currículo escolar, pois é no curso de formação do futuro pedagogo que a relação entre o conteúdo e a comemoração será ressignificada para os alunos.  “O curso de Pedagogia ficou com a responsabilidade da decoração de todo o espaço, convites e pipoca. O sentimento e a preocupação em relação a todo evento é que os conteúdos programáticos desenvolvidos durante o processo de formação do futuro pedagogo estejam sempre presentes. É fundamental a universidade desenvolver celebrações, desde que fiquem evidentes os conteúdos e os valores trabalhados, pois isto fortalece o aprendizado”, frisou a coordenadora.  
Educação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaPedagogia
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

ADMINISTRAÇÃO PROMOVE PALESTRA E SESSÃO DE CINEMA SOBRE A ÍNDIA

Nos dias 04 e 05 de junho, às 19h30, o curso de Administração da UNIFIPA realizou, no Câmpus São Francisco, a segunda atividade do projeto de extensão “A cultura humanística na educação, nas organizações e no exercício da cidadania”. Cerca de 50 alunos do 1º ano da graduação participaram do evento, que teve como objetivo a formação humanística, promovendo reflexão e debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania.   O evento foi dividido em duas etapas e foi iniciado com a palestra “Um relato de experiência na Índia: religião, cultura e meio ambiente”, sobre tradições e problemas ambientais indianos, ministrada pelo estudante Leonardo Ferreira dos Santos, participante de intercâmbio naquele país. Já no segundo dia foi exibido o filme Toilet: Ek Prem Katha, apresentando a realidade indiana ainda fortemente marcada pela tradição cultural e religiosa, que impede a construção de banheiros nas residências, estimulando assédios e abusos contra as mulheres.   Segundo a responsável pelo projeto, Profa. Maria Tereza de França Roland, embora a história do filme gire em torno da luta de um homem para construir um banheiro para sua mulher, o que efetivamente está em jogo vai muito além. “Trata-se da luta por direitos fundamentais, como o direito ao saneamento básico, saúde pública, direitos das mulheres a tratamento digno e igualitário e, sobretudo, da luta contra o machismo. Fonte da discórdia, o banheiro é o centro das atenções no filme, gerando questionamentos, prova de amor e objeto de mudanças”, explica.   ÍNDIA De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Thomson Reuters, com 550 especialistas em questões da mulher, a Índia é o país mais perigoso do mundo para mulheres, sendo ameaçadas pelo alto risco de sofrerem violência sexual e de serem forçadas ao trabalho escravo.                  
Administração
Publicado em 14/06/2019 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO REALIZA O II JUCA NESTE SÁBADO

            O curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA realiza os II Jogos Universitários de Catanduva (JUCA) neste sábado, 15 de junho, com disputa nas modalidades de futsal, vôlei, dama, xadrez, dança e tênis de mesa. Os jogos serão disputados entre a UNIFIPA, Instituto Federal de Catanduva e Fatec Catanduva no Complexo Esportivo da UNIFIPA, no Câmpus Sede, na Rua dos Estudantes, 225, a partir das 9 horas.               Segundo o organizador do JUCA, Prof. Me. Marcus Seixas, estes jogos têm a finalidade de integrar os estudantes universitários de diversas instituições de ensino de Catanduva para disseminar a prática esportiva. “No ano passado iniciamos uma competição tímida, com número menor de modalidades e neste ano aumentamos. A nossa intenção é que daqui alguns anos tenhamos quase todos os esportes disputados nos Jogos Olímpicos”, ressaltou o professor.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 13/06/2019 por Mauro Assi

SAEME PASSA A SER AGÊNCIA ACREDITADORA DOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL

Curso de Medicina da UNIFIPA já foi acreditado pelo órgão              O SAEME – Sistema de Acreditação de Escolas Médicas recebeu reconhecimento internacional da World Federation for Medical Education (WFME) como agência acreditadora dos cursos de Medicina no Brasil durante a World Conference da entidade realizada na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em abril deste ano.             Com o tema “Quality Assurance in Medical Education in the 21th Century”, as discussões na conferência foram sobre acreditação de cursos de medicina em cada país e reconhecimento internacional das agências acreditadoras. De acordo com informações da SAEME, “a tônica principal foi que acreditação será o aspecto mais importante da garantia da qualidade da formação médica na próxima década, sendo que a discussão maior ficou no equilíbrio necessário entre exigências internacionais e a prioridade de formar médicos para as necessidades de cada país. Essa discussão opõe, algumas vezes, representantes de países do primeiro mundo e países mais pobres”.             A WFME teve a participação de cerca de 1.000 pessoas de aproximadamente 60 países. O Brasil foi representado pelos professores Milton de Arruda Martins, Coordenador do SAEME, e Patrícia Tempski, Secretária Executiva do SAEME, Mauro Brito Ribeiro, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina-CFM, e Jeancarlo Cavalcante, Conselheiro Federal do CFM.             O próximo congresso da WFME, em 2022, terá como tema a aprovação das novas diretrizes para a formação médica da WFME/OMS, a serem elaboradas nos próximos anos. A WFME raramente faz conferências internacionais; a última foi em 2013.  Medicina da UNIFIPA está avaliada              Em 2015, o curso de Medicina da UNIFIPA inscreveu-se voluntariamente nesse processo e em 2016 foi realizada a autoavaliação, a apresentação das evidências e a visita de comissão avaliadora composta por quatro membros. No final do processo, o SAEME conferiu ao curso de Medicina da UNIFIPA o parecer “ACREDITADO”, que corresponde a um certificado de qualidade, com validade nacional e internacional.               De acordo com o parecer final do SAEME, “a visita permitiu entender melhor as relações do Curso de Medicina da UNIFIPA com a Fundação Mantenedora e com a cidade de Catanduva. Essa relação, que tem já muitas décadas, explica muito da inserção de um Curso de Medicina em Catanduva. Pode se dizer que o desenvolvimento da rede de cuidado e de formação em Catanduva provém principalmente do interesse de Padre Albino pela saúde, pelos hospitais e pela formação em medicina. Não existem na cidade outros cursos de Medicina, nem outros hospitais públicos fora da Fundação Padre Albino. Algo muito positivo que revelado ao longo da visita foi o interesse e a dedicação do corpo docente e de funcionários à instituição, além do esperado para uma instituição privada. Isso se traduz em vários aspectos relacionais como, por exemplo, “fazer bem as coisas”, que supera inclusive o que aparece na autoavaliação do curso. A equipe de avaliadores apreciou muito esse componente e agradece o interesse e o esforço em conduzir o processo prévio ao momento da visita, com profissionalismo e muito interesse em participar de forma transparente da avaliação”.               O parecer termina dizendo que a “preceptoria no internato médico pode ser considerada modelo pela relação privilegiada preceptor-aluno nos variados cenários de prática, podendo inclusive ser compartilhada com outras IES”. O parecer final foi assinado pelo médico e professor de medicina da USP Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, Coordenador do SAEME.             O pró-reitor acadêmico e de graduação da UNIFIPA, Prof. Dr. Antonio Carlos de Araújo, sobre o reconhecimento do SAEME pela WFME, disse que “em primeiro lugar, o curso de Medicina foi avaliado pelo Sistema; em segundo, ao acreditar, o SAEME, como órgão de avaliação internacional, qualifica o curso, como consequência, para avaliar médicos que queiram se qualificar para atuarem nos Estados Unidos”. O pró-reitor informou que no Brasil trinta e cinco cursos de Medicina foram avaliados pelo SAEME, sendo doze no Estado de São Paulo e o curso de Medicina da UNIFIPA está entre eles. “Isto realmente é muito importante para todos nós da Fundação Padre Albino em geral e em especial para a UNIFIPA. Ou seja, ganhamos um selo de qualidade internacional”, finalizou.  Entenda             O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), reafirmando seus compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do país, uniram-se para o desenvolvimento e implementação do Sistema de Acreditação dos Cursos de Medicina no Brasil (SAEME).             Ancorado na ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social, valores que norteiam a iniciativa, o SAEME nasceu da demanda de maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil e da necessidade de apresentar à sociedade um processo de acreditação transparente e independente. O processo de avaliação é baseado em indicadores de qualidade dos cursos, organizados em cinco dimensões: Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional.  Atuação nos EUA              A Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG, na sigla em inglês) anunciou mudanças para médicos estrangeiros que pretendam atuar profissionalmente nos Estados Unidos a partir de 2023. O órgão, responsável por dar início ao processo de certificação, determinou que somente médicos de escolas acreditadas por agências reconhecidas pela Federação Mundial para Educação Médica poderão se candidatar.             O curso de Medicina da UNIFIPA, já acreditado, está entre as universidades certificadas para médicos que pretendem atuar como profissionais nos EUA a partir daquele ano. Alunos de apenas 32 escolas brasileiras estão aptos a realizar este processo. No Estado de São Paulo somente sete estão na lista dessa certificação, entre elas o curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA). As demais são a Faculdade de Medicina de Jundiaí, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Federal de São Paulo e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.  
Centro Universitário Padre AlbinoMedicina
Publicado em 12/06/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Medicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Requisito obrigatório: Bacharelado em Medicina                              Titulação mínima: Mestrado                                                                                               Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 11 a 13 de Junho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I-  Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista e Prova Didática: FIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 06 de Junho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 11/06/2019 por Mauro Assi

CURSOS REALIZAM FESTA JUNINA NESTE DIA 12 DE JUNHO

           Os cursos de Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura e Pedagogia realizam neste dia 12 de junho a sua tradicional festa junina para alunos e funcionários da UNIFIPA. A festa acontecerá no Complexo Esportivo, no Câmpus Sede, das 19h15 às 22h30.               De acordo com a responsável pelo projeto de extensão, Profa. Ma. Luciana de Souza Cione Basto, a realização da festa junina pelos alunos é parte do projeto pedagógico, já que este tipo de comemoração está no calendário escolar da maioria das escolas. “Os professores, juntos com os alunos, trabalham na organização para fazer o evento como parte de prática pedagógica, cujo objetivo é elaborar com eles as diferentes manifestações culturais e não os aspectos religiosos”, contou professora.  
Educação Física - BachareladoEducação Física - LicenciaturaPedagogia
Publicado em 11/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DA ENFERMAGEM PROMOVE AÇÃO NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS

  Nos dias 06 e 07 de junho, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Curativos, em parceria com a Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino/UTQ, realizaram, nos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, campanha de prevenção de acidentes com queimaduras em celebração ao Dia Nacional de Prevenção de Queimaduras. As atividades foram desenvolvidas por alunos integrantes da Liga, sob coordenação dos docentes responsáveis Me. João César Jacon e Enf. preceptora. Elisabete Banhos.   A ação teve como objetivo orientar a população e funcionários dos hospitais sobre medidas preventivas contra queimaduras. As cartilhas educativas distribuídas foram elaboradas por alunos da Liga de Curativos no ano passado como atividade de iniciação científica.   De acordo com Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano. As maiores vítimas são crianças e pessoas de baixa renda.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM UNIFIPA REALIZA TERCEIRA OFICINA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES DE SAÚDE

  A Liga de Saúde Coletiva (LSC) do curso de Enfermagem da UNIFIPA ministrou a terceira oficina de Educação Permanente para Agentes Comunitários de Saúde de Catanduva. O encontro reuniu agentes da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, do Solo Sagrado, no dia 07 de junho, das 14h00 às 17h00, no CETEC. O tema desta edição foi “Bioética em saúde e a estratégias de comunicação”.   De acordo com a docente responsável pela Liga, Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, a ética não é uma ciência pronta; envolve a liberdade e vivência de cada um em sua construção. “Em saúde, alguns princípios da bioética devem ser levados em conta na prática profissional, como a beneficência, a não-maleficência, justiça, respeito e autonomia. Ao refletirmos em quantos dilemas éticos enfrentamos no cotidiano profissional, fica mais fácil identificar as situações delicadas e lidar com elas”, explica.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

ENFERMAGEM DA UNIFIPA PARTICIPA DE ATENDIMENTOS NOTURNOS À POPULAÇÃO

  O curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga de Saúde Coletiva (LSC), participou no último dia 05 de junho, das 17h00 às 20h00, dos atendimentos em horário estendido da Unidade de Saúde da Família Dr. Alcione Nasorri, no bairro Solo Sagrado, em Catanduva. As alunas participantes da Liga, supervisionadas pela professora responsável, Dra. Aline Fiori dos Santos Feltrin, auxiliaram nos atendimentos de usuários durante as consultas no horário noturno.   O objetivo da ação é apoiar o atendimento às consultas de Enfermagem da população em horário especial. Segundo a professora responsável pela Liga, o horário estendido (até a noite) é uma possibilidade de ampliação do acesso a Atenção Básica às pessoas que trabalham e não podem comparecer durante a manhã e tarde.   A nova Política Nacional de Atenção Básica prevê a ampliação da disponibilidade dos serviços em horários compatíveis aos dos trabalhadores brasileiros. As unidades com três equipes de Saúde da Família podem funcionar de 60 a 75 horas semanais, em horário estendido.
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 10/06/2019 por Juliano Spósito

XIX ELEC REALIZOU 250 ATENDIMENTOS NA PRAÇA MONSENHOR ALBINO

           A XIX edição do Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva (ELEC), evento realizado pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER) do curso de Medicina da UNIFIPA, realizou 250 atendimentos à população que passou pela Praça Monsenhor Albino no último sábado, dia 7. O encontro ofereceu exames preventivos, como Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e glicemia capilar, com a participação de mais de 300 alunos do curso. O Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) arrecadou 200 pares de meias, que serão transformadas em cobertores para moradores de rua.               De acordo com o diretor de Ligas e Extensões do CAER, Nicolas Joseph Della Matta, esse evento é importante para a população, que pode usufruir de exames preventivos para descobrir possíveis doenças. “Para os alunos, é importante estar em contato com a população; isso contribui para a formação humanística e técnico-científica dos estudantes que, em breve, estarão no mercado de trabalho como médicos atuantes”, enalteceu o estudante.               Desta edição do ELEC participaram 23 extensões do curso de Medicina da UNIFIPA, além do Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) e o Comitê Local da IFMSA Brasil.   Projeto “Meias do Bem”               O GAC arrecadou 200 pares de meias durante o ELEC, que serão transformadas em cobertores para moradores de rua. Eles serão doados para o projeto ‘’Meias do Bem’’, da marca Puket. Como parte das atividades do GAC, alguns alunos portavam uma placa com a frase “Você quer um abraço?” e distribuíram abraços.               “Ficamos muito felizes com a arrecadação das meias, pois sabemos que fará diferença na vida de muitas pessoas, principalmente agora no frio. Agradecemos muito a todos!”, disse a presidente do GAC, Ana Laura Pallone Buzzini.  
Medicina
Publicado em 10/06/2019 por Mauro Assi

BIOMEDICINA OFERECE CURSO PARA PROFESSORES, ALUNOS E TÉCNICOS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO

             O curso de Biomedicina da UNIFIPA oferece curso de células-tronco e medicina regenerativa, com início no mês de julho, para professores, alunos e técnicos da Fundação Padre Albino. O curso terá duração de 12 horas, no valor de R$ 195,00, que poderá ser dividido em duas vezes.               As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Acadêmica da UNIFIPA, no Câmpus Sede, Rua dos Estudantes, 225. Informações poderão ser adquiridas pelo telefone 17 3311-3340.  
Biomedicina
Publicado em 07/06/2019 por Mauro Assi

GRUPO DA ARÁBIA SAUDITA OFERECE OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA AGRONÔMICA

             O grupo IVUL (Laboratório de Compreensão de Imagem e Vídeo) da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), localizada em Thuwal, na Arábia Saudita, está oferecendo estágios de quatro a seis meses para alunos dos cursos de Administração e Engenharia Agronômica.               De acordo com informações do edital, estes estão fortemente envolvidos em pesquisa nos vários campos da Visão Computacional. Os alunos terão a chance de trabalhar com os melhores especialistas da área e obter publicação científica em um nível superior local.               Interessados deverão enviar currículo completo com lista de suas publicações e projetos, bem como uma transição acadêmica não oficial, para Dr. Ali Thabet, através do e-mail ali.thabet@kaust.edu.sa Mais informações poderão ser adquiridas no edital, através do link:http://unifipa.com.br/documentos/KAUST_IVUL_Internship_Opportunities.pdf  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/06/2019 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Medicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Requisito obrigatório: Bacharelado em Medicina                              Titulação mínima: Especialização                                                                                                 Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 11 a 13 de Junho de 2019                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I-  Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista e Prova Didática: FIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 06 de Junho de 2019. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 06/06/2019 por Mauro Assi

PESQUISA DA UNIFIPA AVALIA SUBSTÂNCIA DE INTERESSE MEDICINAL

 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da UNIFIPA realizou experimento com extrato da folha do Bacupari (Garcinia brasiliensis), em teste de toxicidade. O bacupari apresenta propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, mas ainda não foi estudado na regeneração de lesões de pele.   Para o teste foram utilizados ovos de galinha fertilizados, incubados à temperatura 38°C e umidade relativa de 50%. A casca do ovo foi perfurada para administração da substância em estudo e, posteriormente, o orifício vedado; no terceiro dia pós-incubação a casca do ovo foi removida para avaliação da vascularização na membrana corioalantoide e o desenvolvimento do embrião.    Os resultados mostraram ausência de toxicidade do extrato puro e de uma fração do extrato, ambos na concentração de 10%. Os testes estão relacionados ao projeto de doutorado desenvolvido pela técnica Helena Ribeiro Souza, com orientação da Profa Dra Ana Paula Girol. No seguimento do estudo serão elaborados cremes contendo os extratos puro e fração para aplicação em modelo de lesão de pele.    Os procedimentos experimentais foram realizados no Laboratório de Cirurgia Experimental da UNIFIPA e conduzidos de acordo com as normas da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA-UNIFIPA). Participaram do experimento a pró-reitora e coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a Profa. Ma. Sara de Souza Costa, a bióloga Helena Ribeiro Souza e a intercambiária de Camarões Hadidjatou Daïrou.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/06/2019 por Mauro Assi

CIPAS RECEBEM TREINAMENTO

No dia 30 de maio, o Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Padre Albino promoveu na sala D5 do Câmpus Sede da UNIFIPA treinamento das CIPAs - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes da Coordenadoria Geral, Hospital Emílio Carlos e UNIFIPA.   Os funcionários dos departamentos receberam treinamento sobre aNR5 - CIPA e Mapa de Risco; Legislação trabalhista e higiene do trabalho; Metodologia de investigação e análise de acidente e doenças do trabalho; Noções sobre legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho e estudo do ambiente, das condições e riscos originados no processo produtivo e AIDS e medidas de prevenção.
Hospital Emílio CarlosCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 05/06/2019 por Marcella Milani

XIX ELEC REUNIRÁ 23 LIGAS DE MEDICINA SÁBADO NA PRAÇA DA MATRIZ

             A XIX edição do Encontro de Ligas Estudantis de Catanduva (ELEC), evento realizado pelo Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER) do curso de Medicina da UNIFIPA, reunirá 23 ligas de extensão neste sábado, 08 de junho, na Praça Monsenhor Albino, das 8 às 13 horas. O encontro oferecerá exames preventivos, como Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e glicemia capilar à população. Além dessas ações, o Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) arrecadará meias, que serão transformadas em cobertores para moradores de rua.               De acordo com o diretor de Ligas e Extensões do CAER, Nicolas Joseph Della Matta, o ELEC deste ano será especial, devido aos 50 anos do curso de Medicina da UNIFIPA. “Gostaria de convidar a população para participar do XIX ELEC. Um evento tradicional do curso de Medicina que busca orientar a população acerca de diversas doenças, bem como realizar exames preventivos e levar conhecimento técnico-científico à população”, disse ele.               Deste ELEC participarão 23 extensões do curso de Medicina da UNIFIPA: Liga Acadêmica de Anatomia Geral (LAAG), Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP), Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME), Liga de Cirurgia Geral (LCG),  Liga de Clínica Médica (LCM), Liga do Coração (LCOR), Liga de Cirurgia Plástica (LCP), Liga de Cirurgia de Urgência e Trauma (LCUT), Liga de Medicina de Família e Comunidade (LMFC), Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia (LCVA), Liga de Dor e Anestesiologia (LDOR), Liga de Endocrinologia e Diabetologia (LED), Liga de Ginecologia e Obstetrícia (LGO), Liga de Infectologia (LI), Liga de Dermatologia (LIDER), Liga de Oncologia (LIONCO), Liga de Saúde, Ciência e Espiritualidade (LISCE), Liga de Neuropsiquiatria (LNP), Liga de Pediatria (LPED), Liga de Pneumologia e Terapia Intensiva (LPTI), Liga de Radiologia (LRAD), além do Grupo de Ajuda Comunitária (GAC) e o Comitê Local da IFMSA Brasil.   Projeto “Meias do bem’’               O GAC fará arrecadação de meias, que serão transformadas em cobertores para moradores de rua. A arrecadação de meias será designada para o projeto ‘’Meias do Bem’’, da marca Puket, que teve início em 2013. “Todos os tipos de meia servem para ajudar nesta campanha - rasgada, sem par, furada, qualquer uma e de qualquer marca. As novas peças são doadas para várias instituições sociais; além de social, é um projeto sustentável”, disse a presidente do GAC, Ana Laura Pallone Buzzini.
Medicina
Publicado em 05/06/2019 por Mauro Assi

CIPAS DA COORDENADORIA GERAL E UNIFIPA RECEBEM TREINAMENTO

No dia 30 de maio, o Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação Padre Albino promoveu na sala D5 do Câmpus Sede da UNIFIPA treinamento das CIPAs - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes da Coordenadoria Geral e UNIFIPA.   Os funcionários dos departamentos receberam treinamento sobre a NR5 - CIPA e Mapa de Risco; Legislação trabalhista e higiene do trabalho; Metodologia de investigação e análise de acidente e doenças do trabalho; Noções sobre legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho e estudo do ambiente, das condições e riscos originados no processo produtivo e AIDS e medidas de prevenção.   Foto: Os funcionários participantes do treinamento.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 04/06/2019 por Mauro Assi

LIGA DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL ORIENTA GESTANTES

No dia 31 de maio, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através da Liga Materno-Infantil, promoveu orientação às gestantes do projeto "Visita da gestante à Maternidade" do Hospital Padre Albino, sobre cuidados no banho e humanização de recém-nascidos. A ação foi realizada no Anfiteatro Padre Albino e reuniu mais de 40 grávidas de Catanduva e região, que são assistidas pelo projeto e tiveram informações multiprofissionais sobre parto, amamentação e cuidados com o bebê.   De acordo com a docente e coordenadora da Liga Profa. Luciana Braz, as atividades desenvolvidas com a participação dos alunos colaboram para a humanização e acolhimento de gestantes. “Além da promoção de orientações através de ações sociais em parceria com instituições de Catanduva e região, a Liga visa possibilitar ao aluno a qualificação profissional em sua área de forma prática”, finaliza a Profa. Luciana.    
Enfermagem
Publicado em 03/06/2019 por Mauro Assi

SIPAT ENVOLVE FUNCIONÁRIOS EM ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE

              O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e as CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Hospital Emílio Carlos, Coordenadoria Geral e UNIFIPA promoveram a SIPAT 2019 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) com o tema Vida Saudável entre os dias 21 e 24 de maio.               Foram realizadas palestras preventivas às infecções sexualmente transmissíveis e de Saúde Mental e Trabalho, além de teatro com o grupo Sobrado Verde, ações de estética e podologia com o Senac Catanduva, testes de glicemia e tipagem sanguínea com a UNIFIPA, aula de zumba com equipe da Prefeitura de Catanduva e coffee break.               “O principal objetivo é promover e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho”, explicou Carlos Henrique Ornellas, técnico em segurança do trabalho da Fundação Padre Albino.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/06/2019 por Juliano Spósito

ALUNOS DA MEDICINA VISITAM HOSPITAL MAHATMA GANDHI

            Os alunos do 3º ano do curso de Medicina da UNIFIPA visitaram, no dia 30 de maio, o Hospital Mahatma Gandhi. De acordo a Profa. Me. Cristiane Paschoa, a visita teve a finalidade de conhecer o funcionamento do hospital e suas instalações.                A partir da visita técnica, os alunos entenderam sobre a dinâmica do atendimento em saúde mental, oferecida pela Instituição, bem como as demandas de Catanduva e região.  
Medicina
Publicado em 03/06/2019 por Mauro Assi

EDITAL DE REMATRÍCULA DO 2º SEMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE

            O edital de rematrícula do 2º semestre está disponível no portal www.unifipa.com.br para os cursos semestrais: Biomedicina, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Engenharia Agronômica, Farmácia e Pedagogia. As rematrículas serão realizadas de 15 a 26 de julho na secretaria de cada curso.             A rematrícula para o 2º semestre é obrigatória para todos os alunos dos cursos semestrais, inclusive para alunos com Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, Programa Universidade para Todos - PROUNI ou qualquer tipo de bolsa. A não realização de rematrículas no prazo implica na perda de vínculo do aluno com a UNIFIPA e as vagas serão oferecidas para transferência.             Na rematrícula, o aluno pagará a primeira mensalidade referente ao 2º semestre do curso (julho/2019), preencherá requerimento e o contrato de prestação de serviços educacionais, disponíveis nas secretarias dos cursos.             As rematrículas devem ser feitas das 8h às 21h no Câmpus Sede e das 14h às 18h e das 19h às 21h no Câmpus São Francisco, de segunda a sexta-feira.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 31/05/2019 por Mauro Assi

REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL É TEMA DE SEMINÁRIO DIA 07-06

            A 41ª Subseção da OAB de Catanduva, com apoio do Instituto de Estudos Previdenciários, curso de Direito da UNIFIPA e Escola Superior de Advocacia/SP, promove no próximo dia 07 de junho, às 8h30, no Câmpus São Francisco da UNIFIPA, o 1º Seminário de Direito Previdenciário de Catanduva.               O seminário terá como tema central a reforma da Previdência Social e contará com a presença dos seguintes juristas, que debaterão os temas: Roberto de Carvalho Santos – “A importância do planejamento previdenciário em tempos de reforma da previdência social”; Ana Paula Fernandes – “Os impactos da PEC 06/19 nas contribuições previdenciárias”; José Roberto Sodero Victório – “O papel da advocacia previdenciária em tempos de reforma da previdência”; João Baptista Optiz Neto – “Os impactos da PEC 06/19 nos benefícios por incapacidade”; Miguel Horvath Junior – “Os impactos da PEC 06/19 nos regimes próprios de previdência social”; Jesus Nagib Beschizza Feres – “Aspectos gerais da reforma da previdência social” e Willian Delfino – “Necessidade de um amplo debate sobre a reforma da previdência social”.               O seminário, que tem a coordenação da Comissão de Cultura e Eventos e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Catanduva e Escola Superior de Advocacia de Catanduva, é aberto aos interessados e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas na Casa do Advogado de Catanduva ou pelo fone (17) 3521-4828. O Câmpus São Francisco da UNIFIPA fica na Rua Seminário, 281, São Francisco.  
Direito
Publicado em 31/05/2019 por Mauro Assi
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA