HOSPITAL PADRE ALBINO VENCE A ÚLTIMA PROVA SOCIAL DA GINCANA

O Hospital Padre Albino (Equipe Branca) foi o vencedor da quarta prova mensal obrigatória da I Gincana Socioeducativa da Solidariedade, promovida pela Fundação Padre Albino entre seus funcionários em comemoração aos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva. A última prova social realizada pelas equipes entre os dias 01 a 29 de novembro arrecadou cerca de 6.180 produtos alimentícios não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. O resultado final desta prova foi: Hospital Padre Albino – 2.346,5 itens – 13.262 pontos; AME Catanduva – 962 itens – 8.417 pontos; Hospital Emílio Carlos - 674 itens – 6.339 pontos; PAS – 864 itens - 4.721 pontos; UNIFIPA – 837 itens – 4.165 pontos; Recanto Monsenhor Albino - 417 itens – 2.539 pontos; Coordenadoria Geral – 88 itens – 292 pontos; Colégio Catanduva - 0 item e 0 ponto. O encerramento da gincana será no dia 15 de dezembro próximo, às 8h30, nas dependências do Complexo Esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio da UNIFIPA, seguido de confraternização entre todos os funcionários da Fundação. Após essa prova, o ranking geral da gincana ficou assim: 1º - Hospital Padre Albino – 33.894,5 pontos 2º - Hospital Emílio Carlos – 20.469 pontos 3º - UNIFIPA – 17.628 pontos 4º - PAS – 16.704 pontos             5º - AME Catanduva – 10.447,6 pontos            6º - Recanto Monsenhor Albino – 7.048 pontos 7º - Coordenadoria Geral – 6.693 pontos 8º - Colégio Catanduva – 2.349 pontos  
Fundação Padre Albino
Publicado em 07/12/2018 por Mauro Assi

BIOCELULOSE NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS É TEMA DE PESQUISA NA UNIFIPA

A Liga de Curativos do curso de Enfermagem da UNIFIPA e as equipes médica e de enfermagem da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) do Hospital Padre Albino tiveram estudos e conclusões médicas de casos clínicos de queimaduras na face publicados em site oficial da empresa "Nexfill: curativo de biocelulose". A publicação é fruto de parte dos resultados das atividades educacionais e de pesquisas desenvolvidas em parceria entre UNIFIPA-UNIARA-UNESP firmada no 2º semestre de 2018. No total, três casos ganharam destaques com seus excelentes resultados em métodos empregados no atendimento, tratamento e cura de queimaduras faciais de primeiro e segundo graus pela equipe hospitalar da Fundação Padre Albino, que foram estudados por alunos e professores do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA. As pesquisas iniciaram-se em 2018 durante as atividades extensionistas daquela liga acadêmica, com apresentação das conclusões em diversos eventos científicos. Em uma das situações, o estudo envolveu uma criança do sexo feminino, com oito meses de idade, vítima de queimadura em face incluindo pálpebras, dorso nasal e linha do couro cabeludo por escaldadura (líquido superaquecido), totalizando 4% de superfície corporal queimada (SCQ), com profundidades variadas entre primeiro e segundo graus superficial e profundo. Após as avaliações das lesões, o corpo médico optou pelo uso da membrana de biocelulose como cobertura primária. A membrana de biocelulose - película composta de fibras de celulose com estrutura nanométrica provenientes da síntese bacteriana, com média de 0,05mm de espessura, apresentou efeito benéfico favorecendo o processo de cicatrização de lesões originadas por queimaduras, reduzindo o tempo de internação e das trocas de curativos com reflexo na redução da dor e na qualidade de vida da criança. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profª Drª Maria Cláudia Parro, as pesquisas corroboraram no fornecimento de informações como base de comparação entre os métodos de tratamento existentes. “A membrana de biocelulose apresentou melhor custo-efetividade quando comparada a tradicionais métodos, justificado pela redução do tempo de internação e das trocas de curativos, com reflexo na redução da dor e na qualidade de vida da paciente”, explica. Os demais casos clínicos tiveram como foco de estudos o âmbito perceptível, qualitativo e financeiro com as pesquisas “Diagnósticos de enfermagem do domínio autopercepção em paciente com queimadura na face” e “Cobertura de biocelulose utilizada no tratamento de queimaduras – um estudo do custo-efetividade”. Foto: Integrantes da Liga de Curativos do curso de Enfermagem da UNIFIPA.        
Enfermagem
Publicado em 06/12/2018 por Mauro Assi

PROF. VALIATTI PRESIDE O CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA INTENSIVA

O Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador do curso de Medicina da UNIFIPA e médico responsável pelas UTIs dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, participou, de 29 de novembro a 01 de dezembro, do XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira/AMIB. Juntamente com a Profª Flávia Machado, da UNIFESP, Dr. Valiatti foi presidente do Congresso e ainda participou das atividades científicas.              “Uma imensa honra e o reconhecimento da Associação de Medicina Intensiva Brasileira ao professor  coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino e das UTIs dos hospitais-escola da Fundação Padre Albino. A UTI do Hospital Padre Albino formou mais de 35 médicos intensivistas dispersos por todo o país”, disse ele. Segundo o Prof. Valiatti “é  muito gratificante observar a influência da medicina intensiva nos alunos e residentes que por aqui passam”.             Durante o congresso foi lançado o livro de Terapia Intensiva Oncológica pela Editora Rubio, que tem a participação do Prof. Jorge Valiatti e Prof. Sérgio Baldisseroto, da PUC de Porto Alegre, no capítulo “Ventilação mecânica invasiva em pacientes oncológicos”. O evento, realizado na Transamérica Expo Center, em São Paulo, reuniu mais de 3.400 participantes, sendo 29 convidados internacionais e 249 convidados nacionais.             O Prof. Valiatti organizou e participou também do workshop de Ventilação Mecânica no pré-congresso, realizado na sede da Medtronic em São Paulo, foi palestrante na XXV Jornada de Medicina Intensiva do Hospital Albert Einstein com a palestra “Como posicionar os pacientes na SDRA?” e no último dia 02, após o congresso, foi um dos avaliadores da estação prática de ventilação mecânica na prova de título de Especialista da AMIB.  
Medicina
Publicado em 06/12/2018 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PROMOVE “DIA D” DE COMBATE A DENGUE

                    A Fundação Padre Albino realizou, no dia 30 de novembro, em parceria com a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), mutirão de limpeza alusivo ao “Dia D” de combate a dengue. Colaboradores se concentraram defronte ao AME Catanduva para orientações e se dirigiram às unidades para um arrastão. Participaram o AME Catanduva, Hospital Emílio Carlos, Hospital Padre Albino e o Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA. Todos os locais de possível criadouro foram vistoriados.               Nos dias 26 e 28, alusivo à Semana Nacional de Combate a Dengue, foram realizadas nas unidades conscientizações para o combate por meio de orientação aos colaboradores, pacientes e acompanhantes.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 05/12/2018 por Mauro Assi

GINCANA ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DOS 100 ANOS DA CHEGADA DE PADRE ALBINO

No dia 15 de dezembro, a partir das 8h00, no Complexo Esportivo do Câmpus Sede da UNIFIPA, será realizada a final da I Gincana Socioeducativa da Solidariedade iniciada em agosto passado e que encerra as comemorações dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva. Na final as equipes vão disputar as provas Desafio matemático, Telefone sem fio, Quiz do livro sobre Padre Albino e provas surpresas e a vencedora receberá troféu e seus integrantes um dia de folga, além de participarem do sorteio de um brinde especial. Após o encerramento, todos os funcionários da Fundação participam de confraternização no próprio local. O presidente da Diretoria Administrativa, Dr. Amarante, disse que o grande objetivo da gincana foi alcançado, ou seja, a integração dos funcionários. “O desenvolvimento do espírito de liderança, senso crítico e companheirismo são características estratégicas de toda e qualquer boa instituição; por isso, a Fundação Padre Albino investe e desenvolve atividades que contribuem para isso”, comemora.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 05/12/2018 por Mauro Assi

ENFERMAGEM DA UNIFIPA FORMA SUA 15ª TURMA

Na próxima quarta-feira (12), às 19h30, no Anfiteatro Padre Albino, será realizada a solenidade de formatura da 15ª Turma do curso de Enfermagem da UNIFIPA. A cerimônia irá reunir 25 formandos que terão como paraninfa a Profª Ma Luciana Braz de Oliveira Paes e como patronesse a Profª Drª Maria Cláudia Parro. A missa de ação de graças foi celebrada no dia 16 de novembro, às 19h00, na Paróquia Santa Rita de Cássia. Os homenageados serão a Profª Ma Aline Fiori dos Santos Feltrin, a Profª Drª Andréia de Haro Moreno, o Prof. Me Daniel Henrique Gonçalves, a Profª Drª Maria Rita Braga e os funcionários Cleide Aparecida Bomfante Silva e Mairton Roberis Geromel. O juramento será proferido pela formanda Aniéle Fernanda Quessada Lopes.
Enfermagem
Publicado em 04/12/2018 por Mauro Assi

EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO DO VESTIBULAR UNIFIPA ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL

           O edital de convocação de matrícula com os classificados no processo seletivo unificado 2019 da UNIFIPA está disponível no portal www.unifipa.com.br             Os vestibulandos aprovados devem procurar o Câmpus correspondente ao seu curso para efetuar a matrícula de 4 a 12 de dezembro das 8h às 21h, no Câmpus Sede, e das 13h às 21h no Câmpus São Francisco, de segunda a sexta-feira. Para efetivar a matrícula o candidato deve efetuar o pagamento referente à primeira mensalidade do curso (estipulado na Portaria nº 24/2018), apresentar 2 cópias do documento militar (quando do sexo masculino), 1 cópia do CPF, 2 cópias do certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar e 2 fotos 3x4.             Não será formada turma nos cursos com menos de 35 alunos. O candidato pode aproveitar o processo seletivo para outro curso constante no edital. O edital de classificação disponível pelo link http://unifipa.com.br/site/documentos/1_edital_convoc_matricula_unific_2019.pdf
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 04/12/2018 por Mauro Assi

MEDICINA INICIA PROGRAMA DE MENTORIA

           O curso de Medicina da UNIFIPA iniciou seu Programa de Mentoria e realizou o primeiro treinamento com os mentores "júnior", alunos do 6º ano, no dia 28 de novembro. O projeto visa o entrosamento dos docentes mentores e dos alunos do último ano no compartilhamento de experiências para alunos do 1º, 2º e 3º anos daquele curso.             “O termo "mentoria" refere-se ao método utilizado para efetivar uma interação pedagógica, na qual uma pessoa mais experiente (mentor) orienta e estimula um iniciante (mentorando) em seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou a coordenadora do programa, a psicóloga Adriana Pagan Tonon.      
Medicina
Publicado em 03/12/2018 por Mauro Assi

TERCEIRA IDADE ENCERRA O ANO

            O grupo da Terceira Idade do curso de Educação Física – Licenciatura da UNIFIPA teve sua aula de encerramento no dia 29 de novembro com a participação da psicóloga Adriana Pagan Tonon, que abordou a importância de se ter boa saúde mental e deu dicas aplicadas ao dia a dia para obter mais qualidade de vida. O grupo se reúne no dia 6 de dezembro para a confraternização de final de ano e as atividades retornam em março de 2019.               As pessoas interessadas em integrar o projeto devem procurar a Secretaria Acadêmica da UNIFIPA. Informações 0800-772-5393.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 03/12/2018 por Mauro Assi

REMATRÍCULAS DE 02 A 18 DE JANEIRO

             No período de 02 a 18 de janeiro de 2019 deverão ser feitas as rematrículas para os cursos de Administração e Direito, no Câmpus São Francisco, das 13h às 21h, e Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Agronomia e Pedagogia, no Câmpus Sede, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. A rematrícula é obrigatória, inclusive para alunos com FIES ou qualquer outro tipo de bolsa. A não realização no prazo implica na perda do vínculo e as vagas serão oferecidas para transferência.               Na rematrícula, o aluno pagará a primeira mensalidade de 2019, referente ao semestre e/ou ao ano do curso, preencherá o requerimento e firmará contrato de prestação de serviços educacionais. Débitos financeiros na biblioteca e/ou Tesouraria e de documentos na Secretaria impedirão a rematrícula. A Tesouraria e o Departamento Jurídico estão à disposição até o dia 15 de janeiro para negociação de pendências financeiras.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 03/12/2018 por Mauro Assi

ABC DA INFORMÁTICA CONCLUI SEMESTRE

             O projeto social ABC da Informática, do curso de Administração da UNIFIPA, concluiu mais um semestre de atividades. No dia 27 de novembro foram entregues os certificados aos sete alunos que participaram das aulas de agosto a novembro.               As aulas, para adultos e idosos, são de informática básica, digitação, gerenciamento de e-mails, pesquisa, formatação de apresentações e redes sociais. Existente desde 2002, o curso já está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2019. As aulas, gratuitas, acontecem as terças-feiras, das 8h às 10h, e têm início no dia 12 de março, no Câmpus São Francisco. Informações: 3311-4800.      
Administração
Publicado em 30/11/2018 por Mauro Assi

INFORMÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS CONCLUI MAIS UMA TURMA

           Projeto de extensão da graduação em Administração da UNIFIPA, o curso Informática inclusiva para crianças concluiu mais uma turma no dia 27 de novembro, com entrega de certificados. Com 16 alunos de 5ª a 8ª séries do Colégio São José, as aulas tiveram duração de quatro meses, com aprendizado de informática básica, editoração de texto, realização de pesquisa, formatação de apresentações, acesso a redes sociais e entretenimento.               As aulas são ministradas pelo Prof. Me. José Claudinei Cordeiro e os alunos foram acompanhados pelo docente do Colégio, Prof. José Renato Pereira.   
Administração
Publicado em 30/11/2018 por Mauro Assi

COMUNICADO – I GINCANA SOCIOEDUCATIVA DA SOLIDARIEDADE

           A Comissão Organizadora da I Gincana Socioeducativa da Solidariedade comunica que em função de algumas equipes terem entregado sabonete líquido envazado em recipientes não convencionais e sem identificação de conteúdo decidiu encaminhá-los para análise pelo Laboratório Multidisciplinar da UNIFIPA, aos cuidados da Profª Drª Ana Paula Girol.              Aquele laboratório fará análises de PH e microbiológica dos produtos entregues, atestando as condições de uso para as finalidades solicitadas pela gincana.              O resultado final da prova de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza deste mês de novembro só será divulgado após o resultado das análises, no início da semana que vem.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 30/11/2018 por Mauro Assi

PRECEPTOR PARTICIPA DE EVENTO NACIONAL DO APARELHO DIGESTIVO

       O preceptor de alunos e residentes do curso de Medicina da UNIFIPA Dr. Manoel da Costa Gondim Neto participou, em São Paulo de 17 a 20 de novembro, da XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) e da XXXVI Semana Pan-americana de Enfermidades Digestivas (SPED). Orientador das atividades práticas da disciplina de Gastroenterologia, Dr. Manoel disse que o evento foi de alto nível médico-científico “promovendo a integração com cursos pré-congressos, conferências, mesas redondas, simpósios e sessões interativas, além da apresentação de temas livres orais e pôsteres, abordando todas as áreas da disciplina que ministro”.               As Semanas foram realizadas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e o Colégio Brasileiro de cirurgia Digestiva (CBCD).  
Medicina
Publicado em 30/11/2018 por Mauro Assi

DIREITO TEM RECONHECIMENTO RENOVADO PELO MEC

O Ministério da Educação, através da Portaria nº 820, de 22/11/18, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicada dia 26 de novembro último no Diário Oficial da União, renovou o reconhecimento do curso de Direito da UNIFIPA. A renovação, além de garantir a validade do curso até o ciclo seguinte de avaliação, também é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.   “A renovação referenda, mais uma vez, visita técnica do MEC realizada no final do ano de 2014, oportunidade em que, pelas excelências didático-pedagógicas e de infraestruturas constatadas pela comissão avaliadora do MEC, atribuiu a nota máxima ao curso. Esta conquista é fruto do empenho da Fundação Padre Albino, coordenação, docentes, funcionários e estudantes em manter a excelente qualidade, aliada a uma estrutura que possibilite ao corpo discente vivenciar o Direito em sua mais alta dimensão”, afirma o coordenador do curso, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi.   As renovações do reconhecimento de cursos são sempre solicitadas ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/SINAES.
Direito
Publicado em 29/11/2018 por Mauro Assi

HEC E UNIFIPA REVITALIZAM ESPAÇO DE LEITURA

            O curso de Pedagogia da UNIFIPA e o Hospital Emílio Carlos revitalizaram o espaço de leitura destinado a pacientes e acompanhantes que aguardam atendimento. O objetivo é estimular a leitura e promover o acolhimento. As melhorias foram realizadas no dia 24 de novembro e contou com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Drª Silene Fontana, a coordenadora de Hotelaria do HEC, enfermeira Aline Pereira de Almeida, as alunas do 3º ano Naissa Macedo e Rosicleidi Barbosa, a enfermeira do CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), Rosana Marcelino Braz, a técnica de enfermagem do CCIH, Luisa Martins da Silva, e o voluntário Samuel Camargo Junior.               O espaço fica próximo ao Ambulatório de Ortopedia e Laboratório de Análises do HEC. Na revitalização, o espaço recebeu nova cor, novos livros e brinquedos arrecadados em bom estado.  
Pedagogia
Publicado em 29/11/2018 por Mauro Assi

ALUNOS LEVAM AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA A PRAÇA

              No dia 24 de novembro, o curso de Biomedicina da UNIFIPA promoveu ação de desenvolvimento sustentável na praça Monsenhor Albino (Matriz).  Os alunos apresentaram trabalhos e orientaram a população sobre tratamento de resíduos sólidos, reciclagem de PETS, importância da mata ciliar e da arborização, descarte correto de pilhas e medicamentos, alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, reciclagem de óleo e distribuíram mudas.               Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos através da disciplina Ciências Ambientais e as orientações dadas por alunos do 3º ano, sob coordenação da docente Márcia Alcântara Santos Cavazzana.  
Biomedicina
Publicado em 28/11/2018 por Mauro Assi

94 ALUNOS DA UNIFIPA PARTICIPAM DO ENADE 2018

               No dia 25 de novembro, 94 alunos do 4º ano do curso de Administração e do 5º ano de Direito da UNIFIPA participaram do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2018, no Instituto Federal, em Catanduva, onde membros do Pró-Avaliar e os coordenadores dos respectivos cursos acolheram os discentes que compareceram, demonstrando o empenho da turma. “Os comentários foram ótimos, pois mesmo embora sendo extensa, a prova contemplou o conteúdo ministrado em sala de aula”, comentou o coordenador do curso de Direito e pró-reitor de extensão e assuntos comunitários, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi.               O gabarito preliminar e os critérios que serão considerados na correção das questões discursivas serão publicados no Portal do Inep a partir desta quarta-feira, 28 de novembro, e os resultados de desempenho do estudante disponibilizados exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019. Para a mesma data está prevista a divulgação dos resultados de cursos, IES e áreas de avaliação. Eles serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse estatística.               461.845 alunos participaram do exame em 1.585 locais de aplicação.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/11/2018 por Mauro Assi

NAP E PREFEITURA PROMOVEM APRESENTAÇÃO ITINERANTE

           O Núcleo de Apoio Psicopedagógico da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoveu apresentação itinerante para os alunos dos dois campi no último dia 22. A apresentação aconteceu na entrada dos alunos no Câmpus São Francisco e durante os intervalos no Câmpus Sede com melodias dos musicistas Wellington Salustiano, ao violino, e Misael Salustiano, ao violoncelo, do Duo de Cordas da Orquestra Escola de Catanduva.               Docentes e discentes acompanharam emocionados.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/11/2018 por Mauro Assi

MEDICINA ANTECIPA COLAÇÃO DE GRAU

           No dia 22 de novembro, a UNIFIPA realizou a colação de grau de alunos do 6º ano de Medicina. A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino e a Coordenação do curso se respaldaram na legislação vigente para antecipar a colação dos alunos que iriam se inscrever no Programa Mais Médicos, com total ato de legalidade avaliado pelo jurídico da UNIFIPA.               Participaram da colação o reitor, Dr. Nelson Jimenes, o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Antonio Carlos Araujo, o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti, a secretária do curso, Natália Biagi, e 14 graduandos.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/11/2018 por Mauro Assi

AGENDAMENTO DO VESTIBULAR 2019 DA UNIFIPA SEGUE ATÉ O DIA 30/11

           As provas do Vestibular Agendado da UNIFIPA começaram no último dia 20 e seguem até esta sexta-feira, 30 de novembro. Os agendamentos ainda estão disponíveis no site www.unifipa.com.br/vestibular. Após o pagamento do boleto, o vestibulando deve entrar no portal e com seu CPF agendar a data, o local e o horário para realizar sua prova. Estão disponíveis quatro horários por dia e dois locais para a aplicação.               O Vestibular Agendado UNIFIPA 2019 oferece 10 cursos de graduação: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Farmácia e Pedagogia.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 28/11/2018 por Mauro Assi

CIPA SÃO FRANCISCO EMPOSSA NOVOS MEMBROS

          No dia 19 de novembro, no Câmpus São Francisco da UNIFIPA, foi realizada a última reunião ordinária da gestão 2017/2018 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a posse dos novos membros da gestão 2018/2019. A nova gestão é composta pelo presidente Marcílio Antônio Bortolucci, vice-presidente Márcia Aparecida Mota Zirondi, 1ª secretária Sônia Aparecida da Graça Vitório e 2ª secretária Thaíse Cristina Condelechi. A gestão 2017/2018 era composta pelo presidente José Claudinei Cordeiro, vice-presidente Ondina Tereza Bataglia, 1ª secretária Rosana Leopoldina da Costa Fernandes e 2ª secretáriaMaria Cristina Dias Lyra.               Os membros são eleitos pelos colaboradores e indicados pelo Centro Universitário Padre Albino. Participaram da reunião a assistente de Câmpus da UNIFIPA, Janaína Rogante, os técnicos de Segurança do Trabalho da Fundação Padre Albino Marília Cecília Diniz e Carlos Henrique Ornellas e todos os funcionários daquele câmpus.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 26/11/2018 por Mauro Assi

I GINCANA SOLIDÁRIA: PAS VENCE A PROVA MÍDIAS SOCIAIS

Após reavaliação da prova mídias sociais, a pedido da sua vice-líder, a Equipe Azul (Padre Albino Saúde) foi declarada campeã das duas categorias da prova “mídias sociais”, Facebook e Youtube, da I Gincana Socioeducativa da Solidariedade, promovida pela Fundação Padre Albino entre seus funcionários em comemoração aos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva.  Na prova Facebook (curtidas e compartilhamentos), que valia 20 pontos, o resultado final ficou: 1º - Azul: 2.804 2º - Verde: 2.786 3º - Branca: 2.439 4º - Pink: 1.012 5º - Vermelha: 935 6º - Amarela: 345 7º - Preta: 213 8º - Roxa: 192 Na prova do Youtube (visualizações), os 100 pontos também foram para a Equipe Azul, cujo resultado final foi:  1º - Azul: 2.200 2º - Branca: 1.500 3º - Verde: 860 4º - Pink: 585 5º - Vermelha: 443 6º - Roxa: 209 7º - Amarela: 194 8º - Preta: 176  Após a recontagem dos pontos, a classificação geral ficou assim: 1º - Equipe Branca - Hospital Padre Albino – 20.632,5 pontos 2º - Equipe Verde - Hospital Emílio Carlos – 14.130 pontos 3º - Equipe Preta - UNIFIPA – 13.463 pontos 4º - Equipe Azul - PAS – 11.983 pontos 5º - Equipe Vermelha - Coordenadoria Geral – 6.401 pontos             6º - Equipe Amarela - Recanto Monsenhor Albino – 4.509 pontos 7º - Equipe Roxa - Colégio Catanduva – 2.349 pontos             8º - Equipe Pink - AME Catanduva – 2.030,6 pontos  
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/11/2018 por Mauro Assi

DOCENTE DE ENFERMAGEM LANÇA LIVRO

A docente do curso de Enfermagem da UNIFIPA, Profª Mª Luciana Braz de Oliveira Paes, teve livro "Nascer no século XXI: Retrato do nascimento em microrregião paulista" publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas. Todo o conteúdo do livro foi fruto da dissertação de mestrado desenvolvido pela autora e concluído em 2017. A produção ainda conta com a participação e autoria da docente da FAMERP - Rio Preto Zaida Aurora Sperli Geraldes Soler. Além do conteúdo físico, os leitores têm acesso à versão digital. O livro eletrônico ou popularmente conhecido como e-book está disponível para aquisição através do link https://www.morebooks.shop/store/gb/book/nascer-no-século-xxi/isbn/978-613-9-69271-2      
Enfermagem
Publicado em 23/11/2018 por Mauro Assi

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

A Reitoria do Centro Universitário Padre Albino comunica que estarão abertas as inscrições de candidatos à docência no Curso de Medicina, conforme a Resolução FIPA nº 16/2011, de 01/07/2011, obedecendo as informações e instruções abaixo. A)                 CURSO, DISCIPLINA, REQUISITO OBRIGATÓRIO, TITULAÇÃO EXIGIDA E VAGAS                 Disciplina: HEMATOLOGIA Requisito obrigatório: Bacharelado em Medicina                              Titulação mínima: Especialista                                                                                                Vaga: 01(uma)                                                                                  B)     INSCRIÇÕES Período: De 26 a 28 de Novembro de 2018                                                                       Local: Setor de Recursos Humanos (RH) da FPA . Para maiores informações (17) 3311-3235 com Daniela ou Silmara. Documentos: Apresentar no ato da inscrição, Currículo Lattes com comprovação documental, especialmente da titularidade e requisito obrigatório. C)     CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A seleção cumprirá duas etapas: a) a etapa RH da FPA, na qual os candidatos serão submetidos aos protocolos daquele setor e os resultados encaminhados à etapa seguinte; e b) a etapa UNIFIPA, que consistirá de três fases: I-  Análise de currículo ( Classificatória e Eliminatória); II- Entrevista (Classificatória e Eliminatória)  e; III- Prova Didática ( Classificatória e Eliminatória). Ficará a cargo de uma banca examinadora, composta por 3 (Três) membros, que são respectivamente, o Coordenador do Curso, um Docente do Curso e o Coordenador Pedagógico. A Prova Didática (aula teórica em nível de graduação) com duração entre vinte e trinta minutos avaliará a comunicação, o desempenho didático-pedagógico e o conhecimento específico na área. O tema da prova didática será escolhido pelo candidato classificado nos itens I e II, com Antecedência de 24 horas, dentre 3 (três) temas da área de especialidade do concurso, sugeridos pela Banca Examinadora. O conjunto da análise do currículo (item I), entrevista (item II) e prova didática (item III), qualificará o melhor candidato para a vaga e o resultado será informado ao RH da FPA pela Direção Geral. D)     CALENDÁRIO E LOCAL DAS PROVAS ·         Entrevista: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item I; ·         Prova Didática: a ser agendada com os candidatos aprovados no Item II;   Local da Entrevista e Prova Didática: FIPA - Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Catanduva/SP E)      TEMPO DE VALIDADE DO PROCESSO: Indeterminado       Catanduva, 23 de Novembro de 2018. Dr. Nelson Jimenes Reitor  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 23/11/2018 por Mauro Assi

EX-ALUNOS DE ENFERMAGEM DA UNIFIPA DESTACAM A QUALIDADE DO CURSO

De 13 a 16 de novembro, os docentes do curso de Enfermagem da UNIFIPA Maria Cláudia Parro, Luciana Braz de Oliveira Paes, João César Jacon e Maristela Magri participaram do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado em Curitiba/PR. Na ocasião, os professores, além de trocarem experiências com congressistas, tiveram a oportunidade de reencontrar ex-alunos do curso. Os egressos Lukas Santos e Warderlei Araújo da Silva, que hoje atuam na UTI do Hospital do Rocio, na cidade de Campo Largo/PR, relataram sobre suas atuações profissionais atuais e reiteraram a importância da qualidade de ensino da UNIFIPA, possibilitando o rápido ingresso no mercado de trabalho. “Valorizamos muito nossa formação diferenciada e a qualidade de ensino do curso de Enfermagem. Agradecemos a todos os professores e também a oportunidade de manter contato mesmo depois de formados com a instituição”. Já os professores ressaltaram a importância de manter vínculo entre a instituição e os alunos formados. “É fundamental acompanhar e manter o relacionamento contínuo com os egressos, objetivando potencializar a troca de informações e o acompanhamento da inserção no mercado de trabalho, além de fortalecer o Programa de Acompanhamento de Egressos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino”, ressaltaram os docentes.   Foto: Os docentes com os egressos do curso.  
Enfermagem
Publicado em 23/11/2018 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO PREMIA VENCEDORES DE CONCURSOS DE REDAÇÃO E CURTA-METRAGEM

A Fundação Padre Albino realizou no último dia 21 de novembro, às 19h00, no Complexo Esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio da UNIFIPA, a cerimônia de premiação dos vencedores do 1º Concurso de Desenho Infantil e do Projeto Curta Padre Albino, ambos promovidos em comemoração aos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino. As professoras Tânia Fonseca, secretária municipal de Educação, e Luciana Lopes Pereira, diretora regional de ensino, presentes à solenidade, agradeceram a parceria, elogiando a iniciativa. “Não é para qualquer um comemorar os 100 anos da chegada de uma pessoa tão especial como Padre Albino”, disse Profª Luciana, destacando que os dois projetos evidenciam o humano - de Padre Albino e dos professores envolvidos nos projetos. A Profª Gládis Andaló dos Santos, representando o curso de Pedagogia, parabenizou as escolas participantes e premiadas, assim como a Fundação por todas as atividades desenvolvidas durante o ano. O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, destacou a importância dos concursos e da comemoração dos 100 anos e, parafraseando o concurso de curta-metragem, pediu para que todos “curtam Padre Albino”. O presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, disse que Padre Albino vive, mesmo depois de 45 anos da morte dele. “Padre Albino não vive só pela sua obra; vive no coração das crianças que participaram dos concursos e que vão levar adiante a imagem dele. Padre Albino está vivo; está aqui. A mensagem dele chegou ao coração de cada criança. Esse foi o maior prêmio que recebemos”, finalizou. Em seguida, alunos e professores receberam prêmios, medalhas e certificados. Os três premiados do concurso de desenho são da EMEI Prof. Mário Antonio Bizari, de Catanduva: Samara Moreira Rodrigues, 5 anos, orientada pela Profª Maria Amélia Fernandes, 1º lugar; Emilly dos Santos Simiel, 5 anos, aluna da Profª Ana Paula Pelarin Beneduzzi Lucena, 2º lugar, e Thayller Felipe Andreotti dos Santos, 6 anos, também aluno da Profª Maria Amélia, 3º lugar.             Os premiados do concurso de curta-metragem são Daniel Henrique dos Santos Silva, orientado pela Profª Kelli Cristina Carreto Fonseca, da EE Giuseppe Formigoni, de Santa Adélia, 1º lugar; Lara Luísa Rodrigues, Nicola Diniz Martin, Guilherme Adriano Zucchi, Lucilene Zucchi Zanini e Raissa Gabrielly Cascão, orientados pelo Prof. Wander Gustavo Arf, da EE Paulo de Lima Correa, de Catanduva, 2º lugar, e Ana Júlia dos Santos, Natália de Oliveira Vieira e Ana Laura Nunes Pereira de Rosa, orientadas pela Profª Eliana Maria Afonso, da EE João Gomieri Sobrinho, de Palmares Paulista, 3º lugar.               Alunas do curso de Pedagogia da UNIFIPA, com lanternas, protagonizaram evento cultural baseado no texto “O Mundo”, de Eduardo Galeano, e, na sequência, cartazes de “abraços grátis” convidaram os presentes a se abraçarem. Finalizando a solenidade, Dr. Jimenes e Dr. Amarante foram homenageados.            
Fundação Padre Albino
Publicado em 22/11/2018 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA PROMOVE A CONSCIÊNCIA NEGRA

             O curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA realizou no dia 20 de novembro apresentações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra. Coordenados pelo professor Alexandre Mendes, os alunos contaram histórias através de teatro, dança e música.             De acordo com a coordenadora de extensão do curso, Prof. Me. Luciana Cione Basto, os alunos levaram histórias e curiosidades de pouco conhecimento. “As apresentações foram emocionantes; os alunos expuseram fatos da história dos negros que muitos desconhecem e nos presentearam com uma boneca Abayomi, indicando prosperidade para quem as recebe”, contou.             Todos os anos o curso realiza comemoração alusiva a data.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 22/11/2018 por Mauro Assi

PEÇA SOBRE PADRE ALBINO FAZ SUA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO EM 2018

           A peça "Padre Albino: legado para uma cidade” faz sua última apresentação em 2018 nesta quinta-feira, dia 22, às 20h00, no Colégio Ressurreição, em Catanduva. A estreia da peça, em maio, lotou o ginásio de esportes do SESC Catanduva e emocionou a plateia.             A montagem é da Cia da Casa Amarela, tem dramaturgia e direção de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues e foi baseada no livro “Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva – Apóstolo da Caridade”, de Monsenhor Victor Rodrigues de Assis e Pe. Synval Januário (apêndice). A peça narra a trajetória de Padre Albino desde Portugal até sua chegada em Catanduva, onde deixou sua marca de realizações e ações de bondade. Através de viagem no tempo, Monsenhor Albino relembra sua mocidade, a missão religiosa, a luta pelos pobres e sofredores, em momentos de emoção e profundidade.             Padre Synval Januário, que foi na estreia e conviveu com Padre Albino, disse que a interpretação foi perfeita e que ficou impressionado com a semelhança física do ator Carlinhos Rodrigues com Padre Albino. “Gostei demais; vi Padre Albino no palco e fiquei tocado; parecia que estava diante dele”, afirmou. E completou: “A peça aumentou em mim o amor ao Padre Albino”.             O Colégio Ressurreição fica na Rua Vitória, 414. O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser adquirido nos Departamentos da Fundação Padre Albino, Banca do Rossi, na Praça da República, e Janja Modas, defronte a Catedral. Toda a renda será revertida para o Hospital de Câncer de Catanduva.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 21/11/2018 por Mauro Assi

DOCENTES DE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO PARTICIPAM DE OFICINA DE METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM

No último dia 10 de novembro, no Câmpus Sede, docentes dos cursos Administração e Direito da UNIFIPA participaram da Oficina de Metodologias Ativas de Aprendizagem na Era Conectada, ministrada pela professora de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista Drª Raquel Rosan Christino Gitahy. O encontro visou promover o debate e a reflexão na compreensão e necessidade do desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino e a aprendizagem. Na oficina foram abordadas as metodologias Peer Instruction; Sala de Aula Invertida, PBL – Problem Based Learning; Team Based Learning, além da realização de simulado utilizando o aplicativo Socrative e as ferramentas Kahoot e Plikers.   Ao final do encontro, os docentes discutiram as conclusões do processo. “Pode-se concluir que um ensino híbrido por meio das metodologias ativas de aprendizagem, intercalando espaços individuais e em grupos, presencial e digital, pode resultar na formação de alunos mais proativos, criativos e colaborativos” afirmaram os participantes.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 21/11/2018 por Mauro Assi

ADMINISTRAÇÃO E DIREITO PARTICIPAM DO ENADE NESTE DOMINGO

             Neste domingo, 25 de novembro, alunos do 4º ano do curso de Administração e do 5º ano de Direito da UNIFIPA participam do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2018 a partir das 13h30, no Instituto Federal. Membros do Pró-Avaliar e os coordenadores dos respectivos cursos estarão presentes no dia para incentivar os alunos. Em 2017 foram avaliados os alunos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Pedagogia, que alcançaram as notas 3 e 4 no exame.               As provas do Enade 2018 serão aplicadas em todo o Brasil para mais de 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas. Uma das novidades dessa edição é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.  
AdministraçãoDireito
Publicado em 21/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA INICIA SEU VESTIBULAR NESTA TERÇA

           A UNIFIPA inicia nesta terça-feira, 20 de novembro, as provas do vestibular agendado 2019 que seguem até o dia 30 deste mês. O vestibulando do Centro Universitário Padre Albino escolheu o dia, o horário e o local da prova, tendo disponíveis cinco horários diferentes por dia em dois locais, Câmpus Sede e Câmpus São Francisco. A UNIFIPA oferece os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Agronomia, Farmácia e Pedagogia. O vestibular terá 40 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, além de redação em língua portuguesa, aplicadas no laboratório de informática, no câmpus escolhido pelo vestibulando, com duração de duas horas. O edital de classificação e aprovação será disponibilizado a partir do dia 04 de dezembro no site da UNIFIPA.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

TERMINAM NESTA TERÇA AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DE MEDICINA

  Nesta terça-feira, 20 de novembro, é o último dia para inscrições no vestibular do curso de Medicina FAMECA da UNIFIPA, que podem ser feitas através do link https://www.vunesp.com.br/FMCA1801; a taxa é de R$ 330. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de dezembro em Catanduva e em São Paulo e os locais informados a partir do dia 07/12 no site na Vunesp. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 23 de janeiro de 2019. O edital e o manual do candidato estão disponíveis no www.unifipa.com.br O curso, que completa 50 anos em 2019, oferece 100 vagas em período integral. Informações pelo site www.unifipa.com.br, pelos telefones 0800-772-5393 e (17) 3311-3223 e pelo e-mail secretariaacademica@unifipa.com.br; na Vunesp, (11) 3874-6300.
Medicina
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA SEDIA II CURSO DE NEFROLOGIA

 No dia 5 de novembro, a UNIFIPA sediou o II Curso Itinerante de Atualização em Nefrologia, promovido pela SONESP (Sociedade de Nefrologia do Estado de são Paulo). O evento aconteceu no Anfiteatro Padre Albino e contou com a participação de profissionais de renome na área, como o Prof. Me. Luís Ayusso, diretor regional da SONESP, Prof. Me Luciana S. Devito Grisoto, Prof. Dr. Oswaldo Merege Vieira Neto, Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Antônio e Dr. Luís Ayusso Neto, que abordaram os distúrbios do potássio, insuficiência renal aguda e atualidades em nefrolitíase.               De acordo com o diretor da SONESP de São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis e Barretos, Dr. Luís Ayusso, o objetivo foi possibilitar “momentos educativos de atualização com foco na prática e propiciar congraçamento entre os nefrologistas, acadêmicos em medicina, residentes em clínica médica, médicos e profissionais da saúde que atuam na área”.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É TEMA DE AÇÃO DA BIOMEDICINA

            No próximo sábado, 24 de novembro, o curso de Biomedicina da UNIFIPA promove o evento Desenvolvimento sustentável na Praça Monsenhor Albino, das 9h00 às 11h30. Os alunos apresentarão trabalhos desenvolvidos através da disciplina Ciências Ambientais, entre eles, como tratar resíduos sólidos, reciclagem de PETS, importância da mata ciliar e da arborização, descarte correto de pilhas e medicamentos, alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, reciclagem de óleo e distribuição de mudas.               A conscientização será feita por alunos do 3º ano do curso, sob coordenação da Profª Márcia Alcântara Santos Cavazzana.  
Biomedicina
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

SAEC RECEBE ATIVIDADES DA MEDICINA UNIFIPA

              Colaboradores da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) receberam alunos do primeiro ano de Medicina da UNIFIPA no dia 31 de outubro para ações de prevenção e promoção da saúde com aferição de SSVV (sinais vitais), peso, altura, circunferência abdominal, cálculo de índice de massa corpórea (IMC) e glicemia. Da ação participaram 122 colaboradores, acompanhados pelo diretor administrativo e financeiro, Renato Centurion Stuchi.               A atividade faz parte da disciplina Medicina Preventiva, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Santaella, com preceptoria das professoras doutoras Virtude Maria Soler e Dircelene Jussara Sperandio.  
Medicina
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

MEDICINA PROMOVE SAÚDE EM BAIRRO

            Nos dias 23 de outubro e 06 de novembro, alunos da primeira série do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram ações de promoção de saúde na praça central do bairro Parque Flamingo. Cerca de 52 pessoas foram atendidas com aferição de sinais vitais, glicemia e orientações gerais.               A atividade faz parte da disciplina Medicina Preventiva, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Santaella, com preceptoria das professoras doutoras Virtude Maria Soler e Dircelene Jussara Sperandio.  
Medicina
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

MEDICINA PROMOVE ORIENTAÇÃO NA ENERGISA

            Alunos da primeira série do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram, no dia 05 de outubro, palestra sobre DSTs e alimentação saudável na empresa Energisa de Catanduva, com a participação de cerca de 60 colaboradores.               A atividade faz parte da disciplina Medicina Preventiva, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Santaella, com preceptoria das professoras doutoras Virtude Maria Soler e Dircelene Jussara Sperandio.  
Medicina
Publicado em 20/11/2018 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA DÁ SHOW EM MOSTRA DISCENTE

            Os alunos dos cursos de Educação Física da UNIFIPA deram um show na Mostra Discente de Ginástica e Dança dia 14 de novembro no SESC Catanduva. Com a participação dos coordenadores José Cione Neto e Igor Augusto Braz e dos docentes, o evento foi apresentado pelo professor Alexandre Mendes, que organizou as coreografias junto aos alunos da Licenciatura e do Bacharelado.               A criatividade, dinamismo e animação dos alunos contagiaram os presentes. No encerramento, alunos e egressos se dirigiram ao palco em uma despedida do 4º ano e agradecimento aos professores.  
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

DESENVOLVENDO O ENSINO DOS JOGOS COLETIVOS

           O curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA, através do Núcleo de Extensão, realizou no dia 10 de novembro o curso “Desenvolvendo o ensino dos jogos coletivos de quadra através dos jogos pré-desportivos” no Complexo Esportivo do Câmpus Sede.             Ministrado pelo Prof. Marcus Vinícius Seixas, o curso, gratuito e aberto a professores e estudantes de educação física e áreas afins, abordou a fundamentação dos jogos pré-desportivos e princípios dos jogos coletivos de quadra, além de atividades práticas em quadra.
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PARTICIPA DE FEIRA DO TRABALHADOR

               O Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA participou, de 07 a 09 de novembro, da Feira do Trabalhador da Usina Colombo das unidades MIAC, de Pindorama, e AEMCO, de Catanduva.               Na oportunidade, empresas de diversos segmentos foram convidadas a levar seus serviços à disposição dos trabalhadores. A UNIFIPA, como tradicional e conceituada Instituição de Ensino Superior, foi representada por seus coordenadores de cursos e docentes e expôs, além do vestibular agendado, as opções e estrutura das graduações por ela oferecidas.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE ORIENTAÇÃO ALUSIVA AO NOVEMBRO AZUL

             Alunos da 1ª e 2ª séries do curso de Medicina da UNIFIPA, integrantes da IFMSA (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), realizaram no dia 08 de novembro, orientações alusivas ao Novembro Azul, conscientizando colaboradores e pacientes dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino sobre o câncer de próstata.               A ação foi parceria da UNIFIPA, através da IFMSA, do Centro de Serviços Compartilhados, através do Serviço de Medicina do Trabalho, do Departamento de Recursos Humanos e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Fundação Padre Albino.    
Medicina
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

MEDICINA PARTICIPA DE I INTERLIGAS DE CLÍNICA MÉDICA DE SÃO PAULO

               Alunos do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do I Interligas de Clínica Médica de São Paulo (ICLIM SP) no dia 10 de novembro, na UNICID Câmpus Pinheiros, em São Paulo. O tema principal abordado no congresso foi Emergências Clínicas, discutido em palestras e workshops. A abertura foi feita pelo Dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.               O curso de medicina da UNIFIPA participou da organização, sendo representado pelos alunos da 4ª série Renato Takeshi Ishizava e Bianca Soderi Vita.               Em sua primeira edição, o ICLIM-SP reuniu 18 Ligas de grandes faculdades que, juntas, promoveram o congresso acadêmico com o objetivo de transmissão e troca de conhecimentos e contou com a participação de profissionais de renome da área médica e acadêmica.      
Medicina
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA SEDIA ATUALIZAÇÃO EM MASTOLOGIA PARA GINECOLOGISTAS

            No dia 9 de novembro, a Sociedade Brasileira de Mastologia promoveu, no Anfiteatro Padre Albino, o evento “Atualização em mastologia para o ginecologista e para a equipe de atenção primária”. Com organização dos docentes da UNIFIPA, o mastologista Eduardo Malaquias Chagas e o ginecologista Alfeu Accorsi Neto, foram ministradas palestras sobre o anticoncepcional e o risco para o câncer de mama, tratamento dos sintomas climatéricos em pacientes com história de câncer de mama, obesidade e o câncer de mama, diagnóstico e o seguimento de lesões benignas e rastreamento mamográfico.               A atividade integra o Programa de Atualização e Aprimoramento em Mastologia do Estado de São Paulo (PRAAMESP) e, além da explanação dos docentes da UNIFIPA, contou com a participação dos médicos Rogério Fenile, do Hospital Pérola Byington, de São Paulo, José Joaquim Gomes Nabuco, da UFTM de Minas Gerais, Eduardo Carvalho Pessoa da UNESP, José Luís Esteves Francisco, da FAMERP, e Daniel Buttros, do Claretiano – FM Rio Claro.  
Medicina
Publicado em 19/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA ENCERRA NESTA SEXTA INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2019

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA encerra nesta sexta-feira (16) o período de inscrições para o Vestibular 2019. Os interessados devem preencher o cadastro disponível no site www.unifipa.com.br até 23h59. No ato da inscrição, os candidatos devem agendar data, horário e local para a realização da prova, entre os dias 20 e 30 de novembro, no Câmpus Sede ou no Câmpus São Francisco da instituição. A UNIFIPA oferece os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Agronomia, Farmácia e Pedagogia. O vestibular terá 40 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, além de redação em língua portuguesa, aplicadas no laboratório de informática, no câmpus escolhido pelo vestibulando, com duração de duas horas. O edital de classificação e aprovação será disponibilizado a partir do dia 04 de dezembro no site da UNIFIPA.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 14/11/2018 por Mauro Assi

CÂMARA DE RIO PRETO CONCEDE VOTOS DE CONGRATULAÇÕES A PROJETO DE EXTENSÃO DO DIREITO UNIFIPA

              No último dia 30 de outubro, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, em sessão solene, por indicação da vereadora Cléa Rodrigues, concedeu “Votos de Congratulações” à docente do curso de Direito da UNIFIPA, Profª Me. Ivana Mussi Gabriel, e aos alunos e egressos autores das cartilhas “Controle social dos gastos públicos”, reconhecendo a importância educativa delas para a sociedade, em especial, a última, que trata de eleições.               As cartilhas fazem parte de projeto de extensão desenvolvido há mais de cinco anos, sob coordenação da Profª Ivana, cujos autores, Alana Fávaro, Ana Letícia Bragion dos Santos, Gabriela de Faria Paiva, Guilherme Augusto Trevisan, João Vitor Mota, Júlia Lavrador, Karina Ogata, Lucas Barbieri, Luís Augusto Guareis dos Santos, Marcos de Oliveira Melo Filho e Thales Henrique dos Santos, são alunos ou egressos do curso.   Para a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, “a cartilha sobre eleições é de extrema importância porque informa, de forma simples e lúdica, numa leitura prazerosa e divertida, os aspectos morais e éticos, bem como jurídicos, do panorama eleitoral, conduzindo e amparando o leitor para reflexões e ponderações para o propósito de mudar a realidade com o exercício do voto”.   Fotos: Profª Ivana com a vereadora Cléa Rodrigues e com o presidente da Câmara, Jean Charles, e com alunos autores das cartilhas.      
Direito
Publicado em 13/11/2018 por Mauro Assi

MOSTRA DE GINÁSTICA E DANÇA

         A UNIFIPA promove neste dia 14, quarta-feira, às 19h30, a sua Mostra Discente de Ginástica e Dança, tradicionalmente realizada todos os anos pelo curso de Educação Física Licenciatura, com a participação de seus alunos e do curso de Educação Física Bacharelado.             Este ano a Mostra acontece no SESC Catanduva, com entrada franca. A coordenação é do Prof. Carlos Alexandre Mendes que, junto aos alunos, montou coreografias para o encerramento das atividades práticas dos cursos.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 13/11/2018 por Mauro Assi

OS PODERES MEDICINAIS DAS PLANTAS REGIONAIS

Conhecimento da população sobre fitoterápicos foi testado em pesquisa desenvolvida pela UNIFIPA   Docentes e alunos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA finalizaram estudos sobre a percepção da população a respeito da aquisição e uso de medicamentos fitoterápicos. Os dados e experimentos foram realizados entre setembro e dezembro de 2017 e concluído neste ano, com o objetivo de medir o conhecimento da população sobre as plantas medicinais e avaliar alguns parâmetros de qualidade em extratos de camomila, capim limão, erva doce e espinheira santa. A pesquisa, sob responsabilidade da Profª Drª Andreia de Haro Moreno e colaboração da Profª Drª Adriana Balbina Paschoalato, foi desenvolvida pelas alunas Beatriz dos Santos Lio e Tamires Pereira Duarte Paes. As acadêmicas aplicaram questionários junto à população a fim de medir o conhecimento sobre o assunto, incluindo pessoas com câncer. Os resultados permitiram verificar que dos 120 entrevistados, 96% disseram saber o que são plantas medicinais e fitoterápicas e destes, 55% afirmaram consumi-los na forma de chás obtidos em lojas de produtos naturais. A finalidade mais citada no uso de fitoterápicos foi para gripes e resfriados (30%), seguida de calmante e sedativo (17%), dores no estômago (13%) e emagrecimento (11%). As pesquisadoras também verificaram que a maioria dos entrevistados não se preocupa com a procedência e efeitos adversos dos fitoterápicos, colocando em risco a própria saúde e questionando os resultados esperados, e 95% alegaram falta de informações à população. “Torna-se de extrema importância a disseminação de informações reais com embasamento científico pelos profissionais de saúde”, enfatiza a docente responsável pelo projeto, Profª Drª Andreia de Haro Moreno. Visando corrigir a falta de informações confiáveis, o grupo de estudo realizou avaliações laboratoriais a fim de comprovar a presença e eficácia de compostos ativos em extratos preparados pela técnica de percolação, além de outros testes de qualidade. Os resultados obtidos foram transformados em artigo científico apresentado em congressos. Foto: Produtos à base de fitoterápicos desenvolvidos pelo curso de Biomedicina da UNIFIPA.  
Biomedicina
Publicado em 12/11/2018 por Mauro Assi

DOCENTE DA ENFERMAGEM QUALIFICA TESE DE DOUTORADO

No último dia 05 de novembro, a Profª Mª Aline Fiori dos Santos Feltrin, do curso de Enfermagem da UNIFIPA, realizou exame para qualificação de sua tese de doutorado "Aspectos da Atenção Cardiovascular no cenário da Regionalização", que está sendo orientada pela Profª Drª Janise Braga Barros Ferreira, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.   A banca examinadora foi composta pela Profª Drª Aldaisa Castanho Forster (USP- Ribeirão Preto), Profª Drª Lucieli Dias Pedreschi Chaves (USP-Ribeirão Preto) e Prof. Dr. Ademar Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde (UNIFESP-SP).  
Enfermagem
Publicado em 09/11/2018 por Mauro Assi

IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA É TEMA DE ATIVIDADE DE AGRONOMIA

            Alunos do curso de Agronomia da UNIFIPA participaram de atividade, no dia 27 de outubro, sobre identificação botânica, abordando a sistemática vegetal, que é ramo da Biologia que estuda a diversidade das plantas com base nas variações morfológicas e nas relações evolutivas.             Desenvolvida pela docente do curso, Profª Drª Maria Izabela Ferreira, a atividade proporcionou aos alunos a identificação das famílias botânicas de diversas espécies, conhecimento fundamental para o agrônomo, “pois o torna capaz de identificar as plantas, tanto em ambientes naturais com grande diversidade quanto nas áreas de produção”, explicou a professora, que é Mestre em Horticultura e Doutora em Ciências pela UNIPD de Pádova, Itália, e em Biodiversidade – Fisiologia de Plantas pela UNESP de Botucatu.  
Agronomia
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

COMUNICADO AOS VESTIBULANDOS

         O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA comunica aos vestibulandos do Vestibular Agendado 2019 que não conseguiram efetuar o pagamento de seus boletos dentro do prazo de vencimento que foi detectado um problema de registro bancário, que já está sendo resolvido.             A partir de hoje, 08/11, período da tarde, os boletos já estarão em normalidade para o pagamento. Se o candidato perdeu o prazo de vencimento deve entrar em contato com o Setor de Atendimento pelo Facebook ou pelo telefone 17 3311-3328 para cancelamento da inscrição e gerar um novo boleto.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

CÉLULAS-TRONCO OBTIDAS DA POLPA DE DENTE É TEMA DE PALESTRA NA UNIFIPA

          Alunos dos cursos da área da saúde da UNIFIPA participaram da palestra "Células tronco e medicina regenerativa", que abordou o isolamento, expansão e armazenamento de células-tronco obtidas a partir da polpa de dente. A atividade aconteceu no dia 26 de outubro e foi ministrada pelo fundador e presidente da R-Crio, Dr. José Ricardo Muniz Ferreira.               A palestra abordou as células-tronco como o tratamento do futuro, uma vez que estão cada vez mais acessíveis e eficazes influenciando na saúde das novas gerações, mas, em especial, foi tratada a polpa do dente de leite, uma vez que ela contém célula-tronco capaz de se transformar, em condições adequadas, em diversas outras células do corpo, possibilitando com isso o tratamento, e até a cura, de doenças que hoje são consideradas incuráveis, tornando essa possibilidade mais próxima e palpável.               Dr. José Ricardo Muniz Ferreira é graduado  em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio, doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME/RJ e membro da International Society of Stem Cell Research (ISSCR) e da International Society of Cellular Therapy (ISCT).  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

RENOVAÇÃO DE BOLSAS COMEÇA DIA 12

           A UNIFIPA realiza nos dias 12, 13, 14, 19 e 20 de novembro, das 10h00 às 21h00, a renovação de Bolsas Cebas (Bolsa de Estudo Social) para 2019. O edital com as informações está disponível no linkhttp://unifipa.com.br/site/documentos/edital_de_bolsas_2019.pdf                        O candidato à renovação deve consultar o edital para ter acesso às informações de renovação e os documentos necessários para iniciar o processo. Entre os dias mencionados, o candidato deve preencher o Cadastro Socioeconômico, disponível no Serviço Social da UNIFIPA, no andar térreo, entregar a documentação comprobatória solicitada no edital e fazer a entrevista. A análise dos pedidos ocorrerá entre os dias 21 e 30/11. Os resultados serão divulgados no próprio setor, por e-mail, telegrama ou telefone de 10 a 14 de dezembro.               A renovação da bolsa, válida para o ano de 2019, é individual, pessoal e intransferível e não cumulativa com outros tipos de bolsas ou programas.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

MEDICINA ABRE PRÉ-REMATRÍCULA 2019

          O Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA realiza de 26/11 a 03/12, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, na Secretaria Acadêmica, a pré-rematrícula para o curso de Medicina. Entre as datas divulgadas, o aluno deve procurar o setor e preencher a documentação da pré-rematrícula, que será efetivada com o pagamento da primeira parcela da anuidade de 2019 até o dia 10 de janeiro em qualquer agência bancária. A medida tem o objetivo de facilitar o processo de rematrícula devido ao período de férias escolares e ao grande número de alunos residentes em outros Estados.               A não realização da pré-rematrícula no prazo implica na perda de vínculo do aluno com a UNIFIPA e as vagas serão oferecidas para transferência. O processo é obrigatório, inclusive para alunos com Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e qualquer tipo de bolsa. Alunos do 5º e 6º ano (internato) devem trazer cópia da carteira de vacinação atualizada.     Débitos financeiros e de documentos impedirão a pré-rematrícula. A Tesouraria e o Departamento Jurídico estão à disposição para negociações de pendências financeiras no período de 12 a 26/11.  O edital da pré-rematrícula está disponível no link: http://www.unifipa.com.br/medicina/documentos/edital_pre_rematricula2019.pdf  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA INICIA DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

                A UNIFIPA iniciou dia 05 de novembro último a digitalização de seus documentos físicos, atendendo a Portaria do MEC nº 315, de 04/04/2018, que determina a todas as Instituições de Ensino Superior a realização desse procedimento até abril de 2020.             Para a realização desse trabalho, o Setor de Tecnologia da Informação da Fundação Padre Albino pesquisou sistemas de mercado para atender à exigência e após avaliação detalhada contratou a empresa Stoque, de Minas Gerais, detentora do sistema Abaris, que ficou responsável pela digitalização do acervo inativo; o acervo ativo será feito pela própria UNIFIPA.             Os funcionários Vilma Aparecida Nassorri e Alessandro Favarom Pirota ficaram responsáveis perante o MEC pelo acervo acadêmico e área de T.I., respectivamente. Serão digitalizados mais de 600 mil documentos.
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 08/11/2018 por Mauro Assi

SEGUEM EM RITMO ACELERADO AS OBRAS NA RADIOTERAPIA/HCC

No início desta semana foi instalada no Serviço de Radioterapia/HCC a estrutura de cobertura da passarela de interligação entre o setor e o Hospital Emílio Carlos. A estrutura metálica, com mais de 10 metros de extensão, proporcionará aos pacientes, acompanhantes, funcionários e médicos maior comodidade no deslocamento e proteção contra intempéries. Além disso, os funcionários da empresa Susman – Construção e Manutenção iniciaram o processo de delimitação da jardinagem e pavimentação do lado esquerdo do Serviço – antes executado do lado direito.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 07/11/2018 por Mauro Assi

FUNDAÇÃO MARCA NOVA APRESENTAÇÃO DA PEÇA SOBRE PADRE ALBINO

              A Fundação Padre Albino marcou nova apresentação da peça "Padre Albino: legado para uma cidade” para o dia 22 de novembro, às 20h00, no Colégio Ressurreição, em Catanduva. A estreia da peça, em maio, lotou o ginásio de esportes do SESC Catanduva e emocionou a plateia.              A peça narra, de forma poética e delicada, a trajetória de Padre Albino desde Portugal até sua chegada em Catanduva, onde edificou suas obras e deixou sua marca de realizações e ações de bondade. Através de uma viagem no tempo, Monsenhor Albino relembra sua mocidade, a missão religiosa, a luta pelos pobres e sofredores, em momentos de emoção e profundidade.             A montagem é da Cia da Casa Amarela, tem dramaturgia e direção de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues e foi baseada no livro “Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva – Apóstolo da Caridade”, de Monsenhor Victor Rodrigues de Assis e Pe. Synval Januário (apêndice).             O Colégio Ressurreição fica na Rua Vitória, 414. O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser adquirido nos Departamentos da Fundação Padre Albino, Banca do Rossi, na Praça da República, e Janja Modas, defronte a Catedral. Toda a renda será revertida para o Hospital de Câncer de Catanduva.        
Fundação Padre Albino
Publicado em 07/11/2018 por Mauro Assi

ADMINISTRAÇÃO PROMOVE PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO À CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 29 de outubro, às 21h, foi realizado, no Câmpus São Francisco, pelo curso de Administração da UNIFIPA, o projeto de extensão "A arte como estímulo à reflexão sobre os direitos humanos e cidadania”, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate interdisciplinar sobre questões ligadas à defesa dos direitos humanos, com ênfase nas questões étnicas raciais do país, além do exercício da cidadania. O evento, coordenado pela Profª Maria Tereza de França Roland, teve a participação de alunos do 1º ano da graduação e a presença de mais de 55 pessoas. Inicialmente foi realizada atividade de sensibilização, com a projeção do vídeo Doll Test – Os efeitos do racismo em crianças. Em seguida, proposta a leitura da crônica O Racismo, de Luís Fernando Veríssimo, e, por fim, os alunos se reuniram em grupos para debater os textos e posicionar-se em relação às provocações suscitadas pelo vídeo e pela crônica. A programação contou com quatro eventos que englobaram leituras preparatórias e a seleção de uma obra artística (cinema, pintura, música, literatura, teatro etc.) instigadora para motivar o debate e estimular a reflexão acerca dos conceitos de etnia, raça e racismo, assim como as raízes históricas e as características específicas do racismo e de atitudes discriminatórias presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Além de fazer parte do projeto de extensão, o evento marcou o início das comemorações do mês da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, e tem por objetivo promover a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros no País. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares.      
Administração
Publicado em 07/11/2018 por Mauro Assi

EGRESSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE REENCONTRAM NA UNIFIPA

           No dia 27 de outubro, o curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA reuniu ex-alunos em seu II Encontro de Egressos, na Sala de Ginástica, Danças e Lutas do Câmpus Sede.             O encontro, aberto pelo coordenador do curso, Prof. Me. Igor Augusto Braz, foi dirigido pelos professores Cássio Gonçalves e Carlos Alexandre Mendes. Os participantes receberam certificado e um software de avaliação física.  
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 06/11/2018 por Mauro Assi

DOCENTE DE ENFERMAGEM QUALIFICA TESE DE DOUTORADO

No último dia 31 de outubro, a docente do curso de Enfermagem da UNIFIPA Profª Ma Maristela Aparecida Magri realizou, na UNESP de Botucatu, exame de qualificação de sua tese de doutorado intitulada "Riscos biológicos durante a graduação de Enfermagem: prevenção, controle e conduta pós-acidente". Sob orientação da Profª Drª Regina Popim e coorientação da Profª Drª Denise Zornoff, ambas da Universidade Júlio Mesquita Filho/UNESP Botucatu, a tese foi submetida à banca examinadora formada pela Profª Drª Luciana Maria Lunardi Campos, da UNESP de Botucatu, e Profª Drª Maria Cláudia Parro, da UNIFIPA. O que é tese de doutorado? A tese de doutorado pode ser considerada o tipo mais efetivo de conhecimento acadêmico e consistente de trabalho científico monográfico. Nela é abordado um único tema, que exige pesquisa da área científica em que se situa a graduação, com instrumentos metodológicos específicos.  Foto: Profª Drª Luciana Maria Lunardi Campos;  Profª Drª Denise Zornoff; Profª Mª Maristela Aparecida Magri; Profª Drª Regina Popim e Profª Drª Maria Cláudia Parro.  
Enfermagem
Publicado em 06/11/2018 por Mauro Assi

EGRESSAS DE BIOMEDICINA APRESENTAM TRABALHO EM CONGRESSO REGIONAL

No dia 17 de outubro, em São José do Rio Preto, foi apresentado durante o XV CAIC – Congresso Anual de Iniciação Científica FAMERP / FUNFARME, o trabalho de conclusão do curso de Biomedicina (TCC) de alunas da UNIFIPA, sob a orientação Profª. Dra. Nilce Barril. O evento reuniu centenas de profissionais e estudantes das áreas biológicas e de saúde, com a divulgação de pesquisas feitas em faculdades, debates e discussões relevantes. Com o título “Valores De Referência Bioquímicos De Ratos Da Linhagem Wistar Provenientes De Biotério Do Interior Paulista”, o trabalho realizado pelas Biomédicas egressas da UNIFIPA, Nuala Storino, Izabella Rodolfo Severino e Tissiane Eid B. Ashino teve por objetivo determinar o perfil bioquímico de ratos de um viveiro, em que se conservam animais em condições adequadas à utilização em experimentos científicos ou produção de vacinas e soros do interior paulista. Os estudantes e professores do curso de Biomedicina da instituição vêm se destacando com as inúmeras pesquisas em diversos segmentos da área de atuação. “A apresentação do trabalho perante todos os congressistas foi extremamente gratificante, pois consolidamos o resultado de nossa pesquisa depois de muito estudo e meses de dedicação”, comemora Profª Nilce.    
Biomedicina
Publicado em 06/11/2018 por Mauro Assi

PESQUISA DESVENDA O LADO “OCULTO” DE DIETAS RESTRITIVAS EMAGRECEDORAS

Durante seis meses, alunos do curso de Medicina da UNIFIPA, sob coordenação da Profª Drª Nilce Barril, realizaram pesquisa e avaliações sobre dietas hiperproteicas. Utilizadas como uma das principais estratégias para perda de peso e controle da obesidade, as dietas restritivas têm provocado controvérsia quanto sua efetividade e impactos para o corpo humano. A pesquisa concluiu pela ineficiência dos métodos emagrecedores restritivos quando encerradas as dietas. Os testes de eficiência, ganho ponderal e perfil bioquímico foram desenvolvidos em laboratório por meio de 20 ratos machos do tipo Wistar, utilizados em pesquisas científicas e experimentais. Os roedores foram separados em “grupo controle” com dieta convencional constituída por ração comercial, e “grupo tratado” com dieta hiperproteica formada por soja texturizada durante 15 semanas em sua primeira fase. Posteriormente, na segunda fase, pós tratamento com soja do “grupo tratado”, os animais receberam a mesma dieta convencional do “grupo controle”, durante outras 15 semanas. Os resultados parciais mostraram ganho de peso significativamente menor no grupo de ratos com dieta restritiva, quando comparado à dieta convencional na primeira fase do experimento. Entretanto, na segunda fase, as diferenças observadas entre os dois grupos não foram significativas. Ou seja, embora a dieta hiperproteica utilizada no presente estudo tenha resultado em menor ganho de peso, o retorno à dieta normal não resultou na manutenção de peso corporal reduzido, criando assim o temido “efeito sanfona”. Segundo a Profª Drª Nilce Barril, as dietas hipoglucídica, hiperlipídica e hiperproteica muito difundidas atualmente no mundo são, sem dúvida, famosas pelo rápido emagrecimento. No entanto, os resultados obtidos pela pesquisa apontaram para perda e manutenção de peso provisória e passageira. “O uso de dieta restritiva leva à perda de peso corporal temporária, pois o retorno à dieta normocalórica (convencional) faz com que o organismo volte a ganhar peso”, salienta a professora. A pesquisa foi executada entre maio e setembro de 2017 pelos alunos do curso de Medicina Rodolfo Barban, Isabela Gerbasi, Natália Sasakino, João Pedro B. Quintino dos Santos, Letícia Alves Amim e Bianca Luiza Katsuda De Luca. Todo o trabalho científico contou com definição de metodologia, cronograma de execução, elaboração e submissão do projeto para aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNIFIPA. OBESIDADE A obesidade no Brasil se tronou uma realidade efetiva. Essa condição atinge 18,9% dos brasileiros; já o sobrepeso está presente em mais da metade da população (54%). Os dados fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgadas em junho deste ano pelo Ministério da Saúde.    
Medicina
Publicado em 05/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE ORIENTAÇÃO ALUSIVA AO NOVEMBRO AZUL

          Alunos da 1ª série do curso de Medicina da UNIFIPA, integrantes da IFMSA (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina), realizam no dia 08/11, das 7h00 às 11h00, orientações alusivas ao Novembro Azul, conscientizando colaboradores e pacientes dos Hospitais Emílio Carlos e Padre Albino sobre o câncer de próstata.             A ação é parceria da UNIFIPA, através da IFMSA, do Centro de Serviços Compartilhados, através do serviço de Medicina do Trabalho, do departamento de Recursos Humanos e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Fundação Padre Albino.  
Medicina
Publicado em 05/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2019 COM NOVOS CURSOS

            O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebe até 16 de novembro próximo inscrições para o seu vestibular agendado 2019 através do portal www.unifipa.com.br No ato da inscrição o candidato deve agendar a data, horário e local para a realização da prova, entre os dias 20 e 30 de novembro, no Câmpus Sede (Rua dos Estudantes, 225) ou no Câmpus São Francisco (Rua Seminário, 281).               A UNIFIPA oferece os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Agronomia, Farmácia e Pedagogia. Além do recém-criado curso de Agronomia, que está na sua primeira turma, há opção para os novos cursos de Ciências Contábeis e Farmácia.               A prova, de conhecimentos gerais e redação em língua portuguesa, terá 40 questões de múltipla escolha e será aplicada em laboratório de informática no câmpus escolhido pelo vestibulando, com duração de duas horas. Mais informações, inclusive sobre vagas e períodos disponíveis para cada curso, podem ser obtidas no edital que está no site www.unifipa.com.br   Fotos: Os candidatos podem optar pelos Câmpus Sede e São Francisco.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

PAS VENCE A PROVA DE OUTUBRO DA GINCANA

 O Padre Albino Saúde/PAS (Equipe Azul) venceu a terceira tarefa social mensal obrigatória da I Gincana Socioeducativa da Solidariedade promovida pela Fundação Padre Albino entre seus funcionários em comemoração aos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva. A penúltima tarefa obrigatória foi marcada pela excelente arrecadação de produtos e mantimentos solicitados e a quebra da invencibilidade da Equipe Branca (Hospital Padre Albino), reabrindo a disputa pela primeira posição na classificação geral. No total foram arrecadados cerca de 4.000 itens entre alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão utilizados pelos hospitais Padre Albino, Emílio Carlos e Recanto Monsenhor Albino. O resultado final da arrecadação foi: PAS - 882 itens - 5.848 pontos; UNIFIPA – 633 itens – 3.958 pontos; Hospital Emilio Carlos - 675 itens – 3.245 pontos; Hospital Padre Albino – 615,5 itens – 3.027,5 pontos; Recanto Monsenhor Albino - 543 itens – 2.969 pontos; Coordenadoria Geral – 286 itens – 1.891 pontos; AME Catanduva – 206 itens - 592 pontos; Colégio Catanduva - 163 itens - 439 pontos A última tarefa social mensal obrigatória da gincana neste mês de novembro continua sendo a arrecadação de mantimentos e produtos de higiene. O encerramento da gincana será no dia 15 de dezembro, às 9h00, no Complexo Esportivo do Câmpus Sede da UNIFIPA. Com a soma dos pontos conquistados pelas equipes nas provas finalizadas, a classificação geral é a seguinte: 1º - Hospital Padre Albino – 20.632,5 pontos 2º - Hospital Emílio Carlos – 14.130 pontos 3º - UNIFIPA – 13.463 pontos 4º - PAS – 11.863 pontos 5º - Coordenadoria Geral – 6.401 pontos         6º - Recanto Monsenhor Albino – 4.509 pontos 7º - Colégio Catanduva – 2.349 pontos             8º - AME Catanduva – 2.030,6 pontos
Fundação Padre Albino
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

I SIMPÓSIO DE EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS

              A Liga Acadêmica de Neuropsiquiatria do curso de Medicina da UNIFIPA, em parceria com o Laboratório Libbis, promove o I Simpósio de Emergências Neurológicas no dia 8 de novembro, às 19h30, no Anfiteatro Padre Albino. Os temas abordados serão “Cefaleia na emergência”, com a Profª Drª Eliana Meire Melhado, e “Hemorragia Subaracnoidea”, com o neurocirurgião Alexandre Haddad de Souza.               Na ocasião haverá exposição do livro “Dor de cabeça e enxaqueca: tudo o que você precisa saber”, autoria da neurologista Eliana Meire Melhado. Inscrições através do link: https://www.eventbrite.com.br/e/i-simposio-de-emergencias-neurologicas-tickets-51633334694  
Medicina
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

DIREITO PROMOVE PALESTRA COM O PROF. DR. ANTÔNIO CARLOS MARCATO

            Evento aberto ao público, que contou com a presença de professores, alunos e profissionais de renome do Direito, o curso de Direito da UNIFIPA promoveu no dia 19 de outubro a palestra “30 anos da Constituição Federal e Processo: Segurança jurídica x duração razoável” com o Prof. Dr. Antônio Carlos Marcato, no Câmpus São Francisco. O auditório ficou lotado.               Dr. Marcato é professor Honoris Causa da UNIFIPA, honraria recebida em 2017 quando foi homenageado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas De Bellis Mascaretti durante evento. Marcato possui graduação, mestrado, doutorado e Livre Docência pela Faculdade de Direito da USP. É professor Associado de Direito Processual Civil no Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da USP, nos cursos de graduação e pós-graduação. É membro do Conselho Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - CONJUR e Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem de São Paulo da mesma entidade. Também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto Ibero-americano de Direito Processual, da International Association of Law, da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Magistrados e da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP. Foi Promotor de Justiça e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo.      
Direito
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA SEDIA ATUALIZAÇÃO EM MASTOLOGIA PARA GINECOLOGISTAS

                 No dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, a Sociedade Brasileira de Mastologia promove, no Anfiteatro Padre Albino, o evento “Atualização em mastologia para o ginecologista e para a equipe de atenção primária”.            Com organização dos docentes do curso de Medicina da UNIFIPA, o mastologista Eduardo Malaquias Chagas e o ginecologista Alfeu Accorsi Neto, a atualização terá palestras sobre o anticoncepcional e o risco para o câncer de mama, tratamento dos sintomas climatéricos em pacientes com história de câncer de mama, obesidade e o câncer de mama, diagnóstico e o seguimento de lesões benignas e rastreamento mamográfico.             As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones (11) 3107-8166 e 95950-0014, com Célia, na Sociedade Brasileira de Mastologia/Regional de São Paulo. A atividade é integrante do Programa de Atualização e Aprimoramento em Mastologia do Estado de São Paulo (PRAAMESP).                    A programação está abaixo.      
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

No dia 31 de outubro, das 17h00 às 19h00, no Câmpus Sede, a Pró-Reitoria de Educação a Distância/PROEAD promoveu o 1º Seminário de Educação a Distância da UNIFIPA em parceria com o PROAC, quando foram discutidos os principais aspectos desta nova modalidade de ensino, suas características metodológicas e as implicações legislativas do MEC relacionadas ao EaD.  A abertura da programação foi feita pelo pró-reitor Acadêmico e de Graduação, Prof. Dr. Antonio Carlos de Araujo, que traçou detalhado panorama sobre a evolução das tecnologias de informação e comunicação com ênfase na aplicação inovadora no ensino superior. Além disso, enfatizou a grande expectativa da UNIFIPA no emprego dessas metodologias para todos os cursos da instituição. Também foram apresentados no Seminário relatos e experiência com relação à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle no curso de Medicina pelo Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga e preceptora médica especialista Izabela Dias Brugugnolli e no curso de Enfermagem pelo Prof. Me. João César Jacon. Além disso, tiveram destaques informações atuais sobre a legislação e indicadores do MEC relacionados ao Ensino a Distância e funcionalidades da plataforma Moodle. O evento teve a colaboração dos professores Ma. Márcia Helena Magati Antonioli; Prof. Me. João César Jacon e Prof. Me. José Claudinei Cordeiro, com patrocínio da UNIFIPA e Padre Albino Saúde – PAS.        
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 01/11/2018 por Mauro Assi

CONCURSO DE DESENHO SOBRE PADRE ALBINO TEM 12 FINALISTAS

Doze desenhos de crianças de 03 a 06 anos de idade matriculadas em escolas do município foram selecionados para a final do 1º Concurso de Desenho Infantil promovido pela Fundação Padre Albino. Com o tema “A importância de Padre Albino para minha cidade e minha família”, o concurso, que faz parte da programação do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva, teve o objetivo de incentivar os alunos a refletirem sobre a importância da atuação do Monsenhor Albino para Catanduva. Os desenhos selecionados são de Sarha G. Magalhães Sanches, 4 anos, da EMEI Profª Idette de L. Frias Couto; Samara Moreira Rodrigues, 5 anos, Emilly dos Santos Simiel, 5 anos, e Thayller Felipe Andreotti dos Santos, 6 anos, da EMEI Prof. Mário Antonio Bizari; Pedro Henrique Bernabeu, 4 anos, e Naara Manoela Sorgi da Silva, 4 anos, da EMEI Ângelo Carana; Luiz Gustavo Tezouro, 3 anos, da EMEI Prof. Virgílio de Arruda Mendes; Júlia Correa Alves, 3 anos, da EMEI Cênica Bochi; Isadora Fernandes, 3 anos, da EMEI Profª Marisa Ap. Vera Dervelan; Maria Paula de Q. Silva, 4 anos, da EMEI Profª Maria José B. Fedeli; Emilly G. Almerinda Gomes, 6 anos, da EMEI Prof. Carlos Alberto Spina, e Alice Lio Muller, 5 anos, da EMEI Profª Maria Ap. de C. Azarite. O júri foi composto pela coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFIPA, Profª Drª Silene Fontana, e professoras Zélia de Oliveira Pantaleão, Dirce Ap. Gimeniz e Márcia Magatti e pelo jornalista Mauro Tadeu Assi, coordenador da Comissão do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva. No total, 1.463 desenhos, desenvolvidos em sala de aula pelos alunos, sendo 367 do Maternal, 474 do Jardim l e 622 do Jardim II, foram analisados. Os doze desenhos finalistas ficarão disponíveis no site dos 100 anos – www.fundacaopadrealbino.org.br/100anos de 01 a 10 de novembro para votação do público. O resultado final será divulgado no dia 13 de novembro. Os três desenhos mais votados através do site ganharão como prêmio um tablet cada.
Fundação Padre Albino100 Anos Padre Albino
Publicado em 31/10/2018 por Mauro Assi

CÂNCER DE MAMA NA TERCEIRA IDADE

         O projeto de extensão “Terceira Idade” do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA recebeu o mastologista Dr. Eduardo Rogério Malaquias Chagas, que orientou as participantes sobre prevenção e os cuidados relacionados ao câncer de mama, reforçando que idosos também podem desenvolver a doença e por isso devem realizar o autoexame e a mamografia para diagnóstico precoce.               O projeto da Terceira Idade é coordenado pela Prof. Me. Luciana Cione Basto. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria Acadêmica da UNIFIPA ou a secretaria do curso de Educação Física Licenciatura no Câmpus Sede da UNIFIPA, na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema. Informações 0800-772-5393.      
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 31/10/2018 por Mauro Assi

NÃO IMPORTA A COR. IMPORTA O TOQUE!

            Com o objetivo de ressaltar a importância do cuidado na prevenção dos cânceres de mama e próstata, a Fundação Padre Albino, através da UNIFIPA e dos hospitais Padre Albino, Emílio Carlos e HCC, em parceria com a Prefeitura de Catanduva, plano PAS e Ong Sempre Viva, promoveu, no sábado, 27 de outubro, na Praça da Matriz, o evento de conscientização “Não importa a cor. Importa o toque.”, alusivo às comemorações do Outubro Rosa e Novembro Azul.             Com a participação de colaboradores e dos médicos Bruno Sabino, ginecologista e mastologista, Ugo Vicente, cirurgião oncologista, e Paulo Togni, responsável pelo Centro de Diagnóstico por Imagem do HPA, o evento contou com orientações de prevenção dos cânceres de mama e próstata, exames gratuitos, demonstração de autoexame por meio de material educativo, distribuição gratuita de mimos, exposição de próteses, apresentação dos grupos da Academia da Saúde, corte de cabelo gratuito para doações ao HCC, designe de sobrancelha, demonstração da evolução de cânceres de mama e próstata através de exames de imagem e sorteio de exame para detecção precoce do câncer de próstata.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 30/10/2018 por Mauro Assi

TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARTICIPAM DO JUCA

              Após 10 anos, o curso de Educação Física Bacharelado da UNIFIPA realizou, no dia 27 de outubro, no Complexo Esportivo do Câmpus Sede, o JUCA (Jogos Universitários de Catanduva) com a participação de três instituições de ensino superior da cidade: Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Faculdade de Tecnologia (FATEC), que disputaram as modalidades de futsal e voleibol.             Na classificação geral, a UNIFIPA - Câmpus Sede ficou em 1º lugar, com 18 pontos, seguida do Instituto Federal, com 12 pontos; FATEC, com 10 pontos, e UNIFIPA – Câmpus São Francisco, com 6 pontos. No futsal a  classificação foi a seguinte: campeã, FATEC; vice-campeã UNIFIPA – Câmpus Sede, 3ª UNIFIPA - Câmpus São Francisco e em 4º o Instituto Federal. Já no Voleibol, a campeã foi a UNIFIPA – Câmpus Sede e o Instituto Federal foi o vice-campeão.
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 29/10/2018 por Mauro Assi

ALUNOS SÃO ORIENTADOS SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

             Os alunos do 4º ano de Biomedicina da UNIFIPA receberam treinamento sobre recrutamento e seleção no dia 8 de outubro, com orientações sobre como se portar diante de processo seletivo, de entrevistas de trabalho, além da elaboração de currículo para os profissionais da área.               O treinamento foi ministrado pela analista de desenvolvimento humano Laura de Lima Crosarial, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, graduada em Administração de Empresas e atualmente cursando Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.               A atividade é coordenada pela Prof. Esp. Adriana Pagan Tonon, psicóloga do NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) da UNIFIPA.  
Biomedicina
Publicado em 26/10/2018 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA DE CIRCUITO DO HEC

          Os alunos do 2º e 3º anos dos cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado da UNIFIPA participaram do Circuito de sensibilização para o envelhecimento do Hospital Emílio Carlos (HEC) no dia 25 de outubro, no período noturno, atividade das disciplinas “Atividade física para a terceira idade” e “Educação Física para pessoas com deficiência”.               Os alunos vivenciaram as estações Dificuldades de locomoção e equilíbrio; Dificuldades de audição e visão; Diminuição de olfato e paladar; Perda de autonomia e na última Estação reflexão sobre o envelhecimento e a importância do cuidado humanizado ao idoso. O objetivo do circuito é sensibilizar acerca das limitações decorrentes do processo de envelhecimento e assim promover uma nova cultura de cuidados com a pessoa idosa.               A atividade foi coordenada pela psicóloga Michele Menezes do NEP (Núcleo de Educação Perman​ente) da Fundação Padre Albino e pelas enfermeiras do Hospital Emílio Carlos Audrey Caroline Arem e Letícia Garisto, com participação da docente dos cursos Luciana Cione Basto.               O HEC conquistou recentemente o selo inicial "Hospital Amigo do Idoso". O selo é a primeira estrela de excelência e o hospital está caminhando para alcançar o Selo Intermediário. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza e preserva a autonomia e independência dos idosos.  
Educação Física - BachareladoEducação Física - Licenciatura
Publicado em 26/10/2018 por Mauro Assi

CLÍNICA REÚNE CRIANÇAS PARA AULA PRÁTICA

               No dia 20 de outubro, o curso de Educação Física Licenciatura promoveu Clínica de Mini Atletismo no Câmpus Sede da UNIFIPA e na sede da Coordenadoria de Inclusão Social de Catanduva. O curso teórico-prático contou com a participação de 35 crianças que desenvolveram as atividades junto aos participantes da Clínica.               Ministrado pelo Prof. Me. Fernando Varoto foram abordadas as provas de revezamento de velocidade e barreiras, salto em agachamento para frente, corrida em escada, saltos cruzados, lançamento do dardo, lançamento ajoelhado, corrida de velocidade, barreiras e stalom, salto em distância com vara, lançamento rotacional, lançamento para trás e fórmula 1.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

A UNIFIPA realizou no dia 18 de outubro o seu I Seminário de Extensão no Câmpus Sede. O encontro, que reuniu professores e alunos envolvidos em trabalhos de extensão, foi coordenado pelo pró-reitor de extensão e assuntos comunitários Prof. Dr. Luís Antonio Rossi. Foram expostas as atividades de extensão dos cursos em andamento e a perspectiva para 2019. O acesso ao calendário de extensão deve ser feito através do link http://www.unifipa.com.br/site/pro-reitorias/proex A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários é responsável pela gestão da política e das ações extensionistas da UNIFIPA, bem como do relacionamento com a comunidade. Tem como objetivos desenvolver ações que atendam às necessidades socioeconômico-culturais da comunidade da região de abrangência da UNIFIPA no âmbito da extensão e da ação comunitária; integrar o Centro Universitário e a comunidade por meio de programas, projetos, eventos, atendimento ao estudante e educação continuada, oportunizando a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentado; Ação Social - Elaborar e executar projetos institucionais que incentivem a prática da ação social por parte das comunidades acadêmica e externa, despertando os sentimentos de solidariedade e cidadania.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEBE VISITA DE ESCOLA

            A EE Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, de Catanduva, visitou o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA no dia 18 de outubro último. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio conheceram os laboratórios, Biotério, complexo esportivo, Museu de Patologia, biblioteca, salas de aula e toda a estrutura oferecida para os cursos de graduação.               O projeto de visitação é coordenado pelo curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA e a visita foi guiada pelo Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves.  
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE CURSO SOBRE JOGOS COLETIVOS

                A UNIFIPA, através de seu Núcleo de Extensão e do curso de Educação Física Licenciatura, promove no dia 10 de novembro, das 9h00 às 13h00, no Câmpus Sede, o curso “Desenvolvendo o ensino dos jogos coletivos de quadra através dos jogos pré-desportivos”, ministrado pelo Prof. Marcus Vinicius Seixas.               Dirigido para professores e estudantes de educação física e profissionais interessados, o curso abrangerá a fundamentação dos jogos pré-desportivos, princípios dos jogos coletivos de quadra e atividades relacionadas aos esportes de quadra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Acadêmica e pelos telefones 3311-3373, com Luciano, e 3311-3374, com Thais, até o dia 8 de novembro.    
Educação Física - Licenciatura
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

EDUCAÇÃO FÍSICA PROMOVE 1º CAMPEONATO DE ORIENTAÇÃO

           No dia 11 de novembro, a partir das 9 horas, no Câmpus Sede do Centro Universitário Padre Albino, será realizado o 1º Campeonato de Orientação UNIFIPA, coordenado pelo curso de Educação Física Bacharelado para as categorias N1 (de 10 a 17 anos), N2 (de 18 a 25 anos), N3 (de 25 a 35 anos) e N4 (acima de 35 anos) para feminino e masculino.               A orientação é um desporto no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores devem visitar uma série de pontos de controle marcados, no menor tempo possível, auxiliados apenas por um mapa e uma bússola. O percurso, definido pela localização dos controles, não é revelado antes da partida.               As inscrições podem ser feitas pelo link a seguir e para participar a entrada é um quilo de alimento não perecível (exceto sal).  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1N3YnfRdoMa9a0crs4vyv_QFMa7qTRGQCM3vicyy8LSGyjg/viewform?c=0&w=1      
Educação Física - Bacharelado
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA REALIZA ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO DE LIVRO

Nesta sexta-feira (26), às 9h00, no Câmpus Sede da UNIFIPA, será realizada reunião do núcleo de organização do livro “Úlceras” em parceria com a UNIARA e UNESP de Araraquara. Pela primeira vez em conjunto, os docentes de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino, Prof. Me. João César Jacon, Profª Drª Maria Cláudia Parro, e a Enfermeira Elisabete Banhos, da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Padre Albino, participarão como membros colaboradores do livro. A obra trará ao público pesquisas e informações atualizadas sobre lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, com previsão de lançamento para meados de 2019. Os docentes e a enfermeira contribuirão significativamente com suas expertises em capítulo dedicado a queimaduras, abordando o tema de forma precisa e com ênfase nos resultados e conhecimentos adquiridos. O livro é encabeçado e coordenado pelo Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, que concluiu, simultaneamente, Bacharelado em Física/USP e Engenharia de Materiais/UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física no Massachusetts Institute of Technology - MIT em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto de Física de São Carlos. Publicou cerca de 700 artigos em periódicos especializados. Possui 29 capítulos de livros e sete livros publicados. Orientou mais de 100 teses entre mestrado e doutorado nas áreas de Física, Odontologia e Medicina. Recebeu diversos prêmios e homenagens. Atua na área de Física Atômica e Aplicações da Óptica nas Ciências da Saúde. Trabalha com átomos frios, Condensados de Bose-Einstein e ações fotodinâmicas em câncer e controle microbiológico. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e da National Academy of Sciences (USA). Coordena um Centro de Pesquisa, no qual ciências básicas e aplicadas convivem em harmonia. Realiza diversas atividades de inovação tecnológica e difusão de ciências.                              
Centro Universitário Padre AlbinoEnfermagem
Publicado em 25/10/2018 por Mauro Assi

CHUVA E LÁGRIMAS NO PLANTIO DE IPÊS NO ENTORNO DO HOSPITAL EMÍLIO CARLOS

A chuva desta manhã de 24 de outubro não atrapalhou a realização do projeto “Há cem anos plantando solidariedade”, que integra a programação do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva. Na verdade ela contrastou com as muitas lágrimas de emoção das pessoas que participaram do evento. Desenvolvido pelos cursos de Agronomia e Pedagogia da UNIFIPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto, baseado na obra “A árvore das lembranças”, de Britta Teckentrup, que eterniza a vida e memórias através de árvores, plantou 100 mudas de ipês no entorno do Hospital Emílio Carlos. A atividade começou com a recepção aos 27 alunos da EMEF Dr. Armando Prandi, na quadra de esportes do Complexo Esportivo Prof. Ivo Dall’Aglio, no Câmpus Sede da UNIFIPA, com brincadeiras recreativas, seguidas de lanche. Na sala de espelhos do complexo foi contada a história “A árvore das lembranças”, livro tema do projeto, encenada por alunos do curso de Pedagogia e narrada pela Profª Jéssica Maria dos Santos. O livro celebra a vida e ajuda no resgate das lembranças das pessoas amadas. Conta a história da raposa, que levava uma vida longa e feliz na floresta, mas quando se sentiu muito cansada entendeu que era hora de partir. Tristes, os animais da floresta reuniram-se em volta da amiga para relembrar os momentos felizes que viveram juntos. Porém, uma agradável surpresa aqueceu o coração de cada um deles e transformou a dor da saudade em alegres e floridas árvores de memórias. Após a apresentação, o presidente da Diretoria Administrativa da Fundação, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, emocionado, disse que Padre Albino plantou muitas árvores em Catanduva, representadas pelas instituições que ele criou e ajudou a criar. “Ele deixou vida através dessas instituições responsáveis pelo bem-estar da população, proporcionando saúde, educação, assistência e cultura”, disse Amarante. “Muitos frutos são colhidos das árvores que ele plantou”, finalizou, ressaltando a importância da participação das crianças no projeto, que passam a conhecer a obra de Padre Albino, assim como têm uma lição de preservação da natureza. Em seguida, as crianças plantaram algumas mudas de ipês em área próxima ao complexo e os convidados, de posse das mudas e placas com o nome das pessoas homenageadas, plantaram os ipês no entorno do Hospital Emílio Carlos. A maioria das mudas é de ipê amarelo.                 Stella Maniezzo, da revista Middia Magazine, cobriu o evento e plantou uma muda. “Foi uma manhã de muita emoção ao poder vivenciar um momento tão importante e sentir a grandiosidade de Deus em minha vida. Sou grata pela oportunidade de renascer! A homenagem foi para minha avó materna, Rita Corrêa Serpa, que em sua trajetória amava muito as flores e plantas e também tinha um imenso respeito e carinho pelo Padre Albino, que batizou seus filhos. Quero acompanhar de perto o crescimento deste ipê, que com certeza crescerá e irá florir como o amor e a gratidão pela vida”, disse ela.   “Estou duplamente feliz e emocionada por poder plantar um ipê no entorno do Hospital Emilio Carlos e ainda homenagear entes queridos, Guido Marega, meu pai, e Domingos Frigério, meu sogro”, disse a artista mosaicista Flávia Frigério, que está coordenando o projeto “100 anos de amor” na programação do centenário da chegada de Padre Albino. “Após o plantio, com as bênçãos de Padre Albino, veio uma chuvinha calma para coroar o evento”, comemorou.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 24/10/2018 por Mauro Assi

ENFERMAGEM REALIZA AÇÃO PREVENTIVA REFERENTE AO “OUTUBRO ROSA”

No dia 11 de outubro, o curso de Enfermagem da UNIFIPA, através de alunas do 4º ano, realizou ações educativas para prevenção do câncer de colo de útero e de mama dentro da programação do Outubro Rosa. As atividades, desenvolvidas a convite da Unidade de Saúde da Família do Jardim Alpino, atenderam dezenas de pessoas que passaram pelo local.   As alunas explicaram os fatores de risco, as formas de diagnóstico precoce (mamografia e coleta de Papanicolau), atitudes de prevenção, como vacina do HPV, realização do autoexame das mamas, prática de exercícios físicos e a amamentação, como medidas de redução de riscos da doença.   Segundo a Profª Aline Fiori dos Santos Feltrin, responsável pela ação, a educação em saúde realizada pela equipe tem grande potencial na sensibilização da população. “Aproximar a população da Unidade de Saúde para a realização de exames periódicos é fundamental no diagnóstico precoce e cura, inclusive do câncer de mama e colo do útero entre as mulheres”, ressalta ela.   .  
Enfermagem
Publicado em 23/10/2018 por Mauro Assi

ENFERMAGEM DESENVOLVE ATIVIDADE PELO SETEMBRO AMARELO

Durante a segunda semana de setembro, o curso de Enfermagem da UNIFIPA promoveu ações de conscientização contra o suicídio como parte da programação nacional do Setembro Amarelo. Desenvolvidas por alunos do 4º ano da graduação, as atividades se concentraram na Unidade de Saúde da Família do Jardim Alpino. A campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, visa promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população.   De acordo com a coordenadora das atividades e docente do curso de Enfermagem, Profª Aline Fiori dos Santos Feltrin, os casos de tentativa de suicídio têm aumentado a cada ano, principalmente entre jovens e adolescentes. “No Brasil é registrada uma morte por suicídio a cada 45 minutos. Por isso é um problema de Saúde Pública que deve ser abordado de maneira responsável”, disse.   Durante o evento, a população foi convidada a refletir sobre os mitos da tentativa de suicídio. Profª Aline informou que as alunas apresentaram afirmativas falsas sobre o suicídio aos participantes da ação: “As pessoas que ameaçam se matar não fazem isso; querem apenas chamar a atenção”. “Quem quer se matar não avisa”. “A pessoa que pensa em suicídio quer morrer”. “É mente vazia, falta de Deus”. “Conversar sobre o suicídio encoraja o suicídio”.   Para a professora, “conversar sobre o suicídio de maneira responsável sensibiliza toda a comunidade a perceber os sinais de sofrimento de seus familiares, amigos e conhecidos prevenindo, assim, o ato extremo”. Além dessas reflexões, os alunos apresentaram relatos de casos de superação ao suicídio.    
Enfermagem
Publicado em 23/10/2018 por Mauro Assi

ENFERMAGEM REALIZA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE INCLUSÃO

Alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizaram ação educativa sobre inclusão com ênfase na Política Nacional de Saúde à Pessoa com Deficiência, sob supervisão da Profª Aline Fiori dos Santos Feltrin, na Unidade de Saúde da Família do Jardim Alpino, em Catanduva.   Durante o evento que integrou a Semana de Inclusão à Pessoa com Deficiência foram discutidos conceitos fundamentais para a comunidade, como “Deficiência não é doença” e uso de termos corretos como “Pessoa com deficiência e não Deficiente”, “Pessoa em cadeira de rodas e não cadeirante”, entre outros que demonstram o preconceito. Além disso, os pacientes da Unidade de Saúde com deficiência relataram suas dificuldades e vivências do dia-a-dia, enriquecendo ainda mais a ação.   A Política Nacional de Saúde da Pessoa com deficiência tem como suas principais diretrizes: a promoção da qualidade de vida; prevenção de deficiências; atenção integral à saúde; melhoria dos mecanismos de informação; capacitação de recursos humanos, e a organização e funcionamento dos serviços de saúde para atender esta demanda crescente do país.          
Enfermagem
Publicado em 23/10/2018 por Mauro Assi

HEC APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSO DA UNIFIPA

Funcionários do Hospital Emílio Carlos apresentaram trabalho de pesquisa durante o II Congresso Regional de Ensino Superior Catanduva + 100 realizado de 17 a 21 de setembro pelo Centro Universitário Padre Albino. Apresentado pelo Farmacêutico Belmiro Morgado Júnior, duas temáticas foram abordadas: “Medicação Segura: da ponta da caneta à ponta da agulha” e “Prescrição Assertiva: teste de progresso”.  Respectivamente, os trabalhos foram produzidos por Ariane Ranzani Rigotti, coordenadora de enfermagem, Belmiro Morgado Junior, Farmacêutico, Marília Nogueira, enfermeira gerente de risco, e pelas enfermeiras Vanessa Morgado e Márcia Barbuio, integrantes do Comitê de Gerenciamento de Risco do Núcleo de Educação Permanente; o segundo trabalho foi desenvolvido pelo docente da UNIFIPA Prof. Me. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga e pelo Farmacêutico Belmiro Morgado. O trabalho “Da ponta da caneta à ponta da agulha” está disponível em http://prezi.com/tvpyqnwaoqsj/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
Fundação Padre AlbinoHospital Emílio CarlosCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 23/10/2018 por Marcelo Godoy

NEP DA FPA PROMOVE TREINAMENTO DE ATENDIMENTO

O NEP - Núcleo de Educação Permanente promoveu nos dias 21 e 24 de agosto e nos dias 3, 4, 25 e 27 de setembro o treinamento “Atendimento na área da saúde” para os colaboradores da Fundação Padre Albino objetivando a otimização do atendimento ao paciente, além do aprimoramento das relações internas, buscando uma equipe mais motivada, gerando confiança, satisfação e melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços prestados.  Na ocasião, os presentes participaram de oficina prática com o cabeleireiro Tonny Eros e com as cabeleireiras Juliana e Natália, do Instituto Embeleza, e Rita Lopes,  consultora Mary Kay, e o treinamento foi ministrado pela psicóloga do Núcleo de Educação Permanente, Michele Menezes.  “O conteúdo do treinamento foi apresentado de forma dinâmica e vivencial, com participação ativa dos presentes, por meio de dinâmica de grupo, teste para autoavaliação de atendimento ao cliente e oficina prática de penteados práticos e cuidados na apresentação pessoal”, contou Michele.  Participaram recepcionistas, porteiros e auxiliares administrativos do AME, HEC, HPA e PAS.
Fundação Padre AlbinoCentro Universitário Padre Albino
Publicado em 23/10/2018 por Marcelo Godoy

GINCANA DOS 100 ANOS: TODAS AS EQUIPES CUMPREM A TAREFA FATOS E FOTOS

            As sete equipes cumpriram a tarefa “Fatos e fotos” da 1ª Gincana da Solidariedade/100 anos. Elas deveriam fazer cinco fotos de monumentos, estátuas ou lugares referentes a fatos históricos ocorridos em Catanduva, preferencialmente com a interferência de Padre Albino, com dois participantes diferentes em cada uma. A postagem deveria ser feita no evento 1ª Gincana da Solidariedade/100 anos na página da Fundação no Facebook, especificando o nome da equipe e um pequeno texto contando o fato histórico. Todas as equipes ganharam 15 pontos.  Com a soma dos pontos conquistados pelas equipes nessa tarefa, a classificação atual da gincana é a seguinte: 1º - Hospital Padre Albino – 17.605 pontos 2º - Hospital Emílio Carlos – 10.885 pontos 3º - UNIFIPA – 9.505 pontos 4º - PAS – 6.015 pontos 5º - Coordenadoria Geral – 4.510 pontos 6º - Colégio Catanduva – 1.910 pontos            7º - Recanto Monsenhor Albino – 1.540 pontos 8º - AME Catanduva – 1.438,6 pontos             A tarefa social mensal obrigatória de outubro é arrecadação de mantimentos e produtos de higiene para os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos e Recanto Monsenhor Albino. Dia 31 de outubro próximo é o prazo final para entrega dos produtos arrecadados pelas equipes no Setor de Captação de Recursos, no Hospital Emílio Carlos, 2º andar, com Carlos ou Beatriz.
Fundação Padre Albino
Publicado em 23/10/2018 por Mauro Assi

MAIS DE 50 POR CENTO DA POPULAÇÃO TEM EXCESSO DE PESO

              A Liga de Endocrinologia e Diabetologia do curso de Medicina da UNIFIPA realizou no dia 18 de outubro, no saguão do Hospital Emílio Carlos, avaliações de peso e medidas alusivas ao Dia Mundial da Obesidade, comemorado no dia 11 do mesmo mês.             O presidente docente da Liga, Dr. Marino Cattalini, e alunos integrantes da Liga, avaliaram cerca de 40 pessoas, entre funcionários e pacientes. A mesma campanha foi realizada no sábado, dia 20, no Poupatempo, com 80 pessoas avaliadas.             Em 2016 foi registrado que mais de 50% da população tem excesso de peso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (ABESO) existe uma projeção de que no mundo “em 2025 pode haver cerca de 2,3 bilhões de adultos com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões”.   Hábitos             É preciso iniciar uma mudança hoje para viver mais e melhor e a ABESO destacou hábitos direcionados para as crianças: “fazer uma hora de atividade física de moderada a intensa todos os dias; consumir pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente; antes dos dois anos de idade não expor a criança a tevês, tabletes ou smartphones e após os dois anos o tempo máximo de tela não deve ultrapassar 2 horas/dia e o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não devem fazer parte da rotina alimentar”.
Medicina
Publicado em 22/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEBE SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

         O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, através da sua participação na 14ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, conquistou,  por mais um ano e pela oitava vez, o Selo Instituição Socialmente Responsável da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).               A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. A UNIFIPA participou da campanha com 103 atividades desenvolvidas ao longo de 2018 e que envolveram 222 professores, 3.250 alunos, 100 técnicos em 10.851 atendimentos, com a participação de 13.036 visitantes.               Em sua 14ª edição, cerca de 800 instituições de educação superior aderiram à Campanha da ABMES. A maior mobilização aconteceu de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, quando a UNIFIPA participou de forma intensiva das atividades da Semana Monsenhor Albino.                 De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFIPA, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, a instituição visa desenvolver ações que atendam às necessidades socioeconômico-culturais da comunidade no âmbito da extensão e da ação comunitária. De acordo com Rossi, o objetivo é “integrar o Centro Universitário à comunidade por meio de programas, eventos e ação social, elaborando projetos institucionais que incentivem a prática das ações por parte dos estudantes e professores, despertando assim, sentimentos de solidariedade e cidadania”.             Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas regiões do Brasil nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, beneficiando mais de 430 mil pessoas.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 22/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA HOMENAGEIA PROFESSORES COM CAFÉ ESPECIAL

            Para comemorar o Dia dos Professores, a UNIFIPA, através do NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), realizou café especial para todos os docentes do Centro Universitário Padre Albino no dia 16 de outubro, com entrega de mimo confeccionado especialmente para eles.               O café foi realizado em três horários diferentes nos Câmpus Sede e São Francisco para que todos pudessem participar. Ao todo 173 professores participaram da homenagem.    
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 18/10/2018 por Mauro Assi

100 ANOS DA CHEGADA DE PE. ALBINO: FUNDAÇÃO VAI PLANTAR 100 MUDAS DE IPÊS NO ENTORNO DO HOSPITAL EMÍLIO CARLOS

Neste dia 24 de outubro, a partir das 8h00, será desenvolvido o projeto “Há cem anos plantando solidariedade”, com o plantio de 100 mudas de ipês no entorno do Hospital Emílio Carlos e atividades para alunos de escolas municipais de Catanduva. A iniciativa integra a programação do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva e o projeto está baseado na obra “A árvore das lembranças”, de Britta Teckentrup, que eterniza a vida e memórias através de árvores. A recepção para os estudantes do Ensino Fundamental do município e suas respectivas professoras será na quadra de esportes do Complexo Esportivo Prof. Ivo Dall’ Aglio, no Câmpus Sede da UNIFIPA, com brincadeiras recreativas. Logo após será servido lanche e, às 9h30, todos serão orientados sobre a forma de plantio dos ipês e o local, além da contação de história “A árvore das lembranças”, livro tema do projeto. De acordo com a coordenadora do projeto, Profª Drª Silene Fontana, “nesse livro delicado e tocante, que celebra a vida e nos ajuda a resgatar as lembranças daqueles que amamos, a raposa levava uma vida longa e feliz na floresta, mas quando se sentiu muito cansada entendeu que era hora de partir. Tristes, os animais da floresta reuniram-se em volta da amiga para relembrar os momentos felizes que viveram juntos. Porém, uma agradável surpresa aqueceu o coração de cada um deles e transformou a dor da saudade em alegres e floridas árvores de memórias”. “Considerando que árvore é vida e que a obra de Padre Albino está viva, a Fundação Padre Albino promove esse projeto como uma representação das marcas que Padre Albino nos deixou. O plantio das cem mudas de ipê representa a perpetuação daquilo que amamos”, ressaltam Profª Silene Fontana e Mauro Assi, coordenador da comissão organizadora dos 100 anos. O início do plantio será às 10h00. A atividade é fruto da parceria entre os cursos de Pedagogia e Agronomia da UNIFIPA, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Padre Albino. Foto: As 100 mudas de ipês serão plantadas no entorno do Hospital Emílio Carlos.    
Fundação Padre Albino
Publicado em 17/10/2018 por Mauro Assi

COLÉGIO CATANDUVA INICIA PERÍODO DE MATRÍCULAS 2019 COM DESCONTO E NOVIDADE

O Colégio Catanduva iniciou o período de matrículas para a Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Técnico. Em 2019, uma das novidades é a abertura do 2º ano do Ensino Fundamental no período da tarde, antes ofertado apenas para o 1º ano.             O curso de nível Técnico em Enfermagem vem ganhando destaque pela rápida absorção dos formados pelo mercado de trabalho. A qualidade do curso pode ser medida, também, pela oportunidade dos seus alunos estagiarem nos hospitais-escolas Padre Albino e Emílio Carlos e em instituição de longa permanência, o Recanto Monsenhor Albino, além da continuidade da formação com as graduações na área da saúde, também oferecidas pela Fundação Padre Albino através da UNIFIPA. Outra novidade é que o Colégio Catanduva oferece desconto de 30% nas mensalidades para todos os níveis de ensino aos dependentes de até 18 anos de colaboradores da Fundação Padre Albino, “reforçando o compromisso com a qualidade de ensino e desenvolvimento sócio educacional familiar de toda a equipe da Fundação, preceitos básicos difundidos por Padre Albino”, disseram a diretora e a coordenadora pedagógica, Tânia Pimentel e Fabiana Checconi.  Foto: Colégio Catanduva: novidades para 2019 e desconto para filhos de funcionários da Fundação.  
Colégio Catanduva
Publicado em 17/10/2018 por Mauro Assi

EDITORA APROVA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE DOCENTES E EGRESSAS DO CURSO DE ENFERMAGEM

 A Editora Atena comunicou a aprovação e o aceite à publicação de artigos científicos de docentes e egressas do curso de Enfermagem da UNIFIPA que irão compor os capítulos do livro eletrônico "Fundamentos da Enfermagem", com divulgação programada para janeiro de 2019. O livro é produção não comercial especializada em publicações de relatórios pós doc, teses, dissertações, monografias, TCCs e artigos na área de enfermagem, tendo como missão a difusão do conhecimento. Dois artigos foram submetidos à análise criteriosa feita por membros do Conselho Editorial da Atena, de forma isenta, com o método de julgamento “pares-cegas”, também chamado revisão paritária ou arbitragem. Essa avaliação consiste na análise das obras por diversos especialistas do mesmo escalão, mantendo o anonimato do autor, evitando, assim, fraudes e julgamentos tendenciosos para autores ou corporações. O artigo "O processo de Enfermagem na Assistência à Síndrome de Ondine”, de autoria de Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso de Enfermagem; João César Jacon, docente do curso; Marcela Pereira de Sá, Enfermeira do Hospital Escola Emílio Carlos/egressa curso; Roberta Bistafa, Enfermeira do Hospital Escola Emílio Carlos/egressa do curso de Enfermagem, explorou o papel da Enfermagem na síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS), doença genética raríssima causada por uma mutação no gene PHOX2B localizado no cromossomo 4, que gera desordem no sistema nervoso central desativando o controle automático da respiração durante a fase REM do sono. Já o artigo “Tutorial para elaboração de diagnósticos de Enfermagem: uma proposta educacional virtual", autoria de João César Jacon e Maria Cláudia Parro, aborda o tutorial para elaboração de diagnósticos de enfermagem utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como ferramenta. “Os diagnósticos de enfermagem, como parte integrante deste processo, representam o julgamento clínico das condições de saúde dos pacientes contribuindo para a interação entre terminologia baseada em evidências da prática clínica e tomada de decisão”, explica a Profª Drª Maria Cláudia Parro. De acordo com ela, ainda, a pesquisa teve metodologia aplicada, de produção tecnológica, descritiva e exploratória, com seu desenvolvimento voltado para uma ferramenta facilitadora e complementar ao ensino do processo de enfermagem.            
Enfermagem
Publicado em 17/10/2018 por Mauro Assi

DOCENTE LANÇA LIVRO EM CONGRESSO DE NEUROLOGIA

No período de 11 a 14 deste mês de outubro foi realizado, em São Paulo, o XXVIII Congresso Brasileiro de Neurologia e o Congresso Pan-americano de Neurologia e Mundial de Neurologia Tropical, organizados em cooperação com o World Federation of Neurology. O evento é o maior desta área no Brasil, com ênfase na Neurologia atualizada e aprendizagem nas áreas das neurociências. No terceiro dia do evento (13), no stand da Academia Brasileira de Neurologia, foi lançado o livro "Dor de cabeça e enxaqueca: tudo o que você precisa saber!", autoria da neurologista catanduvense e docente do curso de Medicina da UNIFIPA Drª Eliana Meire Melhado. A obra ganhou destaque e notoriedade entre a classe médica brasileira com seu amplo e didático conteúdo ofertado. O livro aborda a dor de cabeça e enxaqueca desde sua origem histórica até assuntos mais complexos, como terapias futuras com as nuances de quadro clínico e epidemiologias. “O grande diferencial que vem conquistando o público em geral está em sua linguagem tranquila, mas científica, respondendo às dúvidas dos leitores”, disse Drª Eliana. De acordo com ela, ainda, com este formato o livro visa tirar as dúvidas das pessoas que têm ou não dor de cabeça e até mesmo dos estudantes e Residentes que precisam de uma consulta rápida a respeito do assunto. Durante o lançamento, Drª Eliana Melhado autografou os exemplares adquiridos pelos congressistas. “Fiquei muito feliz com o sucesso; filas para autógrafos e muitos flashs. Sempre esperei por esse momento e sempre tive a confiança do retorno – tornando o livro conhecido e atraindo o interesse das pessoas, não apenas da classe médica, mas de todos”, comemora ela.             Mais de 3.700 inscritos entre neurologistas, residentes e estudantes passaram pelos quatros dias do evento, que contou com oito salas de discussões e debates. Assuntos diversos como cefaleia, epilepsia, esclerose múltipla, AVC, neuromuscular, parkinson e demência foram tratados, além da apresentação de 1.500 trabalhos científicos, dentre os quais um de alunos da UNIFIPA, apresentado por Laura Alonso Matheus Montouro, sobre o Protocolo de estado de mal epilético nos hospitais da Fundação Padre Albino, desenvolvido por ela, João Carlos da Fonseca Riccardi e Marcela Luísa de Sousa Ervolino, todos do Internato.  
Medicina
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi

CONCURSO DE DESENHO RECEBE MAIS DE 1.400 INSCRIÇÕES

Terminou no último dia 10 de outubro o prazo de entrega dos desenhos concorrentes do 1º Concurso de Desenho Infantil promovido pela Fundação Padre Albino. Com o tema “A importância de Padre Albino para minha cidade e minha família”, mais de 1.400 desenhos foram inscritos no projeto, que visa incentivar os alunos a desenvolver reflexão sobre a importância da atuação do Monsenhor Albino para Catanduva. O concurso é voltado para alunos de 03 a 05 anos de idade matriculados em escolas do município. No total, 1.478 desenhos foram desenvolvidos em sala de aula pelos alunos, sendo 367 do Maternal, 474 do Jardim l e 622 do Jardim II, que serão analisados e julgados em duas etapas. Comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos irá avaliar os desenhos e eleger os finalistas. Na segunda etapa, os desenhos finalistas ficarão disponíveis no site dos 100 anos fundacaopadrealbino.org.br/100anos no período de 01 a 10 de novembro para votação do público. O resultado final será divulgado em dezembro. Os três desenhos mais votados através do site ganharão como prêmio um tablet cada. Fotos: O curso de Pedagogia desenvolveu a coletânea infantil "Padre Albino para crianças" para subsídio ao concurso.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi

ACE CATANDUVA INDICA A FUNDAÇÃO PADRE ALBINO PARA O PRÊMIO LIDE RIO PRETO

             A Associação Comercial e Empresarial/ACE Catanduva indicou a Fundação Padre Albino para o primeiro prêmio Lide Rio Preto na categoria “Melhor Empresa – Terceiro Setor” juntamente com o Instituto As Valquírias e o Lar São Francisco de Assis, de Jaci. O vencedor será divulgado no dia 22 de novembro próximo, no Villa Conte, em Rio Preto, com show de Preta Gil e sua banda. A votação irá até o dia 22 de outubro próximo através do site  http://lideriopreto.com.br/premiolide/ O votante deve indicar três opções por categoria.               De acordo com os empresários Leonardo Mei e Tatiane Alves, a ACE indicou a Fundação Padre Albino pela força que ela representa em Catanduva e região, empregando milhares de pessoas direta e indiretamente através da sua atuação nas áreas da saúde, educação e assistência social, assim como pelo arrojo e iniciativa da construção do Serviço de Radioterapia, que vai propiciar a instalação do Hospital de Câncer de Catanduva/HCC. Os jovens empresários consideraram outro fato importante para a indicação - a comemoração dos 100 anos da chegada de Padre Albino a Catanduva, cuja programação está sendo desenvolvida pela Fundação desde abril último.             A ACE também indicou: Melhor Empresa – Segmento Varejo: Casa dos Construtores e Iquegami Supermercados; Melhor Empresa – Segmento Agronegócio: Citrosuco; Usina Nardini e Usina Colombo; Melhor Empresa – Segmento Franchising: Move Edu; Bella Capri Pizzaria; Chiquinho Sorvetes e Karabet  - O Boticário; Melhor Empresa – Inovação: Infoeng, Totvs e Didactica; Melhor Empresa – Práticas Sustentáveis: Cocam; Personalidade do Ano: Neto Junqueira (finalista The Voice Kids), Alex Sandro Lobo Silva (jogador da Juventus/Itália e Seleção Brasileira) e Amaury Junior; Empreendedor Jovem do Ano: Leonardo Mei (Diário Painéis) e Amanda Oliveira (Instituto As Valquírias); Empresário do Ano: Rogério Gabriel.
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA PROMOVE 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

           O Centro Universitário Padre Albino promove no dia 31 de outubro, das 17h00 às 19h00, no Laboratório de Informática III do Câmpus Sede, o 1º Seminário de Educação a Distância da UNIFIPA. As inscrições seguem até o dia 26 de outubro através do e-mailfatima.ferreira@unifipa.com.br e pelo telefone 3311-3371.               O evento é voltado para os docentes do Centro Universitário e serão abordadas as funcionalidades do Moodle (teórico-prático). 58 vagas estão disponíveis.  
Centro Universitário Padre Albino
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi

UNIFIPA RECEBE EXPOSIÇÃO “A VIDA E OBRA DE PADRE ALBINO”

A exposição fotográfica itinerante “A vida e obra de Padre Albino” chegou à UNIFIPA – Centro Universitário Padre Albino, Câmpus Sede, localizado no Hospital Emílio Carlos. As fotos ficarão disponíveis para visitação até o final deste mês, na entrada principal, no subsolo. A mostra faz parte da programação comemorativa do centenário da chegada de Padre Albino a Catanduva e revela, através de fotos, a atuação caridosa, próspera e importante do sacerdote para o desenvolvimento social e econômico da cidade.   Organizada pelo Museu Padre Albino, a exposição está distribuída em sete painéis, frente e verso, e reúne 123 fotos desde a chegada de Padre Albino a Catanduva até seu falecimento, em 1973. A exposição foi aberta na Pinacoteca Municipal João Nasser e já passou pelo Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva, hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, Colégio Catanduva e PAS.  
Fundação Padre Albino
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi

UNIÃO E COOPERAÇÃO SÃO TEMÁTICAS DO GPS DA ALEGRIA

           O projeto de extensão GPS da Alegria do curso de Pedagogia da UNIFIPA desenvolveu, na primeira semana de outubro, seus aventais utilizados, abordando o trabalho e cooperação da história de João e Maria.               Após a confecção dos aventais, alunos do 2º e 3º anos e a responsável pelo projeto, Profª Esp. Dirce Gimenez, desenvolveram atividade na Pediatria do Hospital Padre Albino com contação de história, enaltecendo os laços de amizade entre as crianças e a percepção do espaço coletivo.    
Pedagogia
Publicado em 16/10/2018 por Mauro Assi
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA